Módulos
O curso é formado com três eixos principais:
1. Disciplinas de formação geral: Para contribuir com a formação cidadã do discente, incluindo produção de texto e construção do projeto de vida pessoal e profissional e a relação entre trabalho, cidadania, felicidade, saúde, família e qualidade de vida. São assuntos abordados em 5 semestres.
2. Extensão universitária: Aborda a extensão universitária e a construção da cidadania como patrimônio coletivo da sociedade civil por meio de diálogos, vivências e interações com a comunidade externa e os problemas contemporâneos. Estuda questões históricos e legais que fundamentam a extensão universitária como um dos pilares da educação superior, a partir de sua indissociabilidade com o ensino e com a pesquisa. Associa a prática da extensão à responsabilidade social e ambiental da Instituição quanto à formação acadêmico-profissional do discente na perspectiva da transformação social. São atividades de extensão com trabalhos sociais em todos os semestres do curso.
3. Formação básica em saúde e específica do curso, descritos a seguir:
1° ano
QUÍMICA
Caracterização da estrutura atômica e eletrônica dos átomos, bem como a tabela periódica e sua correlação com a estrutura eletrônica; estudo dos tipos e as teorias de ligações químicas, as interações intermoleculares, as funções inorgânicas, as principais reações inorgânicas e cálculos estequiométricos; Caracterização da cinética e o equilíbrio químico. Estudo de noções básicas de segurança de laboratório e instrumentação laboratorial.
BASES MORFOLÓGICAS DE CÉLULAS E TECIDOS
Estudo do metabolismo celular das células eucarióticas, enfocando a ultraestrutura, a função dos diferentes componentes celulares e seu funcionamento integrado; estudo das noções de embriologia humana; desenvolvimento do estudo dos tecidos fundamentais do corpo humano e da organização histológica dos órgãos constituintes dos diversos sistemas do corpo humano.
ANATOMIA HUMANA
Estudo da anatomia geral humana, aspectos macroscópicos dos aparelhos e sistemas; caracterização da visão geral da estruturação morfológica do corpo humano
PRÁTICAS EM BASES MORFOLÓGICAS DE CÉLULAS E TECIDOS
Estudo das características morfofuncionais das células e dos tecidos. Aplicação do conteúdo prático de citologia, embriologia humana, dos tecidos fundamentais do corpo humano e da organização histológica dos órgãos. Realização de práticas em macro e microscopia.
QUÍMICA INSTRUMENTAL
Estudo das técnicas de análises química quantitativa e qualitativa. Soluções e diluições. -Equilíbrio ácido-base. Análise volumétrica. Métodos instrumentais de análise química. Tratamento dos resultados de análise química. Fundamentos e aplicações de métodos instrumentais de análises. Introdução à espectrofotometria. Métodos espectrométricos e cromatográficos.
FUNDAMENTOS DA FARMÁCIA
Fundamentação para a prática do exercício profissional na área farmacêutica; orientações sobre as habilidades e as habilitações do profissional farmacêutico, mediante o saber e a reflexão das diretrizes, códigos de ética, leis, normativas, resoluções e recomendações nacionais e internacionais, referentes à prática da farmácia.
QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA À FARMÁCIA
Fundamentação da estrutura, composição da matéria e as ligações químicas, por meio do estudo das propriedades periódicas dos elementos. Contempla as funções inorgânicas, introduzindo os conceitos básicos de físico-química e química orgânica. Aborda as principais técnicas relacionadas ao laboratório de química dando ênfase a segurança laboratorial. Enfoca as grandezas químicas e físicas e os conceitos da física clássica aplicados à farmácia.
MICROBIOLOGIA
Estudo da estrutura e função das bactérias, fungos e vírus abordando aspectos de morfologia, fisiologia e genética microbiana; exposição das técnicas laboratoriais de isolamento e identificação de microrganismos; utilização dos antibióticos e quimioterápicos e principais mecanismos de resistência bacteriana. Introdução da epidemiologia das doenças infecciosas.
SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO
Estudo da construção histórica e a situação atual do sistema de saúde brasileiro, seus princípios doutrinários e organizativos, assim como as principais políticas públicas de saúde vigentes no Brasil; problematização do trabalho em saúde, de forma crítica e reflexiva, identificando as possibilidades e limitações dos serviços de saúde e o papel das equipes interdisciplinares em todos os níveis de atenção à saúde.
FISIOLOGIA HUMANA
Abordagem dos mecanismos de regulação e integração funcional das respostas adaptativas do organismo; estudo dos processos fisiológicos gerais dos sistemas nervoso, endócrino, digestório, cardiocirculatório, respiratório, reprodutor e renal.
GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR
Estudo do ciclo celular e a divisão celular por mitose e meiose; analise da estrutura dos cromossomos, das alterações cromossômicas e das bases cromossômicas da hereditariedade; análise de heredogramas. Aberrações cromossômicas numéricas e estruturais e síndromes humanas de origem cromossômica; interpretação dos padrões de herança monogênico e multifatorial; abordagem das bases genéticas do câncer e das hemoglobinopatias.
2° ano
BROMATOLOGIA
Estudo dos princípios, métodos e técnicas das análises físico-químicas utilizadas para determinar a composição centesimal, características básicas e fraudes em alimentos e a legislação bromatológica. Abordagem de métodos tradicionais de conservação de alimentos e estuda as principais alterações causadas nos alimentos em função da tecnologia de conservação utilizada.
FARMACOLOGIA
Estudo da introdução da farmacologia, princípios de farmacocinética e farmacodinâmica; e efeitos colaterais dos principais fármacos disponíveis no mercado, com relevância para as interferências laboratoriais e alterações fisiológicas aborda farmacologia geral dos fármacos que atuam no sistema cardiovascular, renal e hormonal, bom como dos fármacos que atuam nos processos infecciosos e neoplásicos.
PATOLOGIA GERAL
Estudo dos conceitos e processos patológicos que abrangem os mecanismos de adaptação, lesão e morte celular, inflamação, reparo e neoplasias; estudo da etiologia, patogenia e alterações morfofuncionais das principais doenças que acometem órgãos e/ou sistemas.
BIOESTATÍSTICA
Apresentação dos principais métodos matemáticos e introdução aos conceitos e análise estatística na área das biociências. Obtenção, apresentação e descrição de dados de observação. Noções de erros e processos de seleção de amostra. Distribuição das estatísticas da amostra. Estimação, intervalos de confiança e testes de significância.
BIOQUÍMICA: METABOLISMO ENERGÉTICO
Estudo da estrutura e a função de aminoácidos e proteínas; caracterização dos aspectos cinéticos e metabólicos de enzimas e os mecanismos de transdução de sinal; estudo da estrutura e a função dos glicídios, a respiração celular, os metabolismos anaeróbico e aeróbico, a glicólise, o ciclo do ácido cítrico, a cadeia respiratória e a fosforilação oxidativa.
IMUNOLOGIA
Estudo e caracterização das moléculas e células que participam da resposta imune inata e adquirida; estabelecimento de relação da resposta imune celular e humoral na saúde e na doença.
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 1
Apresentação prática das áreas de atuação do profissional farmacêutico; promoção de visitas técnicas observacionais a diferentes estabelecimentos; desenvolvimento in locu de relatórios sobre as estruturas, os processos e os resultados de estabelecimentos de atuação do profissional farmacêutico.
PARASITOLOGIA
Introdução de conceitos, definições e terminologia usada em parasitologia. Estudo integrado da taxonomia, morfologia e biologia dos agentes etiológicos, vetores e reservatórios de doenças parasitárias humanas. Estudo das inter-relações entre parasitos, hospedeiros, reservatório e ambiente, com detalhes para o ciclo biológico, transmissão, patogenia, diagnóstico epidemiológico e laboratorial. Discussão sobre as perspectivas atuais de controle e profilaxia das doenças parasitárias.
