Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Módulos

Biomedicina

O curso é formado com três eixos principais: 

- Disciplinas de formação geral: Para contribuir com a formação cidadã do discente, incluindo produção de texto e construção do projeto de vida pessoal e profissional e a relação entre trabalho, cidadania, felicidade, saúde, família e qualidade de vida. São assuntos abordados em 5 semestres. 

- Extensão universitária: Aborda a extensão universitária e a construção da cidadania como patrimônio coletivo da sociedade civil por meio de diálogos, vivências e interações com a comunidade externa e os problemas contemporâneos. Estuda questões históricos e legais que fundamentam a extensão universitária como um dos pilares da educação superior, a partir de sua indissociabilidade com o ensino e com a pesquisa. Associa a prática da extensão à responsabilidade social e ambiental da Instituição quanto à formação acadêmico-profissional do discente na perspectiva da transformação social. São atividades de extensão com trabalhos sociais em todos os semestres do curso. 

- Formação básica em saúde e específica do curso, descritos a seguir: 

1° ano 

QUÍMICA 

Caracterização da estrutura atômica e eletrônica dos átomos, bem como a tabela periódica e sua correlação com a estrutura eletrônica; estudo dos tipos e as teorias de ligações químicas, as interações intermoleculares, as funções inorgânicas, as principais reações inorgânicas e cálculos estequiométricos; Caracterização da cinética e o equilíbrio químico. Estudo de noções básicas de segurança de laboratório e instrumentação laboratorial. 

 

BASES MORFOLÓGICAS DE CÉLULAS E TECIDOS 

Estudo do metabolismo celular das células eucarióticas, enfocando a ultraestrutura, a função dos diferentes componentes celulares e seu funcionamento integrado; estudo das noções de embriologia humana; desenvolvimento do estudo dos tecidos fundamentais do corpo humano e da organização histológica dos órgãos constituintes dos diversos sistemas do corpo humano. 

 

ANATOMIA HUMANA 

Estudo da anatomia geral humana, aspectos macroscópicos dos aparelhos e sistemas; caracterização da visão geral da estruturação morfológica do corpo humano. 

 

PRÁTICAS EM BASES MORFOLÓGICAS DE CÉLULAS E TECIDOS 

Estudo das características morfofuncionais das células e dos tecidos. Aplicação do conteúdo prático de citologia, embriologia humana, dos tecidos fundamentais do corpo humano e da organização histológica dos órgãos. Realização de práticas em macro e microscopia.  

 

QUÍMICA INSTRUMENTAL  

Estudo das técnicas de análises química quantitativa e qualitativa. Soluções e diluições. -Equilíbrio ácido-base. Análise volumétrica. Métodos instrumentais de análise química. Tratamento dos resultados de análise química. Fundamentos e aplicações de métodos instrumentais de análises. Introdução à espectrofotometria. Métodos espectrométricos e cromatográficos. 

 

FUNDAMENTOS DA BIOMEDICINA 

Fundamentação do exercício profissional na área da saúde; orientações sobre as habilitações do profissional biomédico, mediante o saber e a reflexão das diretrizes, códigos de ética, leis, normativas, resoluções e recomendações nacionais e internacionais, referentes à prática da biomedicina. 

 

MICROBIOLOGIA 

Estudo da estrutura e função das bactérias, fungos e vírus abordando aspectos de morfologia, fisiologia e genética microbiana; exposição das técnicas laboratoriais de isolamento e identificação de microrganismos; utilização dos antibióticos e quimioterápicos e principais mecanismos de resistência bacteriana. Introdução da epidemiologia das doenças infecciosas. 

 

SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO 

Estudo da construção histórica e a situação atual do sistema de saúde brasileiro, seus princípios doutrinários e organizativos, assim como as principais políticas públicas de saúde vigentes no Brasil; problematização do trabalho em saúde, de forma crítica e reflexiva, identificando as possibilidades e limitações dos serviços de saúde e o papel das equipes interdisciplinares em todos os níveis de atenção à saúde. 

 

FISIOLOGIA HUMANA 

Abordagem dos mecanismos de regulação e integração funcional das respostas adaptativas do organismo; estudo dos processos fisiológicos gerais dos sistemas nervoso, endócrino, digestório, cardiocirculatório, respiratório, reprodutor e renal. 

