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A conquista do grau de mestre em administração perfaz 24 meses de trabalho, exigindo-se 27 créditos em cursos e seminários, 12 para os cursos obrigatórios e 15 para os optativos, com 3 créditos para as 45h semestrais, constituídas em 15 encontros de 3 horas. Os seminários conferem 1,5 crédito pelos 5 encontros que ocorrem no semestre, além da participação em dois eventos da área, seja no âmbito da Instituição, ou fora dela. A comprovação é feita por certificado de participação.

A formação de mestres em Administração da Universidade Metodista de São Paulo enfoca o cuidado na elaboração teórica e a cuidadosa identificação dos percursos metodológicos para inserção no campo de pesquisa. Ainda que o conjunto das atividades acadêmicas contribua para tal enfoque, vale destacar o papel da disciplina de Pesquisa e Didática no Ensino de Administração (PDEA), que vai além do (fundamental) debate teórico sobre o papel da educação no desenvolvimento da sociedade, pois concentra suas atividades também na análise das diretrizes curriculares que vigoram no campo da Administração, além de discutir matrizes e projetos de curso das instituições de ensino. No campo da discussão metodológica, três disciplinas são oferecidas: Métodos Qualitativos Aplicados à Administração (MQAA), Análise Multivariada (AMV), Construção e Validação de Medidas Quantitativas (CVMQ). Especificamente em relação a bases de dados econômico-financeiros, tem-se a disciplina Econometria (ECO). Assim, procura-se oferecer aos mestrandos a possibilidade de vislumbrar os principais tipos de abordagem metodológica, bem como identificar diversas opções para coleta e análise de material empírico. No caso das disciplinas de teor quantitativo, as aulas são ministradas em laboratório de informática, com uso de softwares específicos para os temas. Entretanto, o destaque das quatro disciplinas não diminui a importância das demais na formação oferecida.

Disciplinas Obrigatórias

Pesquisa e Didática no Ensino da Administração

Linguagem de valores em conexão no interior de uma política de formação de profissionais para a qualidade social do ensino na área de Administração e no sistema nacional de educação. Pensamento clássico e contemporâneo, abordagens, rupturas no fazer educacional e na construção de conhecimento (mudanças e manutenções). A tensão e os posicionamentos. Os modos de pensar o conhecimento e sua presença nos currículos universitários.

Teoria das Organizações

Análise das organizações contemporâneas como o lócus da dominação na sociedade contemporânea e os papéis que assumem os indivíduos que desempenham uma dada ação em seu ambiente interno. Análise dessas organizações a partir de sua dinâmica de poder e autoridade e de sua esfera de ação, tomando como referência autores clássicos e contemporâneos que permitam a formação de um pensamento crítico da sociedade e das organizações como realidade inclusiva, inseridas em um ambiente que exige competição responsável aliada a desenvolvimento sustentável. Enfoca as Teorias Organizacionais (TO) que possibilitam a compreensão de suas estruturas e processo, bem como seus contextos sociais e históricos. Focaliza as diferentes possibilidades de análise organizacional por meio das noções de paradigma, metáfora ou temática relevantes. Busca valorizar as contribuições das ciências sociais e humanas para a formulação de teorias, tomando-se como objeto de estudo de dimensões das organizações tais como a economia organizacional, política organizacional, a ecologia organizacional, aspectos institucionais, aprendizagem e cognição, redes organizacionais, abordagem crítica e pós-moderna, o imaginário, os ritos, teorias emergentes.

Métodos Qualitativos Aplicados à Administração

Métodos Qualitativos Aplicados à Administração

Paradigmas na pesquisa qualitativa. Métodos de investigação qualitativa: estudo de caso, grounded theory, pesquisa-ação, etnografia, fenomenologia, análise do discurso e da narrativa, história oral. Validade e Confiabilidade na pesquisa qualitativa. Métodos de coleta e análise de material empírico: grupos focais, entrevista, técnicas de observação, análise e interpretação de dados na pesquisa qualitativa. A ética na Pesquisa qualitativa. Estrutura de um artigo científico de pesquisa qualitativa.