BIOQUÍMICA: INTEGRAÇÃO DO METABOLISMO
Estudo do metabolismo intermediário dos glicídios, lipídios e proteínas; correlação dos processos de integração metabólica com situações fisiológicas e patológicas.
QUÍMICA ANALÍTICA FARMACÊUTICA
Abordagem dos conceitos de equilíbrios químicos envolvidos na identificação e quantificação de espécies químicas inorgânicas. Seletividade, sensibilidade e especificidade de reações químicas. Etapas envolvidas no processo de análise química (histórico da amostra e escolha de métodos; amostragem; abertura de amostras; algumas técnicas de separação e eliminação de interferentes; quantificação; interpretação de resultados; relatórios). Métodos quantitativos clássicos (volumetria e gravimetria); Equilíbrios químicos: Métodos gravimétricos; Análise química e meio ambiente.
FARMACOLOGIA I
Compreensão de conceitos fundamentais em farmacologia clínica. Estudo da farmacologia básica e clínica, com enfoque no uso racional medicamentos, dos principais fármacos utilizados no tratamento de patologias respiratórias, das doenças cardiovasculares e das patologias que acometem o sistema nervoso central.
PARASITOLOGIA CLÍNICA
Estudo integrado da taxonomia, morfologia e biologia dos agentes etiológicos, vetores e reservatórios de doenças parasitárias humanas. Estudo das técnicas laboratoriais, morfologia e estrutura dos parasitas. Discussão sobre as perspectivas atuais de controle e profilaxia das doenças parasitárias.
MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
Estudo dos principais microrganismos relacionados a alimentos, das doenças transmitidas por alimentos e das formas de evitar a contaminação microbiológica durante o processamento, conservação, armazenamento e distribuição de alimentos; abordagem das análises microbiológicas usualmente realizadas em controle de qualidade de alimentos, bem como dos parâmetros exigidos pela legislação vigente.
3° ano
BIOTECNOLOGIA FARMACÊUTICA
Estuda os fundamentos da biotecnologia farmacêutica; os processos de produção, purificação e controle de qualidade de medicamentos e demais produtos biotecnológicos com aplicação em saúde; principais grupos, classes e suas aplicações para diagnóstico e terapêutica; aborda tópicos de interesse em biotecnologia farmacêutica: tecnologia biotecnológica para vacinas, soros, hemoderivados, anticorpos monoclonais e outras proteínas; tecnologia de fermentações; enzimologia industrial.
BIOQUÍMICA CLÍNICA
Estudo do diagnóstico laboratorial e monitoramento de patologias; estudo das alterações proteicas, hidroeletrolíticas e de oligoelementos, equilíbrio ácido básico e seus distúrbios do metabolismo, do sistema renal, do sistema cardíaco, do sistema endócrino; demonstrando o emprego de tecnologia para diagnóstico e as correlações clínico-laboratoriais.
IMUNOLOGIA CLÍNICA
Compreensão dos agentes causadores das principais doenças infecciosas virais que acometem os indivíduos em nosso país, bem como práticas em diagnóstico laboratorial virológico e imunológico e os mecanismos relacionados à profilaxia. Abordagem dos processos imunológicos envolvidos nas respostas inata e adaptativa por vírus e do princípio dos imunoensaios aplicados no diagnóstico laboratorial e na pesquisa.
FARMACOGNOSIA
Abordagem da morfologia básica das principais drogas vegetais de interesse terapêutico; estudo dos métodos gerais em farmacognosia, visando à caracterização química, análise e controle da qualidade de drogas vegetais contendo alcaloides, saponinas, cardiotônicos, flavonoides, metilxantinas, taninos e compostos terpênicos e outros compostos de interesse farmacêutico.