 

GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR 

Estudo do ciclo celular e a divisão celular por mitose e meiose; analise da estrutura dos cromossomos, das alterações cromossômicas e das bases cromossômicas da hereditariedade; análise de heredogramas. Aberrações cromossômicas numéricas e estruturais e síndromes humanas de origem cromossômica; interpretação dos padrões de herança monogênico e multifatorial; abordagem das bases genéticas do câncer e das hemoglobinopatias.  

 

HEMATOLOGIA BÁSICA 

Estudo do sangue e da hemostasia. Desenvolvimento de habilidades de coleta e processamento de materiais biológicos sujeitos à análise laboratorial. Aplicação dos conceitos de biossegurança e qualidade. Discussão de conhecimentos de primeiros socorros e treinamento básico. 

 

PRÁTICAS DE MICROBIOLOGIA BÁSICA 

Estudo das técnicas laboratoriais de isolamento e identificação de microrganismos. Utilização dos antibióticos e quimioterápicos e principais mecanismos de resistência bacteriana. 

 

2° ano 

BROMATOLOGIA 

Estudo dos princípios, métodos e técnicas das análises físico-químicas utilizadas para determinar a composição centesimal, características básicas e fraudes em alimentos e a legislação bromatológica. Abordagem de métodos tradicionais de conservação de alimentos e estuda as principais alterações causadas nos alimentos em função da tecnologia de conservação utilizada. 

 

 

FARMACOLOGIA 

Estudo da introdução da farmacologia, princípios de farmacocinética e farmacodinâmica; e efeitos colaterais dos principais fármacos disponíveis no mercado, com relevância para as interferências laboratoriais e alterações fisiológicas aborda farmacologia geral dos fármacos que atuam no sistema cardiovascular, renal e hormonal, bom como dos fármacos que atuam nos processos infecciosos e neoplásicos. 

 

PATOLOGIA GERAL 

Estudo dos conceitos e processos patológicos que abrangem os mecanismos de adaptação, lesão e morte celular, inflamação, reparo e neoplasias; estudo da etiologia, patogenia e alterações morfofuncionais das principais doenças que acometem órgãos e/ou sistemas. 

 

BIOESTATÍSTICA 

Apresentação dos principais métodos matemáticos e introdução aos conceitos e análise estatística na área das biociências. Obtenção, apresentação e descrição de dados de observação. Noções de erros e processos de seleção de amostra. Distribuição das estatísticas da amostra. Estimação, intervalos de confiança e testes de significância. 

 

BIOQUÍMICA: METABOLISMO ENERGÉTICO 

Estudo da estrutura e a função de aminoácidos e proteínas; caracterização dos aspectos cinéticos e metabólicos de enzimas e os mecanismos de transdução de sinal; estudo da estrutura e a função dos glicídios, a respiração celular, os metabolismos anaeróbico e aeróbico, a glicólise, o ciclo do ácido cítrico, a cadeia respiratória e a fosforilação oxidativa. 

 

IMUNOLOGIA 

Estudo e caracterização das moléculas e células que participam da resposta imune inata e adquirida; estabelecimento de relação da resposta imune celular e humoral na saúde e na doença. 

 

PARASITOLOGIA 

Introdução de conceitos, definições e terminologia usada em parasitologia. Estudo integrado da taxonomia, morfologia e biologia dos agentes etiológicos, vetores e reservatórios de doenças parasitárias humanas. Estudo das inter-relações entre parasitos, hospedeiros, reservatório e ambiente, com detalhes para o ciclo biológico, transmissão, patogenia, diagnóstico epidemiológico e laboratorial. Discussão sobre as perspectivas atuais de controle e profilaxia das doenças parasitárias. 

 

BIOQUÍMICA: INTEGRAÇÃO DO METABOLISMO 

Estudo do metabolismo intermediário dos glicídios, lipídios e proteínas; correlação dos processos de integração metabólica com situações fisiológicas e patológicas. 

 

PARASITOLOGIA CLÍNICA 

Estudo integrado da taxonomia, morfologia e biologia dos agentes etiológicos, vetores e reservatórios de doenças parasitárias humanas. Estudo das técnicas laboratoriais, morfologia e estrutura dos parasitas. Discussão sobre as perspectivas atuais de controle e profilaxia das doenças parasitárias. 

