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Sobre o Curso

Engenharia Eletrônica

O curso de Engenharia Eletrônica da Metodista forma o aluno com conhecimento em eletricidade e eletrônica para aplicação em controle, automação predial e industrial, telecomunicações, eletrodomésticos, equipamentos médicos, sistemas computadorizados, entretenimento, equipamentos de segurança, sistemas de transporte, robótica, entre muitos outros. 

Durante as aulas, os alunos terão subsídio para utilização e o desenvolvimento de diferentes componentes e dispositivos, como resistores, capacitores, indutores, diodos, transistores, circuitos integrados, microprocessadores e placas de circuito impresso. 

Ao final do curso, o aluno terá os conhecimentos necessários para a elaboração de projetos, implantação, testes, manutenção e comercialização de sistemas eletrônicos utilizados na área de eletrônica embarcada, eletrônica de consumo, automação e controle industrial, sistemas de potência, bioengenharia, telecomunicações e fontes alternativas de energia elétrica.

Além disso, o aluno será capaz de enfrentar os desafios das mudanças impostas pelas novas tecnologias com agilidade, interagindo com um mercado de trabalho altamente competitivo e especializado nas modernas tecnologias que envolvam a engenharia.

Objetivos gerais

  • Capacidade de organizar ideias e de se comunicar de forma clara, escrita e oral na língua portuguesa, além de elaborar textos técnicos de sua área de atuação;
  • Capacidade de avaliar de forma crítica e consciente os possíveis impactos de sua atuação profissional nas condições de trabalho das pessoas, no contexto social e no meio-ambiente;
  • Capacidade de se envolver na disseminação e facilitação do acesso ao conhecimento da área da engenharia para a promoção da inclusão social e digital;
  • Capacidade de trabalhar em equipe, inclusive em posições de liderança;
  • Capacidade de entender a dinâmica empresarial e dos negócios, aplicada a sua área de atuação profissional;
  • Capacidade de compreender relações entre tecnologia, sociedade e meio ambiente com vistas ao desenvolvimento de produtos e soluções que contemplem a sustentabilidade;
  • Capacidade de envolver-se na busca permanente por atualização profissional;
  • Capacidade de desenvolver e divulgar ações empreendedoras individuais ou em grupo, voltadas à criação e desenvolvimento de produtos e negócios;
  • Capacidade de atuar em atividades ligadas à compra e venda de produtos e serviços de eletricidade e eletrônica, bem como atendimento a clientes;
  • Capacidade de aplicar princípios ético-humanísticos à sua atuação profissional, bem como às diversas relações sociais;
  • Capacidade de inserção profissional no tocante à legislação e relações trabalhistas, bem como ao desenvolvimento de produtos e a propriedade intelectual.

Objetivos específicos

  • Desenvolver competências técnicas e habilidades para o desempenho de diferentes atividades no campo da engenharia eletrônica;
  • Capacitar o aluno para o uso da computação como ferramenta no exercício da profissão;
  • Sensibilizar o aluno para as questões humanísticas, sociais e de respeito ao meio ambiente;
  • Estimular o aluno a manter uma postura ética em sua atividade profissional;
  • Desenvolver no aluno a responsabilidade pela correção, precisão, confiabilidade, qualidade e segurança de seus projetos e implementações.
  • Formar profissionais com uma visão abrangente para planejar, programar e desenvolver projetos e produtos;
  • Estimular o aluno a promover atitudes proativas, que viabilizem o trabalho em equipe, melhorando as relações interpessoais no ambiente de trabalho;
  • Estimular o aluno a uma permanente busca da atualização profissional.

Técnicas

  • Capacidade de mobilizar, integrar e transferir conhecimentos de outras áreas, além da Eletrônica, a fim de entender problemas relevantes de uma organização ou da sociedade;
  • Capacidade de definir e escolher estratégias para a resolução de problemas;
  • Capacidade de modelar e especificar soluções que envolvam a eletricidade e a eletrônica, inclusive de automação, para diferentes problemas em diferentes ambientes com diferentes tecnologias;
  • Capacidade de validar soluções que envolvam conceitos computacionais;
  • Capacidade de projetar e implementar sistemas eletrônicos atendendo a padrões de qualidade vigentes e reconhecidos, contemplando, inclusive, aspectos de acessibilidade;
  • Capacidade de identificar, escolher e interagir com modelos de gestão aplicados na busca e soluções de problemas de engenharia elétrica;
  • Capacidade de identificar de forma precisa a infraestrutura de equipamentos e sistemas que atendam as mais diferentes necessidades da engenharia eletroeletrônica.

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