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Sobre o Curso

Administração

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO CURSO  

 

Nome: Administração 

Formação: Bacharelado 

Modalidade: Ensino Presencial 

Regime: Seriado Semestral 

Último ato legal: Portaria de Reconhecimento Nº 80 de 28 de fevereiro de 02 de 2013 

Endereço de funcionamento do Curso: Rua do Sacramento n.º 230, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo, Cep: 09640-000 

Número de vagas: 160 (cento e sessenta) vagas anuais, sendo 80 (oitenta) vagas por semestre 

Turno de funcionamento: Noturno 

Carga horária total do curso (em horas e hora/aula): 3.000 horas 

Período de Integralização: mínimo de 4 anos e máximo de 6 anos 

Último ENADE e CPC: 2015 = ENADE 4 / CPC 3 

Conceito do Curso (CC) obtido no reconhecimento (visita in loco junho/2014): 

Dimensão 1 – Organização Didático-Pedagógica = CMB 

Dimensão 2 – Corpo Docente = CMB 

Dimensão 3 – Instalações = CMB 

Conceito Final: CC = CMB 

 

HISTÓRICO DO CURSO  

 

A Administração é uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vive-se um momento no qual o esforço cooperativo é a base fundamental para a vida em sociedade. A formação em Administração requer um olhar diferenciado no mundo contemporâneo em que a busca de conhecimentos possa indicar caminhos para as soluções dos problemas vivenciados numa sociedade cada vez mais diversificada. A Administração se propõe a lidar com a complexidade do mundo organizacional, compreendendo e interpretando seus objetivos e alinhando suas necessidades para atender o presente e o futuro. Nessa dinâmica organizacional, a busca pela transformação se concretiza por meio da gestão, do planejamento, da direção e do controle dos processos, que envolve diferentes aspectos para o atingimento de seu propósito. 

 

A formação do Administrador deve ser ampla, envolvendo o conhecimento de diferentes áreas do saber, além daqueles próprios da própria área, como: gestão de pessoas, gestão de operações, percepção de novas situações, como também tendências de mercado. O administrador deve ser agente de mudança, de transformação nas empresas, dando direção para novos rumos, novos processos, novos objetivos, novas estratégias, novas tecnologias. Para tanto, precisa ser um agente educador, contribuindo com ações que levem a mudar a própria cultura organizacional e influenciar as pessoas para o atingimento dos objetivos organizacionais. É preciso pensar a Administração como um meio de empoderamento das pessoas para que possam realizar aquilo que elas já sabem, ou seja, transformar em ação os objetivos propostos e realizá-los da forma mais adequada possível, visando o equilíbrio entre o menor custo e a qualidade, bem como a efetividade para a lucratividade com sustentabilidade. Consciente dessa nova concepção, a Universidade Metodista de São Paulo apresenta à comunidade acadêmica uma nova configuração curricular para o Curso de Administração, que permite a valorização do conhecimento e a aplicabilidade deste conhecimento por meio de um ensino que privilegie diferentes métodos de aprendizagem, de tal forma que o diálogo, os debates, a análise de casos, a construção de projetos, estimule a participação na vida acadêmica, e fortaleça a indissociabilidade entre a pesquisa e a extensão. 

 

Seu propósito é viabilizar a formação de profissionais tecnicamente competentes, com ampla compreensão da realidade das práticas e problemáticas administrativas, bem como formá-los dentro de pressupostos humanísticos e éticos, convergentes com a prática administrativa virtuosa e concernente com os próprios valores confessionais da Universidade. 

 

Histórico: 

 

A formação do Administrador, no Brasil, teve seus primórdios na década de 30, mais especificamente no Instituto de Organização Racional do Trabalho - IDORT, fundado em 23 de junho de 1931 por Armando Sales de Oliveira tendo sido responsável também pela introdução no país dos conceitos de racionalização e de organização. Em 1938, por iniciativa do governo, foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP que alicerça o ensino de administração no Brasil por meio de sua Escola de Serviço Público, responsável pela formação dos primeiros Técnicos de Administração, muitos deles enviados ao exterior para aperfeiçoamento e especialização. São estes mesmos técnicos os pioneiros da Administração no Brasil, como profissão. Já em 1944, cria-se a Fundação Getúlio Vargas que passa a desenvolver o ensino da administração por intermédio da EBAP (Escola Brasileira de Administração Pública) e da EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo), cuja influência é notadamente reconhecida até os dias atuais. 

