O curso de Educação Física da Metodista apóia-se em uma sólida infraestrutura de laboratórios e ginásios e em uma base teórico-prática, que proporcionam uma visão abrangente das atividades corporais e físico-esportivas, na perspectiva de construir uma Pedagogia do Movimento que reconheça o ser humano como sujeito de sua corporeidade.
As atividades de extensão e pesquisa complementam a qualidade desta formação, principalmente por meio dos Núcleos de Estudos e Prática Profissional – unidades experimentais para prática supervisionada.
O curso forma profissionais com competências técnica e política e conscientes de sua importância na qualidade de vida.
O Bacharelado pode ser cursado independentemente ou vir a ser correlacionado com a Licenciatura, na modalidade de complementação de estudos, conforme legislação vigente, para que o aluno complete as especificidades relativas à educação de atletas e outros, fora do contexto escolar, perfazendo quatro anos de curso.
Por que estudar Educação Física na Metodista?
O profissional
Além das atividades convencionais relacionadas à prática de esportes e aos exercícios – que ressaltam a atividade profissional do bacharel -, os profissionais podem atuar em ensino, pesquisa e extensão, em termos mais abrangentes de formação, desde que manifestem ter adquirido conhecimentos científicos da área da Educação Física e dos Esportes, bem como estejam aptos tanto para a intervenção prática quanto para o estudo e a pesquisa de forma sistemática. Como organizações curriculares, os Núcleos de Aprofundamento em Lazer e Qualidade de Vida, bem como em Atividades Física e Treinamento Desportivo diferenciam o profissional licenciado ou bacharel, em seu próprio âmbito, mas igualmente os habilitam a atuar preventivamente na saúde física, ao evitar lesões, sequelas e desgastes durante a prática de esportes ou exercícios físicos.
O mercado de trabalho
A vida nos grandes centros urbanos vem conscientizando a população sobre a importância das atividades físicas para a melhoria da qualidade de vida.
A procura por profissionais competentes e de sólido conhecimento técnico e científico dessa área tem aumentado substancialmente e transposto os limites antes configurados pela prática em escolas e pelas agremiações esportivas. Isto possibilitou a especificação profissional da Licenciatura e do Bacharelado em Educação Física, articulados pela relação pedagógica que se evidencia comum nas diversas práticas profissionais, no contexto escolar e em outros contextos sócio-educativos.
Assim, atualmente há amplas oportunidades de trabalho para os profissionais da área não só em instituições formais de ensino e locais de práticas informais ou espontâneas, mas também nas áreas de pesquisa e estudos avançados.