Sobre o Curso
O curso de Odontologia da Metodista prepara profissionais da saúde com capacidade crítica e reflexiva, habilitados para o cuidado da saúde bucal com rigor técnico e científico, pautados em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica de seu meio.
A formação valoriza a pesquisa científica e estimula o aluno a participar em diferentes atividades complementares como os Projetos de Extensão à Comunidade, Jornadas e Congressos de Iniciação e Produção Científica, Semana Científica Odontológica Metodista e os Jogos Universitários dos alunos do Estado (InterOdonto). Outra excelente oportunidade de aprendizagem são os serviços clínicos prestados à comunidade e em escolas da rede pública. O curso é de regime integral e pode ser concluído em quatro anos.
Profissional
Você irá se preparar para as seguintes competências: identificar as afecções buco-maxilo-faciais; prevenir doenças e distúrbios bucais; preservar e promover a saúde bucal, prevenir, tratar e controlar; analisar e interpretar os resultados de pesquisas experimentais, epidemiológicas e clínicas; participar de programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde; acompanhar e incorporar inovações tecnológicas no exercício da profissão; desenvolver assistência odontológica individual e coletiva; trabalhar em equipes interdisciplinares e atuar como agente de promoção da saúde; organizar, manusear e avaliar recursos de cuidados de saúde efetiva e eficientemente.
Além do constante aprimoramento profissional, o cirurgião-dentista tem que ter competência para conhecer os seus pacientes, ter habilidade ao lidar com pessoas das mais diversas origens e realidades socioeconômicas, sabendo ouvir e orientando os pacientes de modo que eles compreendam não só a necessidade da manutenção da saúde bucal, bem como entender que diversas doenças apresentam sinais e sintomas primeiro na boca, antes de se manifestar em outras partes do corpo.
Mercado de Trabalho
A Odontologia é um campo de trabalho que passa por um processo de reformulação nos últimos anos em virtude das exigências do mercado. O aumento do poder aquisitivo da população impulsionou a procura por serviços antes considerados inatingíveis. Pessoas de todas as classes sociais e econômicas buscam atualmente o auxílio dos cirurgiões-dentistas não só para cuidar da saúde bucal, mas também por questões estéticas. E com isso cresce o número de clínicas odontológicas especializadas nesses serviços. Áreas como Implantodontia, Estética, Ortodontia, Odontogeriatria, Odontopediatria, Estomatologia e Saúde Coletiva estão em franca expansão.
Tanto no Grande ABC paulista quanto em outras regiões do país cresce a demanda por novos profissionais e serviços, com formação ampla e qualificação profissional atualizada direcionada às diversas possibilidades de atuação. A docência no ensino superior e a atuação em estudos avançados e projetos de pesquisa são outras opções de trabalho para o Odontólogo. Outras oportunidades de trabalho:
Outras oportunidades de trabalho:
- Magistério: atrativa opção para aqueles com inclinações acadêmicas;
- Pesquisadores: áreas básicas – Biologia – gratificante e um número crescente de profissionais – Odontólogos procuram por estas áreas;
- Consultórios e/ ou clínicas odontológicas particulares;
- Planos de saúde odontológicos;
- Profissionais: credenciados a redes de saúde;
- Concursos públicos (UBS – Unidade Básica de Saúde);
- Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica);
- Policia Militar/ Bombeiros;
- Odontolegistas;
- Administrador ou consultor de organizações públicas;
- Profissionais ligados à produção e distribuição de materiais odontológicos;
- Marketing Odontológico;
- Outras Oportunidades – Profissionais: credenciados.
Sobre a Faculdade de Odontologia
Em 1974, o Instituto Metodista de Ensino Superior, após estudos sobre as necessidades da região, solicitou a instalação do curso de Odontologia (processo n. 11160/74). O início das atividades do curso dentro do IMS ocorreu no ano de 1976, sendo que seu reconhecimento se deu em 1979, através do decreto 83183. Nesta época, a clínica odontológica iniciava sua trajetória de atendimento e serviços à comunidade.
A Faculdade de Odontologia da Metodista é uma unidade organizacional básica da Universidade, sendo responsável pelas realizações das atividades indissociadas do ensino, pesquisa e extensão.
Na sociedade contemporânea o conhecimento humano está fragmentado em especializações estanques e concepções de mundo que se excluem reciprocamente. O curso de Odontologia segue os preceitos de uma concepção cristã do mundo e da história. Com base nesta visão de mundo o curso se propõe a desenvolver a educação não apenas como processo de formação, mas como interação social que conduz à participação plena, produtiva e crítica das pessoas na sociedade.