Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Eventos

por raissa.ferreira — Última modificação 2024-12-12T16:43:58-03:00

Plano de Negócio para Internacionalização

Administração e Comércio Exterior

 

Grupo 01:CAPELÃ

Nosso trabalho é um “Plano de Negócio para Internacionalização” da empresa CAPELÃ Industria E Comércio Ltda, que está no mercado há mais de 30 anos, fundada em 20 de novembro de 1990, atua em parceria com indústrias automobilísticas, para oferecer Vaccum Forming (processo de termoformagem que permite obter produtos de paredes finas), espuma e feltro, ponta montada, boinas de polimento entre outros.

O plano consiste em um relatório consolidando pesquisas no mercado internacional e custos para exportação dos produtos da CAPELÃ, procurando orientá-los no planejamento das intenções da Empresa em expandir suas operações para o mercado internacional, e ao mesmo tempo serve como um guia, detalhando passo a passo para adentrar em um novo mercado, além de se adaptar a diferentes culturas e ambientes.

Do ponto de vista do Grupo de Alunos envolvidos neste trabalho, o proposito é o de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio de oferecimento de uma acessória gratuita para a criação de um plano de negócio para internacionalização.

Um dos primeiros passos para o processo de internacionalização é estabelecer a estratégia de entrada no mercado, para este projeto em específico, o método de entrada será através da exportação dos produtos oferecidos pela empresa CAPELÃ.

Um plano de negócios para internacionalização requer análise de mercado internacional, em que se realiza pesquisas detalhada sobre o mercado-alvo que deseja alcançar, o que inclui o estudo do país de destino, análise macroambiente que abrange por exemplo aspectos políticos, econômicos e culturais, ainda é preciso definir o seu público-alvo o que possibilita identificar a demanda e as preferências dos consumidores locais, também é preciso analisar seus potenciais concorrentes no exterior, principalmente aqueles que atuam no mesmo segmento e saber adaptar suas estratégias para diferenciar sua empresa das demais.

Além disso um plano de marketing internacional foi elaborado, como uma das etapas fundamentais do plano de negócio, para que aumente as chances de sucesso de internacionalização. Foi necessário considerar que os objetivos e as metas precisam ser o mais claro possível, pois para entrar em um novo mercado é desafiador e os riscos são grandes. Por isso, ao ter as estratégias bem estabelecidas, elaborar um plano de ação, pode auxiliar nas etapas a ser seguido e como colocá-las em práticas, podendo designar os colaboradores, assim como os recursos necessários e estipular prazos, e então acompanhar os resultados, avaliando se atingiu seu objetivo.

Após as pesquisas de mercado para a CAPELÃ, observamos que há potencial de expansão para a Argentina, onde encontram-se diversas montadoras e empresas do ramo da indústria automobilística, e os consideramos como potenciais compradores no exterior.

Para a estratégia de divulgar a CAPELÃ no mercado internacional, sugerimos a participação em feiras e exposições, para estabelecer possíveis contatos, sejam eles clientes, distribuidores, o que ajuda até na busca por futuros parceiros. Outra sugestão foi impulsionar as divulgações com conteúdo que promova de forma eficiente os produtos da empresa, e avaliar possíveis formas de investimento em publicidades. Outra forma de divulgação, tem o apoio do próprio governo brasileiro, alguns deles são: Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior (MDIC), entre outros.

O sucesso de um plano de negócio para internacionalização, também depende da elaboração de um plano de viabilidade financeira, porque é o que vai avaliar a sustentabilidade financeira da expansão. Neste sentido, projetamos os possíveis resultados levando em consideração por exemplo o fluxo de caixa, o ponto de equilíbrio, o lucro, os custos logísticos envolvidos como do transporte, da armazenagem, da distribuição dos produtos, analisar se a empresa tem capital de giro para lidar com as despesas e investimentos relacionado à exportação.

A precificação adequada, considerando os custos relatados assim como a margem de lucro, e analisando também o preço dos concorrentes, os riscos das flutuações das taxas cambiais presente nos processos de internacionalização uma vez que as operações são feitas em moda estrangeira, é fator determinante para apurar a competitividade da Empresa no cenário internacional.

