Projetos de Pesquisa
Por meio da identificação da importância da pesquisa para o crescimento da sociedade como um todo, da universidade, dos profissionais e dos alunos, o curso de Pedagogia realiza dois projetos de pesquisa:
As infâncias em múltiplas palavras e imagens: culturas infantis e educação à luz de Paulo Freire
Professores responsáveis: Dra. Marta Regina Paulo da Silva, Ma. Mara Pavani da Silva Gomes e Dr. Marcelo Furlin.
Objetivos gerais:
Identificar e compreender como as culturas infantis são produzidas no interior de creches e pré-escolas a partir das categorias: palavras, imagens e infâncias;
Contribuir para os estudos e pesquisas sobre as infâncias, a partir do referencial freireano, no recorte da construção de Pedagogias das Infâncias que sejam desenhadas pela alteridade de meninos e meninas.
Objetivos específicos:
Problematizar o discurso monológico dominante, demonstrando como a relação da criança com a cultura envolve diferentes linguagens;
Analisar práticas pedagógicas no intuito de desvelar e superar formas de opressão sobre as crianças e seus professores e professoras;
Dar visibilidade às vozes das crianças na perspectiva de conhecer seus desejos, suas expectativas, ideias, lógicas, jeitos de pensar e dizer o mundo;
Identificar como as imagens são produzidas pelas crianças no interior das instituições e sua relação com as culturas infantis;
Problematizar o brincar como práxis das crianças na perspectiva de descentralização da lógica adultocêntrica na compreensão da razão infantil.
Essa pesquisa busca investigar as culturas infantis, reconhecendo as crianças como sujeitos de direitos e de inventividade, que não agem de forma passiva frente aos valores da sociedade na qual estão inseridas, mas que participam ativamente da construção dessa mesma sociedade. Além isso, está inserida nos cenários nacional e internacional dos estudos sobre as infâncias, que ao marcar o protagonismo de meninos e meninas nos rumos de suas próprias vidas, contribuem para a construção de Pedagogias das Infâncias, procurando romper com as formas de colonialismos tão presentes na educação ainda bancária em muitas instituições educacionais. Por meio dessa iniciativa, os estudantes têm a oportunidade de conhecer melhor o educador Paulo Freire e suas contribuições para a discussão das infâncias.
Estudo de valores para avaliação da formação de professores
Pesquisadora: Professora Doutora Denise D´Aurea Tardeli
Objetivos da Pesquisa
Avaliar a adesão de valores que professores fazem, buscando compreender sua identidade profissional;
Verificar se a construção de valores está interligada à construção da personalidade do professor, como ele faz representações de si mesmo em relação aos valores moralmente construídos para que se estabeleçam relações com suas propostas metodológicas, que visem a gestão democrática e o planejamento participativo;
Trata-se de uma pesquisa de pós-doutorado, que contribui para a formação do aluno de Pedagogia, bem como para a produção científica a partir de uma pesquisa-mãe desenvolvida por um grupo de pesquisadores da Fundação Carlos Chagas.