TOXICOLOGIA
Caracterização as fases da intoxicação, dos aspectos analíticos e epidemiológicos dos xenobióticos como medicamentos, drogas de abuso, agentes químicos presentes no meio ambiente, no local de trabalho, nos alimentos, nas plantas tóxicas e nos animais peçonhentos que apresentam risco à saúde.
HEMATOLOGIA CLÍNICA
Estudo da origem e a função das células hematopoiéticas e dos fatores de coagulação, bem como a fisiopatologia das principais hemopatias genéticas e adquiridas, o seu diagnóstico e as técnicas laboratoriais empregadas.
MICROBIOLOGIA CLÍNICA
Compreensão do estudo dos agentes causadores das principais doenças infecciosas fúngicas e bacterianas que acometem os indivíduos em nosso país; desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em diagnóstico laboratorial bacteriológico e micológico e os mecanismos relacionados à profilaxia. Abordagem dos processos imunológicos envolvidos nas respostas inata e adquirida por fungos e bactérias.
PROCESSOS PATOLÓGICOS E CITOPATOLOGIA
Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessárias ao diagnóstico microscópico e laboratorial da saúde da mulher. Estabelecimento da relação entre diagnóstico e grau de doença da mulher. Caracterização das alterações das lesões inflamatórias, pré-cancerosas e neoplásicas do trato genital feminino inferior, mama e líquidos cavitários, diagnóstico citomorfológico e suas classificações diagnósticas.
SÍNTESE ORGÂNICA DE FÁRMACOS
Abordagem dos principais aspectos da síntese orgânica na obtenção de compostos com aplicação farmacêutica comercial, além de processos e rotas de síntese orgânica utilizadas para a produção de fármacos relacionados às tecnologias sintéticas, em escala laboratorial, semi-industrial e industrial.
QUÍMICA FARMACÊUTICA
Abordagem do planejamento de fármacos utilizando as estratégias de planejamentos: clássico e racional Caracterização do reconhecimento estrutural-químico das principais classes de fármacos. Caracterização dos mecanismos de ação dos fármacos e a correlação das propriedades físico-químicas com a atividade biológica.
4° ano
FARMACOLOGIA II
Estudo da farmacologia básica e clínica, com enfoque no uso racional medicamentos, dos principais fármacos utilizados no tratamento da dor e inflamação, no tratamento dos processos infecciosos, no tratamento dos distúrbios hormonais, na contracepção e no tratamento dos distúrbios gastrintestinais.
PRÁTICAS LABORATORIAIS DE BIOQUÍMICA CLÍNICA E URANÁLISE
Abordagem dos métodos de análises físico-químicas da urina, exame do sedimento urinário, determinação de substâncias eliminadas pelas vias urinárias, testes de avaliação da função renal e controle de qualidade nos resultados laboratoriais. Análise dos componentes químicos e bioquímicos dos fluidos biológicos, sob os pontos de vista qualitativos e quantitativos. Abordagem através de práticas as técnicas analíticas específicas utilizadas em laboratório de análises clínicas e os perfis enzimáticos e hormonais dos diversos órgãos humanos.
FARMACOTÉCNICA HOMEOPÁTICA
Abordagem dos princípios do medicamento dinamizado (homeopático, anti-homotóxico e antroposófico) com foco na terapia homeopática e suas aplicações; descrição das técnicas de manipulação homeopática e a postura do profissional farmacêutico diante do paciente.
FITOTERAPIA
Abordagem dos conceitos e fundamentos relacionados a plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos; estudo dos seus usos nos diversos aparelhos e sistemas orgânicos; farmacologia e aspectos toxicológicos; legislação vigente; fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS).
FARMÁCIA CLÍNICA
Estudo das mudanças de paradigma da profissão farmacêutica e implantação de serviços clínicos. Diferenciação dos serviços e procedimentos farmacêuticos voltados ao indivíduo, família e comunidade. Discussão de casos clínicos, análise situacional e construção de plano terapêutico singular. Desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais voltadas ao cuidado farmacêutico.