Construção e Validação de Medidas Quantitativas

Construção e Validação de Medidas Quantitativas

Dados quantitativos e níveis de medida; as bases conceituais, os passos metodológicos e as análises estatísticas de medidas. Tipos e Níveis de medida. O processo de construção e validação de medidas. Apresentação de Escalas: Gestão de Pessoas, Marketing, Tecnologia de Informação e Serviços. Simulação de técnicas de análise de escalas e interpretação de resultados.

Disciplinas optativas (ambas as linhas)

Análise Multivariada de Dados

Modelos multivariados atualmente mais empregados no ensino em administração: Análise de conglomerados (clusters). Regressão linear simples e múltipla. Análise de componentes principais. Análise fatorial. Modelos com resposta binária.

Estratégias e Organizações

Conceitos de Estratégia. Desempenho empresarial. Vantagem competitiva sustentável das organizações. Imperfeições e desequilíbrios de mercado. Ações organizacionais individuais e pressões de oferta e demanda. Economias de escala e escopo. Crescimento, rentabilidade e diversificação. A nova organização industrial. Escola do posicionamento, produtos homogêneos e diferenciação. Valor agregado e inovação. Capacidades Dinâmicas. Convergência entre Estratégia Empresarial e Estudos Organizacionais.

Estudos Organizacionais e Sociedade do Conhecimento

Visões e impressões sobre o conhecimento. Conhecimento, tempo, espaço e situação. Conhecimento e organização: mediações.Novos territórios do conhecimento e da organização. Do ciberespaço da cultura ao senso comum: modos de conhecer e organizar. Cultura e Educação como lugares do conhecimento e da organização. Ciência, Tecnologia e Ética como valores para o conhecimento e a organização.

Inovação: dimensões, conceitos e aspectos críticos

Estudo sobre a inovação e os aspectos que a impactam, em níveis macro – órgãos e políticas públicas – e micro – arranjos produtivos locais, empresas e instituições do Terceiro Setor. Análise das possibilidades de contribuição da pesquisa científica para a adoção da inovação como uma das capacidades estratégicas que norteiam as práticas dos diferentes tipos de organizações, com vistas ao desenvolvimento socioambiental. Abordagem crítica sobre as práticas inovadoras dissociadas de compromissos éticos, com seus respectivos impactos sobre as culturas e desigualdades socioeconômicas.

Inteligência Competitiva das Organizações

Análise das técnicas necessárias para a maximização do valor das informações para os acionistas proprietários (shareholders) e para a comunidade como um todo (stakeholders), além da possibilidade da obtenção de receitas adicionais com a otimização da inteligência competitiva das organizações, fazendo com que essas empresas possam competir em uma economia completamente digital-neural-pós-neural, em que o conhecimento humano é medido pelos talentos e competências essenciais, aliados à Teoria do Impacto.

Modelos de Decisão em Organizações

Modelos de Decisão em Organizações

Modelos Normativos: programação linear, programação inteira, programação multi-objetiva. Modelos multicritérios de análise de decisão: métodos de critério único de síntese e métodos outranking.

O Texto Acadêmico: Pesquisa e Publicação

Avaliação de textos científicos. Apresentação das formas e os critérios de avaliação de produções acadêmicas. Conduta ética na produção de textos científicos. Visão geral dos processos e técnicas de redação na produção de textos acadêmicos científicos. Análise dos tipos de escrita e conhecimento do texto acadêmico. Planejamento de redação e particularidades da norma padronizada de escrita. Apreensão das normas estabelecidas pelos padrões técnico-científicos adotados pela comunidade acadêmica. Plagiarismo e direitos autorais. Divulgação e visibilidade científica.

Disciplinas optativas (linha de pesquisa GEFO)

Econometria

Aplicação de técnicas econométricas, tanto na sua utilização (desenvolvimento de pesquisas),bem como na divulgação (publicação de artigos) e inserção na comunidade acadêmica (avaliação de trabalhos). Regressão Linear Múltipla. Regressão com variável dummy. Painel de Dados estático.

Economia da Informação

Economia da Informação

O cenário mundial da Sociedade da Informação. O processo de Globalização. Introdução dos conceitos fundamentais da economia da informação e dos incentivos e discutir os principais problemas que se manifestam na presença de informação assimétrica. Serão discutidos os princípios básicos do desenho de mecanismos, com ênfase na elaboração de esquemas individualmente racionais e compatíveis com os incentivos, de forma a induzir um resultado ótimo e/ou eficiente.