 

MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS 

Estudo dos principais microrganismos relacionados a alimentos, das doenças transmitidas por alimentos e das formas de evitar a contaminação microbiológica durante o processamento, conservação, armazenamento e distribuição de alimentos; abordagem das análises microbiológicas usualmente realizadas em controle de qualidade de alimentos, bem como dos parâmetros exigidos pela legislação vigente. 

 

IMAGEM E MEDICINA NUCLEAR 

Abordagem dos fundamentos e princípios físicos dos métodos inerentes aos exames por imagem e suas principais aplicações clínicas. Enfatiza o conhecimento de radiologia, tomografia computadorizada, ressonância magnética entre outros. Estudo das bases anatômicas e principais fisiopatologias aplicadas à imagem e medicina nuclear. 

 

3° ano 

FUNDAMENTOS DA BIOMEDICINA ESTÉTICA 

Abordagem da atuação do Biomédico na área da estética, introduzindo conceitos anatômicos, histológicos, bioquímicos, patológicos e fisiológicos capazes de fundamentar a compreensão dos processos e técnicas utilizados na rotina do profissional. 

 

REPRODUÇÃO ASSISTIDA 

Estudo dos aspectos básicos, clínicos, éticos e legais da reprodução assistida. Estudo das técnicas de reprodução humana assistida e micromanipulação de gametas e embriões, fundamentos de criobiologia, criopreservação de gametas, embriões e tecidos. Abordagem das primeiras fases do desenvolvimento embrionário, desde a fertilização até a formação do corpo fetal. 

 

BIOQUÍMICA CLÍNICA 

Estudo do diagnóstico laboratorial e monitoramento de patologias; estudo das alterações proteicas, hidroeletrolíticas e de oligoelementos, equilíbrio ácido básico e seus distúrbios do metabolismo, do sistema renal, do sistema cardíaco, do sistema endócrino; demonstrando o emprego de tecnologia para diagnóstico e as correlações clínico-laboratoriais. 

 

IMUNOLOGIA CLÍNICA 

Compreensão dos agentes causadores das principais doenças infecciosas virais que acometem os indivíduos em nosso país, bem como práticas em diagnóstico laboratorial virológico e imunológico e os mecanismos relacionados à profilaxia. Abordagem dos processos imunológicos envolvidos nas respostas inata e adaptativa por vírus e do princípio dos imunoensaios aplicados no diagnóstico laboratorial e na pesquisa. 

 

ANÁLISES AMBIENTAIS 

Estudo dos critérios sobre análises de água e as noções sobre o sistema de tratamento de água potável; oportuniza vivências sobre o gerenciamento ambiental, parâmetros físicos, químicos e biológicos, bem como o manejo de efluentes e rejeitos líquidos, sólidos e gasosos, analisando a caracterização e processos de tratamento, disposição e eliminação. 

 

NEUROSCIÊNCIAS 

Apresentação do funcionamento normal e patológico do sistema nervoso central. Compreensão da classificação diagnóstica, do estudo dos modelos experimentais e da terapia medicamentosa das principais psicopatologias. Apresentação do conceito e mecanismos de ação dos principais psicofármacos (medicamentos e drogas de abuso) e seus efeitos sobre o comportamento e sobre todo organismo. 

 

BIOTECNOLOGIA E ANÁLISES FORENSES 

Fundamentos da biotecnologia, biologia molecular e tecnologia do DNA recombinante e sua aplicabilidade na indústria de alimentos, agricultura, meio ambiente e no diagnóstico molecular de doenças humanas, genética forense, terapia gênica e vacinas gênicas. 

METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA AO TCC 

Abordagem do desenvolvimento do projeto de pesquisa com vista à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso dentro das áreas de conhecimento e atuação da biomedicina. 

 

TOXICOLOGIA 

Caracterização as fases da intoxicação, dos aspectos analíticos e epidemiológicos dos xenobióticos como medicamentos, drogas de abuso, agentes químicos presentes no meio ambiente, no local de trabalho, nos alimentos, nas plantas tóxicas e nos animais peçonhentos que apresentam risco à saúde. 

