Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Sobre o Curso

Filosofia

Tradicionalmente, ao longo de toda a história da filosofia, uma questão se coloca: a filosofia é uma profissão? Ou é um modo de viver? Pode ainda ser ambas as coisas? É certo que estão equivocados aqueles que pensam que “tudo é filosofia”: aquilo que chamamos comumente por “filosofia de vida” certamente se refere a um estilo próprio da pessoa, e não à Filosofia propriamente dita. Mas, por outro lado, não há dúvidas que, ao ingressar no Universo da Filosofia, a pessoa altera de maneira marcante sua relação com os outros e com o mundo.

O curso de Filosofia da Metodista é um dos mais tradicionais da Grande São Paulo e está há 15 anos formando filósofos e professores de filosofia efetivamente preparados para lidar com as adversidades contemporâneas da educação básica em seus variados níveis. E, como uma das condições para tal, forma esse professor para que seja filósofo e “filosofante”, expert disciplinar e gênio filosófico, ator protagonista da história da filosofia e seu atento observador.

O curso, portanto, preza pela atenção à história da filosofia e da cultura humana como tal, ao mesmo tempo em que deseja se constituir em um laboratório de reflexão e prática filosófica sobre o ensino da filosofia livre e projetada para novos desafios teórico-conceituais e ético-políticos.

Ideias centrais:

  • Formar professores de filosofia para todos os níveis de ensino, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Integrar ensino e pesquisa, de modo que a formação do licenciado o qualifique para uma inserção profissional diferenciada, podendo também atuar como pesquisador ou em outras áreas socioculturais que escolher;
  • Desenvolver no aluno conhecimentos e capacidades que o habilitem a debater de modo crítico a realidade, na qual se situa o conhecimento e a ciência, e propor e resolver problemas nestes domínios;
  • Oferecer sólida formação em filosofia, conforme orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação em Filosofia e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica;
  • Capacitar o aluno para a análise e a interpretação rigorosa de textos teóricos, segundo os procedimentos desenvolvidos e adotados no estudo de temas filosóficos e de história da filosofia;
  • Enfatizar a formação interdisciplinar do futuro professor de filosofia, integrando-a no conjunto da Universidade e criando estratégias para o diálogo com as diferentes áreas de investigação científica, práticas sociais e pesquisa;
  • Ser espaço de reflexão sobre os problemas das ciências, do saber e das práticas humanas;
  • Investir, durante todo o curso, na prática sob forma de pesquisa e produção de trabalhos filosóficos, respondendo à preocupação de valorizar a pesquisa já desde a graduação.
  • Dar atenção especial aos aspectos contemporâneos da filosofia.

O curso pode ser assim identificado:

  • Denominação: Curso de Licenciatura em Filosofia
  • Turno de oferecimento: noturno
  • Duração: 4 anos

O profissional

O curso forma professores (licenciatura plena) habilitados para lecionar Filosofia nos diversos níveis de ensino. Forma também pesquisadores capazes de promover avanço teórico nas áreas filosóficas, desenvolver o espírito crítico e explorar as relações entre a Filosofia e os outros campos do saber, como Educação, Ciência, Ética, Arte, Linguagem, Religião e Política. Ao concluir o curso, o profissional estará habilitado tanto para atuar como professor de Filosofia na educação básica, como para prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação – especialização, mestrado e doutorado.

Mercado de trabalho

A atividade docente com alunos dos ensinos Fundamental e Médio é um campo de trabalho em franca expansão no Estado de São Paulo e em todo o país, além de ser um dos principais campos de atuação para os formados na área. O profissional, entretanto, pode direcionar sua atuação ao aprofundamento da interdisciplinaridade, a partir de uma abordagem filosófica com as diversas vertentes de linguagem científica e artística.

Outra possibilidade é o desenvolvimento de projetos de estudo em instituições de ensino e pesquisa. A Filosofia ainda permite o desenvolvimento de uma competência ética e teórica para assessoria em áreas como política, ética, estética e científica, em âmbito legislativo, editorial, executivo e jurídico, curadoria artística, no terceiro setor e na cooperação internacional.

Reportar Erros