ANDRÉ RAGUCCI BRACCO andrebracco2@gmail.com

ANNA JULIA MARTINS PEREIRA annajuliamartinsmp@gmail.com

ISABELA VICTÓRIA FERREIRA val.cely2013@gmail.com

LUCAS CANGANE BEMBER bemberlucas@gmail.com

MICHELLE SAYURI NODA michelles.noda@gmail.com

 

 

 

Grupo 02: AVANTGLASS

A internacionalização, ou seja, a expansão das operações de uma empresa para além de suas fronteiras nacionais, representa uma oportunidade ímpar de crescimento e desenvolvimento para PME-Pequenas e Médias Empresas. Ao adentrar em novos mercados, a PME pode aproveitar uma série de benefícios que impulsionam seus negócios e a torne mais competitiva. Entre eles estão a diversificação de mercados ao expandir seus negócios para outros países, diminuição da dependência de um único mercado e os riscos associados as flutuações econômicas locais. A possibilidade de aumento das vendas e receita é outro ponto a considerar, sem contar que a visibilidade da marca contribui para o seu fortalecimento e reputação no mercado global, ao se internacionalizar, a PME pode adquirir novas tecnologias, conhecimentos e práticas de gestão, o que a tornaria mais competitiva no mercado global. Apesar dos benefícios, a internacionalização também apresenta desafios, o maior deles é a falta de informação que os gestores da PME têm a respeito do processo de venda de mercadorias ao exterior. Neste sentido, nosso projeto de um PNI-Plano de Negócios para Internacionalização está sendo desenvolvido em favor da Empresa AVANTGLASS para esclarecer e apontar os caminhos que minimizam riscos e maximizam resultados. A AVANTGLASS, empresa com 25 anos de experiência em Diadema, SP, é um player consolidado no mercado nacional de máquinas e acessórios para o setor vidreiro. Com foco na fabricação e comercialização de produtos de alta qualidade, como o braço automático giratório (turnover) e a lapidadora de vidros, a empresa busca agora expandir seus horizontes para os mercados da Colômbia, Argentina e Chile, mercados estes identificados em nossos estudos. Para dar suporte a essa ambiciosa jornada de internacionalização, estamos trabalhando numa abordagem estratégica, que inclui a análise aprofundada do mercado através de pesquisas qualitativas e quantitativas,  identificando as principais tendências, oportunidades e desafios presentes nos mercados-alvo. Também um benchmarking competitivo com estudo detalhado das principais concorrentes internacionais, como BOTTERO e SCHIATT ANGELO, permitindo à AVANTGLASS compreender suas fortalezas e fraquezas, e desenvolver uma proposta de valor diferenciada. Desenvolvimento de estratégias de marketing personalizadas com base nas análises realizadas,  elaboramos um plano de marketing, utilizando a ferramenta dos 4Ps (produto, preço, praça e promoção), para cada um dos mercados-alvo. Utilização de ferramentas de gestão como SWOT, 5W2H e a pesquisa de mercado proporcionou à AVANTGLASS uma visão holística do negócio e permitiu a tomada de decisões mais assertivas. Estamos sugerindo o apoio institucional buscando parcerias com instituições como APEX, para obter informações e recursos que facilitem o processo de internacionalização. Incluímos o custo da formação do preço para exportação, com todas as despesas do processo e indicação de potenciais prestadores de serviço nesta área. Trata-se de um trabalho de consultoria empresarial na área de comércio exterior, oferecido gratuitamente para a AVANTGLASS.

 

AMANDA CAMPO ALAVARSE amandacampo08@gmail.com

ANNA BEATRIZ FREITAS DOS SANTOS annabeatriz_fsantos@hotmail.com

LIVIA SANCHES CROQUE liascroque@outlook.com

LUCAS CONESA MANDARINO PIMENTEL lucones63@gmail.com

SAMUEL NUNES DA SILVA samuel.nunes.s@hotmail.com

TAMMY ALENCAR DA SILVA tammyalencarsilva@gmail.com

 

