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Matriz curricular - Licenciatura

Educação Física

Currículo 4

1º. Período

Atividades Complementares – 60 horas

Ementa: Sistematiza, estimula e valoriza a participação em atividades extracurriculares de cunho acadêmico-cientifico-cultural enquanto elemento de formação do profissional. Incentiva a participação em projetos sociais e de extensão universitária, bem como apropriação de cultura geral e novos saberes.

Biologia Celular e Genética – 120 horas

Ementa: Estudo celular dos tecidos, com ênfase nas principais organelas envolvidas em suas especializações; a estrutura dos ácidos nucléicos e os aspectos relacionados com a sua organização, funcionalidade e transferência da informação genética, como base para a compreensão das heranças mendelianas.

Componentes Básicos da Educação Física e Esportes – 120 horas

Ementa: Estuda as condições sócio históricas dos conteúdos da Educação Física, na busca da compreensão dos significados socioculturais dessas manifestações corporais representadas pelas Ginásticas, Jogos e o Atletismo construídas ao longo da história. Analisa as relações desses conteúdos sócio históricos com a Educação Física e suas contribuições socioeducativas. Delimita as formas de intervenção do profissional da Educação Física orientando a prática profissional e intervenção a partir de princípios fundamentados na práxis pedagógica.

Fundamentos da Educação Física e Esportes – 120 horas 

Ementa: Estuda os diversos aspectos epistemológicos que construíram as bases da Educação Física, com ênfase na história, sociologia, aspectos culturais, psicológicos e do desenvolvimento humano . Analisa e discute os diferentes períodos sócio históricos e suas conjunturas políticas e culturais no Brasil e no mundo para entender as diferentes concepções e abordagens da Educação Física. Propõe a Educação Física como campo de estudo e área de intervenção que estuda o ser humano e o seu desenvolvimento integral, inserido num contexto sócio histórico, político e cultural a partir de uma abordagem interdisciplinar. Analisa o esporte como fenômeno social complexo, suas interfaces e, ainda, suas relações com a Educação Física.

Morfologia Neurolocomotora – 80 horas

Ementa: O módulo aborda e estuda a composição morfológica do sistema nervoso e do aparelho locomotor contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.

2º. Período

Atividades Complementares – 60 horas 

Ementa: Sistematiza, estimula e valoriza a participação em atividades extracurriculares de cunho acadêmico-cientifico-cultural enquanto elemento de formação do profissional. Incentiva a participação em projetos sociais e de extensão universitária, bem como apropriação de cultura geral e novos saberes.

Dimensões Multidisc. da Educação Física e dos Esportes – 160 horas

Ementa: Estuda o ser humano na sua multidimensionalidade e a sociedade como organização social complexa, dinâmica e aberta. Nesse sentido, busca compreender o mundo, a educação e a cultura na perspectiva histórica e sociológica. Discute os aspectos da aprendizagem e seus diferentes estágios e, ainda, analisa aspectos didático-pedagógicos da Educação Física e dos Esportes. Propõe a compreensão da complexidade humana a partir de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar para uma prática profissional condizente com a realidade em que está inserido o profissional de Educação Física.

Educação das Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Libras – 120 horas

Ementa: Aborda as mais frequentes questões que envolvem a prática docente nos diversos níveis da educação básica e a inclusão pedagógica de pessoas com deficiência. Analisa os desafios postos à formação docente, no que diz respeito à construção de um espaço educacional inclusivo e propõe o uso de estratégias diferenciadas para o ensino. Apresenta a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), na perspectiva da educação inclusiva e da educação bilíngue, priorizando o desenvolvimento dos alunos e o processo de aprendizagem. Considera LIBRAS a partir dos estudos semióticos e linguísticos, destacando-a como a primeira língua da pessoa surda. Apresenta a distinção dos aspectos estruturais e pragmáticos da Língua Portuguesa e da LIBRAS.

Elementos Básicos da Educação Física e dos Esportes – 120 horas 

Ementa: Aborda e explora os conceitos do Atletismo, dos jogos e brincadeiras e das ginásticas numa contextualização sócio histórica da Educação Física. Discute e incentiva o educando para sua atuação na sociedade a partir de suas vivências, experiências e atitudes num contexto que permite um conhecimento acerca da cultura corporal do movimento aproximando à práxis pedagógica dos conceitos que envolvem os esportes individuais e suas implicações.

Morfologia Visceral – 120 horas 

Ementa: O módulo aborda e estuda a composição morfológica do sistema cardiovascular, respiratório, renal e digestório contemplando a sua constituição anatômica e histológica por meio do conhecimento dos tecidos, órgãos, estruturas, forma e localização.