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO II
Abordagem da atuação do profissional farmacêutico em laboratórios de análises clínicas, genéticas, toxicológicas e/ou alimentos, inserindo o estagiário nas rotinas e desenvolvendo competências gerais e específicas da área de realização do estágio.
COSMETOLOGIA
Abordagem dos temas relacionados à área da cosmetologia, perpassando sua evolução histórica, funções e características da pele, matérias-primas empregadas na área cosmética e mecanismos bioquímicos envolvidos na aplicação de ativos, além da legislação envolvida no registro de produtos cosméticos e de higiene pessoal.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) I
Abordagem do conteúdo necessário para a elaboração do trabalho de conclusão de curso tanto teórico quanto prático, favorecendo o desenvolvimento de habilidades técnico-científicas e a interrelação e integração dos conteúdos teórico-práticos enfocados no decorrer curso; elaboração de um projeto científico.
TECNOLOGIA FARMACÊUTICA
Análise dos conceitos da tecnologia farmacêutica industrial das formas farmacêuticas e novos sistemas de liberação de fármacos; detalhamento dos equipamentos utilizados na produção industrial; estudo de estabilidade, planejamento de produção e boas práticas de fabricação na indústria farmacêutica, seguindo critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e normas do International Council for Harmonisation (ICH).
FARMACOTÉCNICA MAGISTRAL
Abordagem dos conceitos básicos, teóricos e práticos utilizados na manipulação magistral, envolvendo métodos de preparo, cálculos farmacêuticos, estabilidade, acondicionamento e embalagem, bem como as boas práticas de manipulação.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Participação do discente no processo de aprendizagem profissional, social e científica em organizações, eventos, iniciação científica farmacêutica; promoção da aplicação das competências e habilidades técnicas desenvolvidas ao longo do curso, viabilizando o relacionamento ético-profissional interdisciplinar, bem como dos conteúdos técnico-científicos.
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO III
Estudo da prática farmacêutica em serviços de saúde que compõem a Atenção Primária em Saúde, desenvolvendo competências técnicas e habilidades socioemocionais por meio da inserção na realidade. Desenvolvimento de atividades com ênfase na dispensação de medicamentos e educação em saúde direcionada ao indivíduo, família e comunidade. Possibilita a vivência e planejamento de ações relativas à assistência farmacêutica e serviços de cuidado farmacêutico.
FARMÁCIA HOSPITALAR
Estudo das diversas formas de inserção e atuação do farmacêutico no âmbito hospitalar; abordagem dos aspectos relativos à organização hospitalar e à assistência farmacêutica hospitalar; definição de conceitos e práticas em farmacoepidemiologia, farmacovigilância, estudos de utilização de medicamentos e segurança do paciente.
DEONTOLOGIA E LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA
Estudo da legislação farmacêutica, abordando o âmbito profissional farmacêutico, o código de ética da profissão farmacêutica, bioética, órgãos representativos da profissão, controle sanitário e os princípios éticos que permeiam o exercício da profissão.
CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS E COSMÉTICOS
Desenvolvimento de atividades de aprendizagem socioprofissional do aluno através da participação em situações reais da profissão farmacêutica relacionadas aos processos industriais de produção e controle de qualidade de medicamentos, cosméticos e correlatos (produtos para saúde).
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO IV
Abordagem da atuação do profissional farmacêutico em drogarias, farmácias magistrais, farmácias públicas, farmácia universitária, hospitais, laboratórios de análises de fármacos, indústrias farmacêuticas e de cosméticos, inserindo o estagiário nas rotinas e desenvolvendo competências gerais e específicas para trabalhar com fármacos, cosméticos, medicamentos e/ou assistência farmacêutica; nos possíveis campos de estágio, poderão ser atendidas demandas regionais ou institucionais, conforme demanda.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) II
Realização do trabalho de conclusão de curso e a apresentação do trabalho na forma de artigo científico.