Infância é tema de palestra em comemoração ao 100 anos do nascimento de Paulo Freire
Em comemoração ao centenário de nascimento de Paulo Freire, a Universidade Metodista de São Paulo promove série de palestras sobre o educador e filósofo, considerado o patrono da educação brasileira. No último dia 14, o diálogo foi com a professora Marta Regina Paulo da Silva, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. A palestra teve como tema "Paulo Freire e as infâncias: diálogos sobre educação com as crianças".
O encontro on-line iniciou com Elisabete Ferreira Esteves Campos, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Ela apresentou a palestrante e afirmou que o legado de Paulo Freire "proporciona esperança em meio ao momento desafiador que o Brasil se encontra". Contextualizando o tema do debate, prof. Elisabete reiterou o quanto as crianças são duramente atingidas em meio à crise.
Marta Paulo da Silva, da USCS, discorreu sobre algumas obras de Paulo Freire e seu olhar sobre o amor. "A obra dele é regada de amorosidade. Para ensinar é preciso querer bem dos educandos. O amor também é um risco; um ato de coragem e nunca de medo", declarou a convidada.
A palestrante disse ainda que o adulto não precisa voltar a ser criança, mas conectar-se com ela de alguma forma. "Muitas pessoas acabaram embotando a dimensão infantil. A infância tem a marca da autenticidade e a linguagem das perguntas. Precisamos acreditar na potência das crianças, pois elas têm coisas muito interessantes para nos ensinar", disse Marta.
Após a palestra, a educadora respondeu perguntas e debateu com participantes do encontro. Entre vários temas, discutiu-se os modelos atuais de ensino e como pode ser diferente. "É preciso pensar as crianças como cidadãos de hoje e amanhã. Precisamos dialogar com as crianças e escutá-las", afirmou a professora convidada.
Leia também: Emancipação pela educação é enfatizada nos 100 anos de Paulo Freire