3º. Período

Fundamentos Teóricos Metodológicos dos Esportes Coletivos – 160 horas

Ementa: Analisa e interpreta os conceitos teóricos dos esportes coletivos de quadra de maneira aplicada, desenvolvendo nos discentes a capacidade de elaborar planos de ensino direcionados a iniciação esportiva. Abordam aspectos comuns do ensino dos fundamentos básicos, dos princípios táticos defensivo-ofensivos e demais características concernentes aos esportes coletivos. Discute as tendências e as polemicas que cercam a pedagogia do esporte, no tocante às formas de socialização, crescimento e desenvolvimento do indivíduo na perspectiva do uso do esporte como privilegiado instrumento pedagógico-educacional, capaz de contribuir na formação do caráter e da personalidade dos praticantes.

Fisiologia Aplicada – 80 horas

Ementa: Estudo dos princípios gerais dos sistemas de controle do meio interno. Aborda fisiologia dos sistemas do organismo para manutenção da homeostase, integrando a dinâmica de funcionamento entre os sistemas cardiovascular, respiratório, renal, endócrino e digestório.

Estudo do Movimento Humano – 80 horas

Ementa: Visa fornecer o conceito e o reconhecimento dos sistemas relacionados ao corpo humano. Descreve a terminologia anatômica, abordando as bases morfofuncionais dos sistemas, a fim de que o aluno possa estabelecer inter-relações entre as estruturas anatômicas estudadas. Busca interpretar e aplicar os conhecimentos biológicos (Anatomia e Fisiologia) e mecânicos (Cinemática e Dinâmica) sobre os movimentos do corpo humano (produção e controle), considerando que a complexidade humana é determinante na avaliação e interpretação dos testes, medidas e avaliações em Educação Física. Propicia e relaciona os diversos saberes a estudos cineantropométricos.

Atividades Complementares – 60 horas

Ementa: Sistematiza, estimula e valoriza a participação em atividades extracurriculares de cunho acadêmico-cientifico-cultural enquanto elemento de formação do profissional. Incentiva a participação em projetos sociais e de extensão universitária, bem como apropriação de cultura geral e novos saberes.

Módulo de Formação Cidadã II – 120 horas

Ementa: Aborda as questões fundamentais relativas à inclusão social e ao protagonismo dos movimentos sociais nos termos da formação cidadã e humanista, articuladas aos eixos estético-somático, conhecimento compreensivo e práticas interativas. Estuda os métodos filosóficos e teorias do conhecimento, sendo a Ética um tema filosófico articulado ao pensamento crítico. A temática da Cidadania , por sua vez, contempla as questões pertinentes à práxis transformadora e a cidadania ativa a partir de diferentes campos do saber. O desenvolvimento do módulo respeita as especificidades dos cursos, vinculando as discussões à formação geral por meio das temáticas optativas, dentre as quais estão a educação das relações étnicorraciais, os direitos humanos, a inclusão e a Libras.

4º. Período

Atividades Complementares – 60 horas

Ementa: Sistematiza, estimula e valoriza a participação em atividades extracurriculares de cunho acadêmico-cientifico-cultural enquanto elemento de formação do profissional. Incentiva a participação em projetos sociais e de extensão universitária, bem como apropriação de cultura geral e novos saberes.

Biodinâmica do Movimento Humano e Avaliações – 120 horas

Ementa: Estuda os elementos e os princípios da aprendizagem motora de acordo com a manifestação cultural da criança, relacionando-a ao contexto histórico e social do movimento humano a partir de conceitos e aplicações relacionados ao aprendiz, à tarefa a ser aprendida, e ao ambiente de aprendizagem. Busca interpretar e aplicar os conhecimentos biológicos (Anatomia e Fisiologia) e mecânicos (Cinemática e Dinâmica) sobre os movimentos do corpo humano (produção e controle), considerando que a complexidade humana é determinante no processo de ensino, aprendizagem e interpretação dos testes, medidas e avaliações em Educação Física.

Esportes Coletivos – 160 horas

Ementa: Analisa e interpreta os conceitos teóricos dos esportes coletivos de quadra de maneira aplicada. Desenvolve a capacidade de elaborar planos e estratégias de ensino para iniciação e aperfeiçoamento. Enfatizam aspectos comuns dos princípios táticos, formação de equipes, aprimoramento técnico, dinâmicas do esporte e demais características concernentes aos esportes coletivos. Discute temas transversais da pedagogia do esporte. Favorece a reflexão sobre as formas de socialização, inclusão, crescimen-to e desenvolvimento do individuo na perspectiva do uso do esporte como privilegiado instrumento pedagógico-educacional, capaz de contribuir na formação do caráter e da personalidade dos praticantes.

Atividade Física e Saúde – 120 horas

Ementa: Estuda as principais variáveis envolvidas na prescrição do exercício físico, bem como as adaptações fisiológicas agudas e crônicas decorrentes desta prática. Propicia uma reflexão da inter-relação dos sistemas fisiológicos e aspectos nutricionais, considerando os aspectos ambientais, socioculturais, genéticos e psicológicos que caracterizam a complexidade humana. Discute as diferentes práticas necessárias para identificar e socorrer os diversos tipos de traumas, assim como aplicar conhecimentos básicos dos primeiros socorros evitando o agravamento das lesões.

