Corpo Docente
Silvio Pereira da Silva – Coordenador do Curso
É doutor na área de linguagem e educação pela Faculdade de Educação da USP Universidade de São Paulo, mestre em Letras na área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, e especializado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Fundação Santo André, Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. É professor de Literatura e Língua Portuguesa e exerce a função de coordenador dos cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado, na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
Adauri Brezolin
Possui graduação em Letras Inglês/Português, Tradutor/Intérprete - Unibero - Centro Universitário Ibero-Americano (1983), mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, ensino superior de tradução, ensino de tradução e línguas, idiomaticidade, convencionalidade, terminologia e Linguística de Corpus. Também atua como tradutor free-lance.
Betânia Monteiro Cielo
Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2014), especialista em Docência para o Ensino Superior (2011) e graduada em Letras - Tradutor e Intérprete em Inglês (2008), pela mesma instituição. Atua como professora no Curso de Graduação em Letras - Língua Estrangeira (Disciplinas: Tradução literária, técnica e jornalística; Interpretação consecutiva, intermitente e simultânea, Fonética, Fonologia, Morfossintaxe e Semântica da Língua Inglesa). Sou professora de Português para Estrangeiros, em turmas de diferentes níveis e origens. Também sou a professora responsável pelo Curso Preparatório para o CELPE-Bras, na mesma instituição, onde atuo como aplicadora oficial desse exame nas provas coletivas e individuais.
Katia Aparecida Cruzes
Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Fundação Santo André (1987) e graduação em Letras Latim/ Italiano pela Universidade de São Paulo (1992). Seu mestrado (1996) e doutorado (2003) foram realizados na área de Letras na Universidade de São Paulo. Atuante na área da docência há vários anos, também ocupou cargos administrativos, sendo vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras no Centro Universitário Fundação Santo André, assim como coordenadora de estágio e de monitoria da referida Unidade. Atualmente é professora titular de Latim, Literatura Portuguesa, Português Instrumental e Comunicação Empresarial no Centro Universitário Fundação Santo André, também atuando como professora de Latim, Língua Portuguesa, Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa e Comunicação Empresarial tanto no sistema presencial, como no a distância na Universidade Metodista de São Paulo.
Marcelo Furlin
Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em várias áreas. Professor titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) desde 2002. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e docente dos cursos de Letras presencial e à distância, Tradutor e Intérprete, Teologia e Pedagogia e dos cursos de Especialização Lato Sensu em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa. Docente no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR). Coordenador da Especialização Lato Sensu em Língua Inglesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua inglesa, estudos de linguagem e complexidade e estudos de literatura e religião. Participa do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC) - PUC-SP e do Grupo de Pesquisa Teologia Litúrgica - PUC-SP. Coordena o Grupo de Estudos RELEGERE (Literatura e Religião) - UMESP e o Projeto de Pesquisa As crianças e as infâncias nas obras de Paulo Freire - UMESP. Ministra palestras na área de formação de educadores. Atua como tutor de profissionais de língua inglesa, especialmente na preparação para exames de proficiência oferecidos por universidades americanas e inglesas. Colabora na produção de material didático de língua inglesa para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Também atua como consultor acadêmico em editoras, institutos de idiomas e em demais instituições de ensino. Possui vários certificados de proficiência em língua inglesa. É tutor e examinador oficial da Universidade de Cambridge e examinador oficial da Universidade de Michigan.
Marta de Las Mercedes Contardo Jaramillo
Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP (2013). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2010). Especialista em Língua e Literatura Espanhola e Hispano-americana pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP(2003). Graduada em Letras Português/Espanhol pelo Centro Universitário de Santo André (2005) e em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1991). Professora do curso de Letras- Português/Espanhol da Universidade Metodista de São Paulo, supervisora de Estágio e coordenadora de área, Letras - Português/Espanhol, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? PIBID(2012-2013) do curso de Letras Língua Estrangeira EAD (UMESP/CAPES). Professora dos cursos Secretariado Bilíngue, Comercio Exterior, Pós-graduação em Português: Língua e Literatura, Língua Portuguesa para estrangeiros da Universidade Metodista de São Paulo. Participa da organização do CELPE-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros) Atuou como professora no Ensino Fundamental I, II, Ensino Médio e Cursos Livres na Universidade da Terceira Idade e Cursos livres em centros de línguas. Membro do Grupo de pesquisa: LACE - Linguagem em Atividades no Contexto Escolar da PUC-SP.
Patricia Sosa Mello
É Mestre em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (2013). Possui Especialização em Docência do Ensino Superior (2011) e graduação em Letras - Bacharelado (2007) e Letras - Licenciatura pela Universidade Metodista de São Paulo (2011). Atualmente é professora dos cursos de Letras EAD, Letras- Língua Estrangeira, Direito e da Pós-Graduação - Português: Língua e Literatura da Universidade Metodista de São Paulo e aplicadora do exame Celpe-Bras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: EAD; ensino de línguas, PREZI, leitura e literatura infanto-juvenil.