Finanças Corporativas

Introdução às finanças corporativas. Métodos de Avaliação de ativos. Modelos de Risco e retorno. Decisões estratégicas de financiamento. Teoria da Agência. Modelos de Risco e Retorno. Eficiência de Mercado. Decisões Estratégicas de Financiamento.

Gestão e Estratégia Financeira de Organizações

Gestão e Estratégia Financeira de Organizações

Introdução às finanças corporativas. Métodos de Avaliação de ativos. Modelos de Risco e retorno. Decisões estratégicas de investimento. Decisões financeiras estratégicas. Decisões financeiras táticas. Decisões financeiras operacionais.

Sistemas de Controle Gerencial e Avaliação de Desempenho

Sistemas de Controle Gerencial e Avaliação de Desempenho

Natureza dos Sistemas de Controle Gerencial. Paradigmas da Contabilidade Gerencial. Estratégia e Contabilidade Gerencial. Indicadores de Desempenho. Avaliação do Desempenho Empresarial. Remuneração de Executivos. Fatores de Sucesso Empresarial.

Sistemas de Informação e Controle

Sistemas de Informação e Controle

Sistema de informação e papel estratégico; Categorização de Sistemas de Informação e Sistemas de apoio à decisão. Natureza dos sistemas de controle e o ambiente. Modelos de Sistemas de Controles Internos; O papel da informação na tomada de decisão. Dilemas e desafios da utilização de sistemas pelas organizações. O processo de criação e destruição de valor para os diversos stakeholders. Controle de custos, receitas, despesas e resultados. Controle de gestão orçamentária e avaliação de desempenho. Governança corporativa; e relatórios para stakeholders.

Teoria Econômica e Organizações

Teoria Econômica e Organizações

Breve história do Pensamento Econômico clássico e moderno. Noções de Micro e Macroeconomia. Teoria dos Jogos. Teoria das Instituições. Economia e Direito.

Tópicos Especiais em Finanças: Modelos Multivariados

Tópicos Especiais em Finanças: Modelos Multivariados

Modelos multivariados atualmente mais empregados no ensino em Administração: Algoritmo hierárquico aglomerativo. K-médias. Regressão simples pelo método de mínimos quadrados. Métodos de extração de fatores: máxima verossimilhança e componentes principais. Rotação ortogonal de fatores.

Tópicos Especiais em Finanças: Organizações de Microcrédito

Tópicos Especiais em Finanças: Organizações de Microcrédito

O microcrédito como instrumento de alavancagem do desenvolvimento local, regional e nacional. Gestão dos sistemas de controle de uma organização de microcrédito. Metodologia do crédito solidário e ação dos agentes de crédito junto à população de baixa renda para incentivar os empreendimentos. Geração de emprego e renda. Captação e gestão de recursos financeiros.

Disciplinas optativas (linha de pesquisa GPO)

Carreira, Liderança e Competências

O mercado de trabalho contemporâneo está sofrendo mudanças relevantes nos últimos anos, devido à redução dos níveis hierárquicos, às novas formas de configuração das atividades de trabalho, à obsolescência de algumas profissões ou atividades e à emergência de novas, além das mudanças de valores das novas gerações frente a este mercado. Esta disciplina estuda e discute as novas configurações de carreiras, as mudanças nas competências e no perfil dos líderes atuais e do futuro, a sustentabilidade no contexto das carreiras e as competências mais demandadas do mercado de trabalho para as diversas carreiras e posições de liderança.

Comportamento Organizacional

Produção da subjetividade em diferentes atores sociais. As abordagens em Psicologia Institucional. Grupo, organizações e instituições. O entrelaçamento da micro e macro esfera na biografia existencial. Grau de resiliência e capacidade afetivo-relacional nas relações de trabalho. Subjetividade, compromisso social e gestão de pessoas.