Educação Física Escolar – Bases Teóricas

Ementa: Estuda e analisa a Educação Física Escolar a luz das teorias que historicamente iluminaram e influenciaram esta área de conhecimento, discutindo a complexidade das diversas correntes de pensamento, suas contribuições e limitações.
Provoca o contato com as publicações clássicas da Educação Física Escolar, apresentando o cerne das ideias dos seus principais autores. Relaciona as produções teóricas da área com os documentos e leis que regulamentam a educação básica, respeitando a pluralidade de ideias, como forma de fornecer subsídios aos discentes para posicionar-se criticamente diante das contradições das concepções teóricas.

5º. Período

Educação Física Escolar – Metodologia de Ensino – 120 horas

Ementa: Estuda e analisa a prática pedagógica da Educação Física Escolar no contexto da Educação Básica, especialmente os aspectos relacionados à metodologia e prática de ensino e também da Gestão Pedagógica, a partir de proposições apresentadas pelos PCN´s, LDBEN 9394/96 e referenciais curriculares nacionais, estaduais e municipais. Discute a prática pedagógica com base nas perspectivas de uma Educação Física que se fundamenta na práxis, na educação para a cidadania e que entende a ação docente de maneira contextualizada, crítica e reflexiva. Aponta para os conteúdos apropriados as séries iniciais e do ensino fundamental I.

Corpo e Movimento – 160 horas

Ementa: Estuda a Corporeidade como fundamento filosófico para compreender o corpo e o movimento integrados na totalidade humana. Discute a Corporeidade como base teórica para superar as concepções reducionistas na Educação Física. Analisa o gesto corporal como elemento de expressão e comunicação e formas de intersubjetividade e práxis humana. Aborda as Atividades rítmicas e expressivas como a Dança, a Capoeira, as Atividades Aquáticas e motoras adaptadas como práticas de inclusão e intervenções da Educação Física, bem como as interpreta como formas de gestualidades que expressam significados sociais e um sentido estético, educativo e dinamizador de vivências corporais e aprendizagens técnicas, motoras e culturais.

Estágio Supervisionado – 240 horas

Ementa: Proporciona observação participante, acompanhamento-participação e regência de atividades sob supervisão de profissional habilitado. Relaciona a preparação profissional com a prática docente em espaços próprios de Educação Física. Analisa contradições, acertos e erros tanto na formação, quanto na prática profissional.

Metodologia da Pesquisa em Educação Física – 80 horas

Ementa: Propicia iniciação ao pensamento e conhecimento cientifico. Incentiva à capacidade critica reflexiva e interpretativa, essenciais para construção de conhecimentos e prática da pesquisa em Educação Física. Apresenta os métodos científicos, visando tornar os estudos e trabalhos acadêmicos organizados e aprofundados. Incentiva à reflexão e visão crítica, essenciais para perspectivar a autonomia investigativa do futuro pesquisador.

6º. Período

Cultura Corporal – 120 horas 

Ementa: Estuda a cultura corporal do movimento como conteúdo da Educação Física a partir de uma perspectiva da diversidade cultural e do movimento humano com significações sociais e culturais que são representadas pela corporeidade em seus múltiplos aspectos. Propõe através da práxis o entendimento necessário para que o profissional da área reconheça o corpo-sujeito em sua especificidade. Analisa o corpo e suas diferentes formas de expressão cultural e interação com o mundo e considera as Atividades Aquáticas, as Lutas, a Capoeira e a Dança como prática de inclusão e área de intervenção da Educação Física, bem como as interpreta como formas de gestualidades que expressam significados sociais e um sentido estético, educativo e dinamizador de vivências corporais e aprendizagens técnicas, motoras e culturais.

Educação para o Lazer e Organização de Eventos – 120 horas 

Ementa: Desenvolve a reflexão das questões do Lazer e Qualidade de Vida na perspectiva educacional. Incentiva a elaboração de propostas que redundam à consciência da importância dos usos e costumes do tempo livre e aquisição de hábitos
saudáveis por toda vida, aos diversos segmentos populacionais. Articula as teorias do Lazer e Qualidade de Vida de modo a serem aplicadas em ambientes educativos formais e não formais com ênfase em conteúdos alternativos e organização de eventos esportivos e competições escolares e não escolares.

Educação Física Escolar – Práxis Pedagógica – 120 horas 

Ementa: Discute e analisa a prática pedagógica da Educação Física na Educação Básica. Incentiva a construção de conhecimentos e de propostas que subsidiam a autonomia e a reflexão na vivência da ação docente, imbricando teoria e prática. Propõe estudar e refletir na e sobre a Prática de Ensino da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental II e Médio, articulando os conhecimentos teórico-científicos com a dinâmica de funcionamento das instituições de ensino. Contribui para aquisição de competências direcionadas as particularidades da rotina do magistério.

Estágio supervisionado – 240 horas 

Ementa: Proporciona observação participante, acompanhamento-participação e regência de atividades sob supervisão de profissional habilitado. Relaciona a preparação profissional com a prática docente em espaços próprios de Educação Física. Analisa contradições, acertos e erros tanto na formação, quanto na prática profissional.

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