Resultados - 6º Ciclo
Resultados da Autoavaliação 2018-2020
Durante o 6º ciclo autoavaliativo (2018-2020), a Universidade Metodista trabalhou diferentes processos autoavaliativos junto à comunidade acadêmica, envolvendo a participação de toda a comunidade acadêmica.
Os resultados dos processos avaliativos foram divulgados para toda a comunidade e podem ser acessados no Relatório de Autoavaliação Institucional Integral – 6º ciclo, disponível na Biblioteca Central da Universidade e neste site. A seguir, a CPA apresenta os resultados gerais da Graduação presencial e EaD, Lato Sensu presencial e EaD e Programas Stricto Sensu, que consideraram os 5 eixos avaliativos, propostos pelo INEP:
Graduação Presencial
Quando avaliado o Ensino dos cursos nos campi Planalto e Rudge Ramos, o ponto alto das respostas enalteceu a atuação do corpo docente, “Sem explicações. Professores excelentes e aulas com conteúdos muito bons também!”, “Excelentes professores, um curso muito completo e com uma boa grade horaria e de aulas”, outro aluno que estuda no campus Rudge Ramos enalteceu o Projeto Integrado PI “Gosto da integração com o mercado real que o PI gera”; outro aluno de Teologia ressaltou “As matérias, conteúdos e professores, são muito bons e com muita experiência”.
Em relação a infraestrutura dos campi, muito embora diversas indicações para melhorias tenham sida apresentadas, os alunos demonstraram grande satisfação. No Planalto ressaltamos o comentário de um aluno “Pessoal da limpeza e segurança são maravilhosos! No campus Rudge Ramos um aluno do curso de Jornalismo fez questão de mencionar qual o motivo por escolher a UMESP “A infraestrutura da Metodista é a melhor que eu já vi. Tive a certeza de que iria estudar Jornalismo lá depois que visitei os estúdios e a redação, me apaixonei”! Outro ponto relevante da infraestrutura enaltecido pelos alunos do curso de Teologia é a biblioteca “O primeiro ponto importante é o seu acervo. O espaço e sua utilização são harmoniosos. As pessoas que trabalham no setor são eficientes e sempre dispostas a auxiliarem os usuários em suas pesquisas de livros.”
Graduação EaD
Na modalidade EaD também foram apontadas algumas melhorias e forças a respeito da Educação a Distância, quando avaliaram o ensino alunos mencionaram (...) Temos uma qualidade de ensino muito importantes para conseguir atingir metas. Muito bem pensadas pelos professores e boas execução de ideias. As aulas são bem interativas, sempre transformando em um ponto de partida para novos aprendizados, a partir de novas metodologias, nos alunos podemos nos tornar um agente passivo do ensino de aprendizagem. Através dos vídeos nas aulas podemos sempre sanar as dúvidas e aprofundar os conceitos referente ao conteúdo interativo (...) “excelente! no meu caso achei o aprendizado muito organizado e de fácil compreensão, facilitando o entendimento do conteúdo por completo”, “ensino com excelentes professores que falam com propriedade sobre o assunto do modulo que facilita a aprendizagem com maior facilidade”
Quando avaliam a gestão dos cursos os alunos também demonstram satisfação “Aqui só gostaria de deixar registrado que eu sempre fui prontamente atendido pela coordenadora do meu curso em todas as vezes que precisei conversar, seja por e-mail ou mesmo telefone.”
Pós-graduação Lato Sensu Presencial/EaD
Quando avaliaram o ensino, ambas as modalidades Presencial e EaD relataram satisfação especialmente com a atuação docente, assim como na graduação presencial e EaD “Professores são capacitadas (...) muito bons”, “ensino de qualidade com exemplos que agrega a aula”. Além dos professores temáticos, na EaD alunos elogiaram a atuação dos professores auxiliares “Excelente. Além de simpática e prestativa, responde com agilidade e atenção”, quanto aos recursos técnicos os alunos mencionaram “Os recursos apresentados são de fácil entendimento, com senha e portal do aluno”.
A infraestrutura avaliada pelos alunos do lato sensu presencial, muito embora também tenham apresentado sugestões de algumas melhorias, ressaltaram satisfação com a UMESP “No Geral a Infraestrutura é ótima, o que a universidade fornece está bem de acordo, fora a localidade que é bem estratégica”.
Pós-graduação Stricto Sensu
Alunos do Stricto sensu deixaram suas percepções a respeito dos indicadores avaliados e quanto ao ensino salientamos alguns comentários “O ensino tem sido de grande valia para mim”, “Até aqui, todas as disciplinas que cursei e os seus respectivos professores estão dentro do esperado. As aulas são dinâmicas e participativas. Os professores conduzem muito bem as aulas, sendo solícitos quando necessário”, “(...) sou uma entusiasta da pós stricto sensu Metodista, pela estrutura do programa como um todo (docentes, secretaria e escritório de apoio à Pesquisa Capes), pelas aulas, debates, interação com professores e colegas, a dinâmica da própria Universidade e em especial do Programa stricto sensu”, “Há professores capacitados que partilham de sua vasta experiência para crescimento do programa e de seus alunos”.
Quanto ao atendimento “a alteração de local da central de atendimento foi benéfica, pois estando situado no centro do "campus" facilitou o deslocamento”, “na maioria das vezes somos atendidos de forma eficiente”. Quando avaliaram a Biblioteca, os alunos relataram que “A biblioteca é um ponto alto da infraestrutura do campus Rudge Ramos não apenas pelas instalações como também pelo acervo disponível”, “A biblioteca, ampla diversa, excelente acervo e computadores e salas adequadas”.