Cultura, Comunicação e Organizações

Cultura, Comunicação e Organizações

Análise e interpretação das relações entre organizações e sociedade pela mediação simbólica e pelos processos midiáticos e de relações interpessoais. Construção de metodologia de trabalho para o campo da cultura e comunicação das organizações. Tendências e fundamentos contemporâneos dos estudos em cultura e comunicação, entendidas as organizações como públicas, privadas e de terceiro setor. Desenvolvimento da consciência dos fenômenos e valores comunicacionais e culturais na criação de textos científicos.

Gestão e Estratégia de Recursos Humanos

Gestão e Estratégia de Recursos Humanos

Evolução histórica da gestão de pessoas. Compreensão dos vários fatores históricos e contemporâneos que possibilitam criar estratégias de competitividade diferenciada tendo como principal recurso a gestão de pessoas na organização. Modelos estratégicos alinhados às estratégias organizacionais, como a gestão por competências, a gestão de pessoas nos processos de internacionalização, a conciliação de expectativas entre pessoas e organizações, a gestão do conhecimento e da inovação, a gestão da mudança e a cultura organizacional, o desenvolvimento pessoal e organizacional.

Humanização e Sustentabilidade da Gestão

Humanização da Gestão. Foco no cliente, ética e responsabilidade social. Qualidade nos processos, produtos e serviços. Visão mecanicista das organizações e desumanização da gestão. A humanização nos diversos enfoques de estudos organizacionais. Gestão do conflito, poder e autoridade nas organizações. Organizações organicistas (humanizadas) como diferencial competitivo. Sustentabilidade social, econômica, política, ecológica. Responsabilidade Social. Valores, Ética Profissional e Corporativa. Humanização, individualidade, subjetividade, criatividade e inovação. Desenvolvimento do potencial humano. O Poder nas Organizações. Autoridade, Conflitos e Interesses. Dor e sofrimento psíquico (dos gestores, executivos e colaboradores). Violência Institucional. Organizações Neuróticas. Grupos de risco e síndrome do burn-out.

Trabalho e Sociedade

A globalização e seus impactos no mundo do trabalho, bem como nos processos organizacionais, em especial na gestão de pessoas. A natureza e os propósitos das organizações. Modelos de Governança. Aspectos metodológicos do ensino e pesquisa sobre poder e cultura organizacional, bem como do diagnóstico, intervenção e gestão da mudança e do desenvolvimento organizacional. Questões do desenvolvimento social: desigualdade e exclusão; crescimento ou desenvolvimento; responsabilidade e sustentabilidade; políticas, estratégias e gestão social. Possibilidades e desafios das alianças estratégicas intersetoriais, a colaboração entre organizações. Fundamentos do empreendedorismo social. Gestão do Conhecimento implicações para a prática organizacional.

Tópicos Especiais em Gestão de Pessoas

Tópicos Especiais em Gestão de Pessoas

Tendências contemporâneas e sua influência sobre a gestão de pessoas, os indicadores em gestão de pessoas e as últimas pesquisas sobre o tema no Brasil e no mundo.

Seminários (ambas as linhas)

Seminários de Pesquisa

Discussão sobre saberes, métodos, técnicas e critérios envolvidos na proposição e execução de pesquisas convergentes com as linhas de pesquisa do Programa. Finanças. Gestão de Pessoas. Gestão Organizacional. Responsabilidade Social.

Seminário Formar ADM

Formação de docentes do ensino superior no campo da administração, cujos resultados serão a capacitação para atuar no enfrentamento dos desafios inerentes ao direito e à qualidade da e na educação brasileira, a saber: ensino-aprendizagem, postura ética, respeito socioambiental, expansão e democratização da educação, competência de gestão e rigor na pesquisa. Processo didático em seus eixos norteadores: ensinar-aprender-conhecer-pesquisar-avaliar-ensinar e questões sobre a centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. Análise crítica sobre o impacto das políticas de avaliação na organização do trabalho pedagógico, o estudo do enriquecimento curricular e a didática como mediação educativa para os atos de ensinar e pesquisar.

Seminário: Modelos de TI Aplicados à Gestão

Discussão e exposição sobre conceitos teóricos direcionados à proposição de pesquisas neste campo de investigação e associados com as linhas de pesquisa do Programa. Teorias de Aceitação de TI. Aplicação de modelos teóricos de TI. Desenhos de Pesquisa

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