1º Período
Módulo 1 - Atividades complementares I (40 horas)
Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.
Módulo 2 - Comunicação integrada de marketing – um olhar em 360º (120 horas)
Ementa: Apresenta os conceitos de marketing, ambiente de marketing e marketing mix, demonstrando as suas relações com as ferramentas de comunicação. Visa, pois, a sua aplicação no alcance de objetivos estratégicos em campanhas 360 graus: propaganda off-line e on-line, promoções de vendas e de marca (bellow the line), merchandising, marketing direto, assessoria de imprensa e força de vendas. Oferece, neste âmbito, perspectivas gerais em relação ao processo de desenvolvimento de estratégias e táticas nas mensagens da comunicação integrada de marketing. Debate, ainda, as funções, os tipos de campanhas e os objetivos das peças a serem analisadas no Projeto Integrado do período.
Módulo 3 - Comunicação, mídias e narrativas (120 horas)
Ementa: Conceitua a redação, a argumentação e a linguagem. Discute de forma crítica os elementos ligados à leitura e à produção de textos por meio de narrativas midiáticas. Enfatiza, ainda, o uso da língua nacional para aprimorar os níveis de leitura e escrita dos alunos para assim torná-los mais críticos na observância dos diferentes gêneros textuais. Utiliza práticas de narrativas literárias para identificar de forma crítica os elementos da linguagem oral e escrita. Introduz também noções básicas de metodologia, com a apresentação da natureza da interrogação filosófica, sua identificação e especificidade frente a outros discursos, e da filosofia como atividade investigadora, crítica e criativa. Para isso, dá ênfase aos aspectos contemporâneos da ciência como articuladora do conhecimento.
Módulo 4 - Estudos das mídias - a difusão das mensagens (120 horas)
Ementa: Apresenta a história crítica das mídias no Brasil e no mundo e as características dos meios de comunicação de massa pelo conhecimento dos grupos de comunicação e da mídia como negócio. Além disso, discute o poder da mídia na sociedade da informação e as diversas estratégias de veiculação de conteúdos publicitários nos meios tradicionais, alternativos, massivos e segmentados de comunicação. Visa, pois, possibilitar uma reflexão e uma compreensão das relações sociais, culturais, políticas e econômicas entre a mídia, o cidadão e o mercado.
2º Período
Módulo 5 - Artes plásticas, fotografia e cinema (120 horas)
Ementa: Apresenta a história das artes plásticas, da fotografia e do cinema e sua interação com a história da publicidade, mostrando como o desenvolvimento tecnológico e das linguagens trouxe diferentes formas de expressão e possibilidades de mensagens. Demonstra as adaptações de recursos das artes plásticas, do cinema e de suas linguagens na persuasão de venda. No âmbito da fotografia, desenvolve o conhecimento das técnicas de registro, da operação de câmaras e acessórios tradicionais e digitais. Visa, ainda, demonstrar em laboratório a revelação, a ampliação, os princípios ópticos e químicos do processo fotográfico.
Módulo 6 - Atividades complementares II (40 horas)
Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.
Módulo 7 - Eletivas de formação cidadã I (40 horas)
Ementa: De responsabilidade do Núcleo de Formação Cidadã a disciplina deve: (a) dar conta do espírito universitário, ao articular as várias unidades de ensino da Universidade, evitando os isolamentos acadêmicos e científicos das faculdades; (b) manter o caráter universitário da reflexão em sua destinação crítica e questionadora; (c) trazer para discussão questões relativas à cidadania em sua dimensão filosófica e ética, principalmente, com vistas a assegurar a dimensão cidadã na formação acadêmica; (d) acentuar o espírito criativo no fazer e no pensar cujo benefício é uma percepção não fragmentada dos saberes e das práticas humanas. Sua composição varia a cada semestre letivo, considerando os temas da atualidade. Cada disciplina eletiva tem carga horária de 40h/a, seu cumprimento é obrigatório e podem ser escolhidas dentre as seguintes áreas: Atividades artístico-culturais, Ciência e sociedade, Comunicação e expressão, Expressão corporal, Religião e cultura, Seminários temáticos interdisciplinares, Práticas educativas.
Módulo 8 - Oficina de criação e informática na publicidade (160 horas)
Ementa: Contempla a criação de peças para responsabilidade social em mídia impressa e eletrônica, incentivando a utilização de ideias inovadoras na criação publicitária. Apresenta as ferramentas proporcionadas pela informática para o desenvolvimento do conteúdo publicitário, além dos sistemas operacionais e dos programas de editoração eletrônica, de tratamento de imagens e de ilustração.
Módulo 9 - Teorias e processos da comunicação (80 horas)
Ementa: Apresenta os conceitos básicos das teorias da comunicação e das principais escolas, suas presenças no campo das ciências sociais e a compreensão das interações, influências e reflexos na sociedade. Discute a ciência como formuladora de problemas, seu papel e sua contraposição ao conhecimento popular. Além disso, analisa os estudos de recepção e audiência, as perspectivas culturais e a apresentação dos pensadores da comunicação no Brasil e na América Latina.
