Sobre o Curso
O Rádio e a Televisão, bem como todos os demais meios de comunicação enfrentaram mudanças fundamentais na última década por conta da incorporação de novas tecnologias, como o uso de equipamentos digitais e a transmissão multiplataforma on-line e mobile, que resultaram no desenvolvimento e transformação de inúmeras mídias audiovisuais que vêm revolucionando o mercado.
O Curso de Rádio TV e Internet tem por objetivo exatamente preparar estes profissionais para a atuação consciente e crítica e construindo competências para atuarem neste ambiente comunicacional multifacetado que exige no mercado, profissionais criativos, flexíveis, dinâmicos e capazes de se adaptar às constantes transformações não só do mercado como de toda a sociedade.
Durante 3 anos, os alunos discutem, analisam, concebem e produzem produtos audiovisuais que proporcionam vivências em todas as etapas da produção audiovisuais dos mais diversos formatos e para as mais diversas mídias
O curso de Rádio, TV e Internet dispõe de uma infraestrutura de alta qualidade com estúdios de TV de grande escala, estúdios de áudio para gravações e edições; laboratórios Macintosh G4 e G5 para as aulas de com softwares de edição e pós-produção.
As aulas são ministradas por docentes mestres e doutores na área de comunicação, além de profissionais de mercado, que vão alinhar a teoria e a prática para uma formação integral, capacitando os alunos a atuarem, entre outras funções, como:
- Produtor e/ou assistente de produção
- Coordenador de produção
- Produtor executivo
- Roteirista
- Operador de áudio
- Editor de programação
- Editor de áudio e de imagem
- Operador de áudio e vídeo
- Iluminador
- Cenógrafo
O profissional
O profissional formado em Rádio, TV e Internet pela Universidade Metodista está apto a exercer a liderança na execução de produtos culturais e na coordenação de equipes em todas as etapas de produção e execução do audiovisual analógico e digital, ou seja:
- Gerar produtos audiovisuais em suas especialidades criativas, como escrever originais ou roteiros para realização de projetos audiovisuais; adaptar originais de terceiros; responder pela direção, realização e transmissão de programas audiovisuais; editar e finalizar programas analógicos ou digitais;
- Saber como planejar, orçar e produzir programas para serem gravados ou transmitidos; administrar, planejar e orçar estruturas de emissoras ou produtoras;
- Dominar as linguagens e gêneros relacionados às criações audiovisuais;
- Conceber projetos de criação e produção audiovisual em formatos adequados a sua veiculação nos meios massivos, como rádio e televisão, em formatos de divulgação presencial, como vídeo e gravações sonoras, e em formatos típicos de inserção em sistemas eletrônicos em rede e outros produtos digitais;
- Compreender as incidências culturais, éticas, educacionais e emocionais da produção audiovisual mediatizada pela comunicação;
- Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias referentes à área audiovisual.
Mercado de trabalho
Nos últimos anos, o rádio e a televisão, bem como todos os demais meios de comunicação, vêm se renovando e se adaptando às mudanças provocadas pela incorporação de novas tecnologias. Além de chegar à Internet, novas mídias audiovisuais estão revolucionando o mercado, como no caso do celular. Os consumidores também estão cada vez mais exigentes. Com esses novos meios de produção e veiculação de conteúdos, o mercado apresenta grande demanda por profissionais com formação técnica adequada a essas novas tecnologias.
Para atuar nesse panorama em constante transformação, o profissional de rádio e televisão também se renovou, tornando-se um agente cultural e tecnicamente preparado. Além de estar apto a definir, pesquisar, planejar, orçar e realizar programas, participa ativamente na administração e organização das estruturas de emissoras e produtoras, bem como, na criação de originais, roteiros e adaptações.
Atuando como produtor, editor, finalizador e diretor de documentários, comerciais e vinhetas, o radialista tem seu espaço garantido nas mais diversas produtoras (cinematográficas, de vídeo e audiovisuais); empresas de publicidade e propaganda e assessorias de comunicação de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.