Faculdade de Teologia
Apresentação
A Faculdade de Teologia da Igreja Metodista / Universidade Metodista de São Paulo, ao longo dos seus mais de 100 anos de existência, tem buscado ser fiel à vocação de prestar serviços à vida e à missão da Igreja Metodista e das demais igrejas cristãs na formação de pastores/as e na capacitação de leigos/as para atuação nos mais diferentes ministérios.
Com o oferecimento de cursos de graduação e especialização, encontros e seminários de curta duração e publicações, a Faculdade se tornou um centro de referência em educação teológica no Brasil e na América Latina. Por esse motivo, a Faculdade mantém laços com igrejas e outras importantes instituições teológicas, em cooperação ou associação educacional.
Conhecer e participar da vida da Faculdade de Teologia é se integrar a uma comunidade cristã metodista que privilegia a educação teológica como uma importante ferramenta para um engajamento responsável na missão de Deus em nosso mundo.
Acesse aqui o site da Faculdade de Teologia (FaTeo).
História
Tudo começou no século dezenove...
Em 1889, alguns jovens, internos na residência de J. M. Lande, em Juiz de Fora, Minas Gerais, iniciavam seu preparo para a pregação. Um ano mais tarde, o Seminário d'O Granbery nascia, sendo reconhecido como Faculdade de Teologia algum tempo depois. No sul do país, no Porto Alegre College, uma escola bíblica passou a ser Faculdade de Teologia, que, em 1937, iria transferir-se para a cidade de Passo Fundo/RS.
Ampliou-se no século vinte...
O 3º Concílio Geral da Igreja Metodista (fevereiro de 1938), aprovou a união das duas instituições, formando uma única Faculdade de Teologia, cuja sede deveria ser em São Paulo. Entre 1940 e 1942, a Faculdade instalou-se no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Em junho de 1942, foi transferida para o local que ocupa até hoje.
Na década de 1950, a igreja nacional engajou-se em ampla campanha financeira com o fim de construir novos prédios. Para aliviar a igreja dos custos de manutenção, a Faculdade propôs a criação do Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS), em 1970. Em 1997 a instituição foi transformada em Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
E dá os primeiros passos no século vinte e um...
O ano de 2001 é marca simbólica na contagem do tempo: a Faculdade de Teologia (FaTeo) conquistou o reconhecimento do Curso de Teologia pelo Ministério da Educação, avaliado com conceito máximo pela Comissão de Especialistas, tendo sido o segundo curso a ser reconhecido no Brasil e o primeiro com tal avaliação.
Essa perspectiva levou à ampliação dos espaços, em 2005, com a construção do Edifício Ômega. Esse local passa a integrar ensino e pesquisa, com novas salas de aula e uma moderna biblioteca, um anfiteatro com capacidade para 300 pessoas e um Cenáculo, reprodução do interior de uma igreja dos primeiros séculos da era cristã (Síria - Fenícia), espaço para oração e meditação no interregno dos trabalhos acadêmicos. Tudo isso valorizando a história e a tradição wesleyana, ilutradas por meio de quadros e murais que decoram o ambiente.
No século XXI a FaTeo continua a aperfeiçoar sua atuação, colocando sempre em primeiro lugar a vocação de servir a Igreja Metodista em todos os níveis bem como às demais igrejas cristãs e organismos afins.
Organização
A FaTeo tem procurado, ao longo dos anos, aprimorar-se estruturalmente para melhor responder aos anseios da Igreja e às necessidades do mundo ao qual se dirige a mensagem metodista, em nome de Cristo. Assim, há frequentes reuniões, encontros e debates, em busca da estrutura ideal para se preparar para a missão, ao mesmo tempo em que ela se concretiza na vida de discentes, docentes, funcionários e funcionárias.
A Reitoria é o órgão gerenciador da vida e da missão da Faculdade de Teologia e forma uma Diretoria, promovendo a execução de metas e alvos estabelecidos.
Composição da Diretoria
- Reitor: Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia,
- Vice-Reitor: Prof. Jonadab Domingues de Almeida,
A Congregação é o fórum da Faculdade de Teologia, liderado pelo reitor e formado por professores/as de tempo integral, contando ainda com a representação de professores/as e de estudantes eleitos/as por seus pares. Na Congregação são discutidos os planos e atividades a serem desenvolvidos pela faculdade, avalia-se o que foi realizado e são analisadas e debatidas questões relativas ao cotidiano dos cursos e da comunidade acadêmica, buscando-se os encaminhamentos mais adequados. Seguindo a estrutura da Universidade Metodista de São Paulo, a Congregação equivale ao Conselho de Faculdade.
O Colegiado do Curso de Teologia também funciona de acordo com o regimento da Universidade. Este colegiado é composto pelo coordenador do curso, pelos/as coordenadores/as das áreas do Curso de Teologia (Bíblia, Teologia e História, e Teologia Pastoral e Ciências Humanas e Sociais) e por professores/as e estudantes eleitos/as por seus pares.
Estrutura Programática
Programa 1: Formação
Coord. Profª Blanches de Paula
Programa 2: Produção do Conhecimento
Coord. Prof. José Carlos de Souza
Programa 3: Vida Comunitária
Coord. Rev. Adilson Mazeu Ferreira
Programa 4: Extensão
Coord. Profa. Margarida Ribeiro
Programa 5: Ações Eclesiásticas e Missionárias
Coord. Profa. Danielle Lucy Bósio
Programa 6: Relações Institucionais
Coord. Prof. Paulo Roberto Garcia
Áreas de Apoio
Comunicação
Coord. Prof. Eber Borges da Costa
Nestes programas estão alocadas as diferentes atividades realizadas pela Faculdade de Teologia dentro e fora dos muros da instituição. A coordenação de cada programa participa das reuniões periódicas da Reitoria, visando à facilitação do fluxo de informações e decisões.
Todas as atividades da FaTeo são submetidas à aprovação, acompanhadas e avaliadas por um Conselho Diretor nomeado pelo Colégio Episcopal da Igreja Metodista.
Conselho Diretor
Titulares:
Wesley Gonçalves Santos (4ªRE) - Presidente
Lia Hack da Rosa (2ª RE) – Vice Presidente
Claudia Nascimento (3ª RE)
Luciano José Martins da Silva (5ª RE)
Almir Lemos Nogueira (1ª RE)
Suplentes:
1º - Ewander Ferreira de Macedo (7ª RE)
2º - Eni Domingues (6ª RE)
Bispo Assistente
Revmo. Bispo João Carlos Lopes