3º Período
Módulo 10 - Atividades complementares III (40 horas)
Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.
Módulo 11 - Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado (120 horas)
Ementa: Apresenta os principais processos psicológicos que moldam o comportamento do consumidor, os fatores pessoais e sociogrupais, além da relação entre a personalidade e os diversos aspectos do consumo. Contempla a pesquisa em Comunicação Integrada compreendida em todo o processo, durante o qual se constrói a eficiência da mensagem publicitária. Discute, para isso, os tipos de metodologia e as abordagens da pesquisa mercadológica e desenvolve estudos teóricos e práticos.
Módulo 12 - Comunicação, arte e cultura (80 horas)
Ementa: Introduz os conceitos da estética e da arte, além das características da produção artístico-cultural do mundo ocidental no século XX, do moderno ao contemporâneo, com destaque para as vanguardas e o período pós-Segunda Guerra. Discute a arte, a cultura e os contextos sociais, políticos e ideológicos da sua produção. Apresenta, ainda, a arte como mercadoria, as formas de reprodução, o empreendimento coletivo e as questões de autoria.
Módulo 13 - Eletivas de formação cidadã II (40 horas)
Ementa: De responsabilidade do Núcleo de Formação Cidadã a disciplina deve: (a) dar conta do espírito universitário, ao articular as várias unidades de ensino da Universidade, evitando os isolamentos acadêmicos e científicos das faculdades; (b) manter o caráter universitário da reflexão em sua destinação crítica e questionadora; (c) trazer para discussão questões relativas à cidadania em sua dimensão filosófica e ética, principalmente, com vistas a assegurar a dimensão cidadã na formação acadêmica; (d) acentuar o espírito criativo no fazer e no pensar cujo benefício é uma percepção não fragmentada dos saberes e das práticas humanas. Sua composição varia a cada semestre letivo, considerando os temas da atualidade. Cada disciplina eletiva tem carga horária de 40h/a, seu cumprimento é obrigatório e podem ser escolhidas dentre as seguintes áreas: Atividades artístico-culturais, Ciência e sociedade, Comunicação e expressão, Expressão corporal, Religião e cultura, Seminários temáticos interdisciplinares, Práticas educativas.
Módulo 14 - Gestão, ética legislação e atendimento (120 horas)
Ementa: Apresenta o gerenciamento da agência de comunicação, os modelos de gestão e empreendedorismo. Contempla o atendimento publicitário, o fluxo de informações e a organização do trabalho, oferecendo técnicas de levantamento de briefing, de follow up e de apresentação. Discute ainda conceitos de ética, ética profissional, moral, legalidade, direito e responsabilidade social na publicidade.
4º Período
Módulo 15 - Atividades complementares IV (40 horas)
Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.
Módulo 16 - Comunicação, história e sociedade (120 horas)
Ementa: Apresenta o panorama histórico mundial do início do século XX, passando pelas duas guerras mundiais e pelo processo de bipolarização política e econômica do pós-guerra. Discute o papel da Europa e dos Estados Unidos no processo de integração econômica. Contempla, ainda, o fenômeno da globalização no terceiro mundo, em especial no Brasil e na América Latina, o surgimento do rádio e da televisão, os impactos desses veículos como formadores de opinião, o desenvolvimento dos meios de comunicação no Brasil e no mundo. Apresenta também a metodologia da pesquisa em comunicação e seus procedimentos na vida acadêmica.
Módulo 17 - Direção de arte, redação publicitária e produção gráfica (120 horas)
Ementa: Desenvolve a percepção visual por meio de exercícios de desenho manual e digital, aplicando conceitos estéticos do universo publicitário. Apresenta também a comunicação persuasiva e os aspectos retóricos no desenvolvimento da mensagem. Incentiva o entendimento do briefing de criação e o trabalho da dupla de criação no desenvolvimento de conceitos criativos. Contempla ainda a evolução dos sistemas de composição, finalização e impressão para diversos meios de comunicação digitais e de impressos, a linguagem postscript e os novos formatos de fechamento de arquivos.
Módulo 18 - Marketing especializado e publicidade on-line (120 horas)
Ementa: Estuda as características e dinâmicas de mercados específicos, com seus componentes e conceitos. Desenvolve o planejamento estratégico de comunicação: posicionamento, determinação da audiência-alvo, objetivos e estratégias. Contempla as novas formas das ferramentas on-line e das ações virtuais como elementos fundamentais para a execução de campanhas publicitárias.
5º Período
Módulo 19 - Atividades complementares V (40 horas)
Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.
Módulo 20 - Criação e produção para rádio, TV e WEB (160 horas)
Ementa: Desenvolve a criatividade publicitária na linguagem eletrônica. Analisa as suas peculiaridades com a introdução de conceitos e técnicas de comunicação, criação e produção. Apresenta as características da roteirização e da produção para rádio, televisão e internet.