Grupo 03: IBRAVIR

A IBRAVIR-Ibravidros Indústria e Comércio LTDA, é uma empresa familiar de médio porte com uma história de sucesso de mais de 50 anos na fabricação de produtos de vidro inovadores e sustentáveis para o setor da construção civil. Com sua expertise em blocos e telhas de vidro, a empresa tem se destacado no mercado nacional por oferecer soluções que aliam estética, funcionalidade e respeito ao meio ambiente. Diante do cenário globalizado e altamente competitivo, a internacionalização se apresenta como uma oportunidade estratégica para a IBRAVIR expandir seus negócios e alcançar novos mercados. Este projeto tem como objetivo principal guiar a empresa nesse processo de expansão internacional, com foco inicial no mercado argentino. Através de um planejamento estratégico, que inclui a aplicação de diversas ferramentas de análise de mercado SWOT, Cinco Forças de Porter, Matriz Ansoff, Matriz BCG, Mix de Marketing 4Ps, 5W2H e análise de micro e macroambiente, buscamos identificar as melhores oportunidades de negócio, definir as ações mais adequadas e minimizar os riscos envolvidos na operação internacional. Nosso trabalho visa quebrar paradigmas e demonstrar que a internacionalização é um processo acessível e vantajoso para empresas de médio porte, tais como, aumento do faturamento e da rentabilidade, diversificação de riscos ao atuar em diferentes mercados, de forma que a empresa se torna menos vulnerável a flutuações econômicas em um único país, o fortalecimento da marca que contribui para o aumento da sua visibilidade consolidação da empresa como um player global. Acesso a novas tecnologias e conhecimentos por meio de interação com diferentes culturas e mercados pode estimular a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Este projeto busca oferecer à IBRAVIR um roadmap completo para a sua expansão internacional, incluindo definição da estratégia de entrada no mercado argentino, exportação direta ou indireta, criação de uma filial, entre outros.

Arthur Bacetti Silva arthurbacetti@gmail.com

Gabriela Nascimento LIMA gabrielalima257@yahoo.com.br

Guilherme Vieira Baptista guilherme.baptista.91@gmail.com

Juliana Vilas Boas Lima vilas.julianaboas@gmail.com

Milena Lobão Cordeiro cordeiromilena1@gmail.com

Pietro Abrahão Caprara pietro_abrahao@hotmail.com



Grupo 04: LACERDA

A LACERDA Sistemas de Energia, estabelecida em Diadema, SP que se encontra com uma das importantes empresas do setor no mercado nacional, atuando em soluções de proteção de energia com mais de 26 anos de experiência, pretende expandir seus horizontes para o mercado internacional. Com um portfólio abrangente que atende desde grandes indústrias até residências e um histórico de inovação e qualidade, a empresa está pronta para conquistar novos mercados. Este estudo, elaborado para orientar a empresa sobre como proceder suas vendas externas, analisa os modos de entrada no mercado internacional, a viabilidade financeira para a LACERDA, e as demais análises estratégicas, que inclui a aplicação de diversas ferramentas de análise de mercado SWOT, Cinco Forças de Porter, Matriz Ansoff, Matriz BCG, Mix de Marketing 4Ps, 5W2H e análise de micro e macroambiente, buscando identificar as melhores oportunidades de negócio, definir as ações mais adequadas e minimizar os riscos envolvidos na operação internacional. São apontados neste estudo os inúmeros benefícios com a atuação no mercado global, contudo, este processo de internacionalização também apresenta desafios, o maior deles é a falta de informação que os gestores da PME têm a respeito do processo de venda de mercadorias ao exterior. Neste sentido, nosso projeto de um PNI-Plano de Negócios para Internacionalização está sendo desenvolvido em favor da Empresa LACERDA para esclarecer e apontar os caminhos que minimizam riscos e maximizam resultados.

Acarilton Severiano da Silva acariltonseveriano09@gmail.com

Carolina Pego Batista carolinabatistap@hotmail.com

Natalia Alves de Araújo araujonathaliaalves@gmail.com

Kennedy Trindade Pereira da Silva keke.trindade.21@gmail.com

Reginaldo Junior Ribeiro de Jesus rerejunior61@gmail.com

Viviane Lopes Leopoldino viviane.lopes6589@gmail.com

 

Reportar Erros