Além da excelência na formação do profissional, o curso de Biomedicina da Universidade Metodista permite ao aluno tomar contato com sua carreira profissional ainda dentro da Universidade. No Laboratório Escola de Análises Clínicas, os alunos atendem a comunidade e têm contato com tecnologias utilizadas no dia a dia da profissão como o Laboratório de Biologia Molecular e Cultura de Células.
No Núcleo de Pesquisas, o aluno pode ter contato com a pesquisa básica e participa de projetos de Iniciação Científica em diferentes áreas: Microbiologia, Biologia Molecular, Oncologia Experimental, entre outras. No Centro de Neurociências o aluno pode trabalhar em projetos de pesquisa de grande relevância para a área
Confira o vídeo do coordenador:
Tudo isso, somada à formação humanística, aos conceitos de sustentabilidade e empreendedorismo e a visão de futuro que o curso propicia torna o nosso aluno um profissional diferenciado e disputado no mercado de trabalho.
Estrutura modular
O curso conta com projeto pedagógico inovador e estrutura modular moderna que garante a formação de habilidades e competências procuradas por empregadores de diversos segmentos, incorporando questões relativas ao empreendedorismo, gestão na área da saúde e formação de cientistas.
Os módulos são ministrados por docentes mestres e doutores com grande experiência na docência, na pesquisa e com atuação no mercado de trabalho. Além disso, os módulos são lecionados por mais de um docente, o que garante a especificidade dos assuntos abordados e a proximidade com o alunado.
Aulas práticas em laboratórios qualificados com divisão de turma e participação individualizada em experimentos com microscopia, bioquímica, fisiologia, microbiologia e neurociências e comportamento.
Desta forma, o estudante de Biomedicina da Metodista conta com:
• O Módulo de Estágio desde o 1º semestre que permite vivenciar na prática a rotina do Biomédico;
• Os Módulos de formação humanística como módulo de formação cidadã, saúde pública e legislação biomédica abordam o papel do biomédico na saúde pública e, juntamente com ações de extensão universitária, propiciam ao aluno o contato com comunidades carentes e instituições filantrópicas, a fim de identificar e propor estratégias de atuação para melhoria da qualidade de vida, ajudando na formação de um profissional integral;
• O Módulo de Gestão e Tecnologia Ambiental e de Alimento, que aborda aspectos sobre meio ambiente, nutrição e sustentabilidade e faz parceria com o Núcleo de Sustentabilidade do Curso de Gestão Ambiental da Faculdade, onde o aluno pode realizar estágio para habilitação em Análise Ambiental.
Atividades de Pesquisa Científica são desenvolvidas no Núcleo de Pesquisas Biológicas e Centro de Neurociências da Faculdade de Saúde, onde o aluno pode desenvolver projetos de Iniciação Científica em diversas áreas do conhecimento, como Microbiologia Humana e de Alimentos, Farmacologia, Oncologia, Biologia, Molecular, Neurociências e Comportamento, podendo receber bolsas de estudo do programa PIBIC desenvolvido com parceria do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Todas as atividades de pesquisa e ensino são orientadas por profissionais capacitados.
Além disso, há o Núcleo de Análises Clínicas (NAC), que desenvolve pesquisas na área de Análises Clínicas e permite que alunos que optam pelas habilitações da área clínica façam seu estágio obirgatório. O NAC possui equipamentos de última geração, é automatizado e conta com profissionais biomédicos qualificados para propiciar o contato direto com a tecnologia e as novidades da área, com o objetivo de desenvolver e aprimorar a formação profissional e garantir seu preparo para o mercado de trabalho. O NAC integra a Policlínica.
O NAC possui conceito EXCELENTE pelo PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) e integra a Policlínica Metodista o que permite que o estudante conviva com outros profissionais da saúde e participe de equipes interdisciplinares, facilitando a correlação multiprofissional.
Estágios na grade nos primeiros semestres do curso permitem a vivência precoce em ambiente com exigência semelhante ao do mercado de trabalho, com prática de habilidades de formação geral e específica. Parcerias com vários Laboratórios e Instituições de Pesquisa facilitam a realização de estágio em diferentes áreas. Coordenação de Estágio específica apoia a Coordenação do Curso dando mais agilidade nas parcerias e garantindo a supervisão da qualidade do estágio. Palestras com psicólogos organizacionais e gestores da área de RH auxiliam o aluno a se posicionar em entrevistas. Encontros com egressos e outros profissionais transferem vivências nas trajetórias das várias carreiras. Programa de Trainees, que oferece vagas temporárias no nosso laboratório clínico para os recém-formados do curso, permitindo acumular experiência e aumentar a empregabilidade.
Profissional
Na área da saúde, o curso de Biomedicina merece destaque, pois o profissional tem a possibilidade de atuação em diversas áreas do conhecimento, como a biologia molecular, medicina nuclear, biotecnologia, reprodução humana, análise ambiental, perícia criminal, acupuntura, biomedicina estética, docência no ensino técnico e superior dentre tantas outras permitidas pelo Conselho Federal de Biomedicina.
Nosso curso fornece subsídios básicos para que o aluno possa estagiar em qualquer uma das 35 áreas de habilitação. O curso permite que o aluno saia da graduação com até 2 habilitações
Saiba mais sobre o profissional e a profissão.
Mercado de trabalho
Devido à formação generalista destes profissionais, é possível trabalhar tanto no ensino (cursos técnicos ou nível superior) e na pesquisa (áreas básica e aplicada), como, principalmente, em diagnósticos laboratoriais e em biotecnologia. Além de importantes questões de saúde pública, o biomédico trabalhará também com estudo da genética humana e biologia molecular. Hospitais, centros de diagnóstico laboratorial e por imagem, clínicas de fertilização assistida e cursos técnicos em Patologia Clínica são alguns dos lugares que oferecem oportunidades para os biomédicos. Além disso, existem oportunidades em indústrias farmacêuticas e alimentícias, centros produtores de insumos biológicos, serviços de hemoterapia, empresas voltadas ao desenvolvimento de equipamentos diagnósticos, entre outros. A constante evolução tecnológica no diagnóstico amplia as opções no mercado.