Módulo 21 - Criação para o varejo (120 horas)
Ementa: Aborda os principais conceitos e técnicas de arte e redação publicitária, evidenciando sua aplicabilidade como instrumental básico na concepção, elaboração e adequação de peças para mídia impressa e eletrônica, em campanhas publicitárias de varejo. De acordo com a visão da dupla de criação (direção de arte e redação), orienta os alunos no desenvolvimento de campanhas publicitárias.
Módulo 22 - Planejamento estratégico informações de mercado (120 horas)
Ementa: Apresenta a elaboração do briefing, o desenvolvimento e a análise de dados de pesquisas, além da articulação estratégica das informações por meio de diagnóstico, determinação de objetivos, delineamento dos targets e posicionamento de marca em comunicação. Incentiva a elaboração e a apresentação dos planos estratégicos e táticos de propaganda, de promoção de marca e de assessoria de imprensa. Fornece aos alunos os subsídios teóricos, em consonância com um instrumental prático, que os tornarão aptos para a análise e a elaboração de um projeto de Comunicação Integrada de Marketing.
6º Período
Módulo 23 - Atividades complementares VI (40 horas)
Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.
Módulo 24 - Fotografia publicitária e tratamento de imagem (120 horas)
Ementa: Apresenta a fotografia como linguagem, as técnicas empregadas para a construção de argumentos de vendas e estímulo ao consumo. Desenvolve a prática da fotografia externa e em estúdio, além de aspectos da produção e da seleção de modelos, a fotografia de produtos, a direção de arte e o trabalho do fotógrafo publicitário. Discute os processos analógicos e digitais, o briefing de produção, os orçamentos, os contratos e as questões de legislação (direito autoral e de uso da imagem). Contempla, ainda, o tratamento de imagens com as ferramentas da informática.
Módulo 25 - Planejamento de campanha e de mídia (120 horas)
Ementa: Capacita o aluno a fazer o briefing, a coletar dados adicionais, a analisar a situação, a definir objetivos, audiência-alvo, posicionamento e estratégias de comunicação. Apresenta as técnicas de planejamento de mídia e a confecção do plano: elementos indispensáveis, instrumental necessário, informação básica, estratégias, programação de veículos e cronograma de veiculação, além de análise, negociação e planejamento de ações bellow the line.
Módulo 26 - Promoção de vendas, merchandising, eventos e marketing direto (160 horas)
Ementa: Apresenta as ferramentas promocionais persuasivas, as ações de promoção de vendas numa campanha e suas formas de criação. Contempla, também, as ações de merchandising no ponto de venda, suas estratégias e desenvolvimento criativo. Discute os conceitos e práticas da comunicação dirigida e as ações de marketing direto e de relacionamento. Desenvolve, ainda, a promoção de marcas pela execução de eventos dentro das estratégias de comunicação planejadas.
7º Período
Módulo 27 - Atividades complementares VII (40 horas)
Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.
Módulo 28 - Comunicação publicitária na saúde (400 horas)
Ementa: Evidencia o compromisso social dos profissionais envolvidos no processo, tanto os clientes (Estado e Organizações Não Governamentais) quanto os publicitários (executores). Desenvolve o planejamento, o desenvolvimento estratégico e a criação dos programas de comunicação em saúde, com fundamentação teórica e técnicas pertinentes para conhecer crenças, atitudes e preconceitos da audiência e, como resultado, informar, convencer, fortalecer e educar para promover assim a publicidade como ferramenta potencial para a participação popular. Realiza pesquisas descritivas junto ao público para conhecer suas percepções a respeito do problema da saúde, desenvolvendo estudos intensivos da eficiência dos meios de comunicação na divulgação de mensagens publicitárias em saúde, com fundamentação teórica e técnica das formas de planejamento, execução e divulgação das campanhas.
Início da elaboração de uma monografia sobre assunto pertinente ao curso, obedecendo a cronograma específico e encontros obrigatórios com seu orientador.
8º Período
Módulo 29 - Atividades complementares VIII (40 horas)
Ementa: Incentiva a participação dos alunos em atividades preferencialmente inseridas no contexto da temática do semestre, como cursos, palestras, capacitações, estágios, pesquisas, entre outras.
Módulo 30 - TCC – Projetos experimentais e monografia (400 horas)
Ementa: Compreende o planejamento, a criação, a veiculação e a produção em rádio, televisão, cinema e internet de uma campanha publicitária, integrando as áreas pertinentes à profissão do publicitário. Permite, assim, aliar teoria e prática, possibilitando ao aluno o exercício do aprendizado ao longo do curso.
- O módulo TCC Projeto Experimental mostra para o aluno a realidade do mercado publicitário no sentido de como esse segmento se comporta diante da concorrência entre as agências de propaganda para a conquista de um determinado cliente.
- O módulo TCC Monografia, após a qualificação ocorrida no 7º Semestre, orienta e acompanha o aluno na elaboração de uma monografia sobre assunto pertinente ao curso, obedecendo a cronograma específico e encontros obrigatórios com seu orientador.