 

DOENÇAS HEMATOLÓGICAS E HEMOTERAPIA 

Estabelecimento das relações entre as alterações quantitativas e qualitativas dos elementos sanguíneos e as principais doenças hematológicas. Discussão das manifestações clínicas, testes laboratoriais diagnósticos e tratamento destas doenças. Estudo das bases imunohematológicas eritrocitárias e dos processos ligados ao funcionamento dos serviços de hemoterapia. 

 

MICROBIOLOGIA CLÍNICA 

Compreensão do estudo dos agentes causadores das principais doenças infecciosas fúngicas e bacterianas que acometem os indivíduos em nosso país; desenvolvimento de conhecimentos e habilidades em diagnóstico laboratorial bacteriológico e micológico e os mecanismos relacionados à profilaxia. Abordagem dos processos imunológicos envolvidos nas respostas inata e adquirida por fungos e bactérias. 

 

PROCESSOS PATOLÓGICOS E CITOPATOLOGIA 

Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessárias ao diagnóstico microscópico e laboratorial da saúde da mulher. Estabelecimento da relação entre diagnóstico e grau de doença da mulher. Caracterização das alterações das lesões inflamatórias, pré-cancerosas e neoplásicas do trato genital feminino inferior, mama e líquidos cavitários, diagnóstico citomorfológico e suas classificações diagnósticas 

 

 

4° ano 

PRÁTICAS LABORATORIAIS DE BIOQUÍMICA CLÍNICA E URANÁLISE 

Abordagem dos métodos de análises físico-químicas da urina, exame do sedimento urinário, determinação de substâncias eliminadas pelas vias urinárias, testes de avaliação da função renal e controle de qualidade nos resultados laboratoriais. Análise dos componentes químicos e bioquímicos dos fluidos biológicos, sob os pontos de vista qualitativos e quantitativos. Abordagem através de práticas as técnicas analíticas específicas utilizadas em laboratório de análises clínicas e os perfis enzimáticos e hormonais dos diversos órgãos humanos. 

 

ANÁLISES LABORATORIAIS EM REPRODUÇÃO ASSISTIDA E CITOGENÉTICA 

Estudo das práticas laboratoriais para investigações da fertilidade feminina e masculina e das técnicas de reprodução assistida. Estudo das alterações cromossômicas e métodos de diagnóstico laboratorial para suporte ao aconselhamento genético. 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO 

Vivência de situações de aprendizagem profissional, social e científica em organizações que desenvolvem atividades biomédicas; permite a aplicação das competências e habilidades técnicas desenvolvidas ao longo do curso, viabiliza o relacionamento ético-profissional interdisciplinar, bem como dos conteúdos técnico-científicos. 

ELETIVA (ESTÁGIO ELETIVO SUPERVISIONADO) 

Vivência de situações de aprendizagem profissional, social e científica em organizações que desenvolvem atividades biomédicas; permite a aplicação das competências e habilidades técnicas desenvolvidas ao longo do curso, viabiliza o relacionamento ético-profissional interdisciplinar, bem como dos conteúdos técnico-científicos. 

 

AUDITORIA E GESTÃO LABORATORIAL 

Estudo das noções básicas da implantação e gestão da qualidade em serviços biomédicos; abordagem dos conceitos da qualidade, bem como a aplicação das principais ferramentas de controle e garantia da qualidade. Estudo das normativas, resoluções e estratégias de acreditação laboratorial. 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 

Realização do trabalho de conclusão de curso e a apresentação do trabalho na forma de artigo científico. 

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO (HABILITAÇÃO) 

Vivência de situações de aprendizagem profissional, social e científica em organizações biomédicas; permite a aplicação das competências e habilidades técnicas desenvolvidas ao longo do curso, viabiliza o relacionamento ético-profissional interdisciplinar, bem como dos conteúdos técnico-científicos. 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 

Oportuniza situações de aprendizagem profissional, social e científica em organizações biomédicas; permite a aplicação das competências e habilidades técnicas desenvolvidas ao longo do curso, viabiliza o relacionamento ético-profissional interdisciplinar, bem como dos conteúdos técnico-científicos.  

 

Reportar Erros