Linha 1 – Comunicação midiática, processos e práticas sócioculturais
Estudo dos processos que se desenvolvem no âmbito do ecossistema midiático em suas dimensões estruturais e dos fluxos de produção, circulação e recepção, relacionados aos sistemas de informação e acesso ao conhecimento. As pesquisas recortam a realidade comunicacional e sociocultural decorrente das práticas desenvolvidas no contexto das mídias, abrangendo suas estéticas, linguagens, narrativas e evolução tecnológica.
Linha 2 - Comunicação institucional e mercadológica
Estudo dos processos e estratégias de comunicação institucional, publicitária e mercadológica nas organizações privadas e públicas. As pesquisas contemplam a gestão das competências de comunicação, de mídias e redes online, marcas, consumo responsável, imagem e reputação das organizações, bem como os aspectos de linguagem e discursos construídos a partir das interfaces entre comunicação institucional e mercado na perspectiva da sustentabilidade e da governança corporativa.
Linha 3 - Comunicação comunitária, territórios de cidadania e desenvolvimento social
Estudos teóricos e dos processos comunicacionais constituídos a partir das práticas desenvolvidas no âmbito comunitário, alternativo e contra hegemônico, além dos meios locais e regionais de comunicação. Enfatiza-se a comunicação em seus aspectos participativos, nas dinâmicas de educação informal, das culturas populares, das práticas religiosas, do direito à comunicação e à diversidade, das políticas públicas, do empoderamento social e do exercício da cidadania em territórios identitários voltados ao desenvolvimento comunitário e local.