 

Quanto aos aspectos profissionais de regulamentação do profissional Administrador, a Lei Federal no 4.769/65 cria as primeiras definições de direitos, deveres e prerrogativas, sendo futuramente regulamentada pelo Decreto no 61.934/67. 

 

Este passa a ser então, o ano da grande conquista do Administrador que tem sua profissão não somente reconhecida pela sociedade, como também regulamentada pelo governo do País. 

 

Em 1974, o Instituto Metodista de Ensino Superior passou a oferecer o curso de Bacharel em Administração (com habilitação em Comércio Exterior). O Curso foi autorizado a funcionar pelo Decreto no 75.014/74, com base no Parecer CFE 3.658/74, sendo reconhecido no ano de 1977, pelo Decreto no 79.856/77, com base no Parecer CFE 1.188/77. 

 

A oferta inicial contemplava apenas o período noturno, formando-se a primeira turma no ano de 1978. A partir de 1997, em função da mudança da configuração de mercado, bem como do panorama educacional no âmbito do ensino superior, deu-se início ao período matutino. Outra consequência desse panorama foi a instituição a partir do ano de 2000 (02/98 do CFE), de mais três habilitações, a saber: Administração Geral, Administração Financeira, Administração em Serviços e Comércio Eletrônico. 

 

Desde então, a matriz curricular do Curso de Administração, vem sendo atualizada sistematicamente, com vistas à adequação às diretrizes estabelecidas pelo MEC, às demandas da sociedade, em especial da região onde se insere a Universidade e às necessidades das organizações e do desenvolvimento de habilidades e conhecimentos exigidos do Administrador profissional. 

 

A partir do ano de 2007, com a instituição da resolução n.º 4 de 13 de julho de 2005 do MEC/CNE/CES, concernente à extinção das habilitações, o curso de Administração da Universidade Metodista de São Paulo passou a contemplar apenas o bacharelado em Administração. Entretanto, em função das demandas regionais do mercado profissional, o projeto pedagógico oferece ao estudante a possibilidade de optar, de acordo com critérios estabelecidos pela Instituição, por linhas de formação específica em Comércio Exterior e Gestão Financeira, prerrogativa prevista no referido documento. Tal possibilidade viabiliza uma formação diferenciada capaz de oferecer ao mercado um profissional com competências e habilidades que propiciem uma visão tanto da realidade nacional quanto da internacional, além das inter-relações típicas da gestão organizacional. Outro fator de destaque, em 2006, foi a oferta da modalidade a distância (EAD). 

 

Por se tratar de um processo dinâmico e contínuo, surge, um importante desafio para o desenvolvimento de conhecimento necessário ao confronto com essa realidade de multifaces, relevando a qualidade acadêmica a tratar da questão da compreensão e do gerenciamento assertivo das capacidades e habilidades demandadas nas novas arquiteturas organizacionais. Assim, no início de 2015 houve a reorganização da estrutura acadêmica da Universidade Metodista e a Faculdade de Administração e Economia (FAE) passou a fazer parte da Escola de Gestão e Direito (EGD). Junto à esta reorganização foi proposto um Projeto Pedagógico, a partir de 2016, visando oferecer um curso que melhor atenda as novas demandas, com características bem diversificadas e dentro de um ambiente muito mais complexo que o vivido há alguns anos.  

 

Mas, as demandas de um mundo globalizado e competitivo, requer o aprimoramento contínuo e ajustes foram realizados a fim de atender a uma realidade futura e, em função desta demanda, em 2018, o Projeto Pedagógico do curso é revisto sendo proposto ajustes nos módulos, de tal forma que se possa aprimorar o processo formativo do discente.   

 

Além disso, a concepção do curso envolve uma matriz curricular baseada nas orientações que constam nos documentos do Conselho Federal de Administração e do Ministério da Educação (Art. 4º da resolução nº 5, de 14 de outubro de 2021 do MEC/CNE/CES), para atender os seguintes campos de formação: básico, profissional, estudos quantitativo/tecnológico, além da formação complementar. Estes campos, por sua vez, são articulados por meio de eixos temáticos que visam propiciar a integração dos conteúdos, por meio de metodologias diferenciadas, intercalando com métodos de ensino tradicionais, dessa forma a vivência acadêmica resulta numa realidade interdisciplinar, cujo propósito é integrar competências da gestão administrativa, estabelecendo uma base sólida para a formação efetiva do Administrador. 

 

Em relação à composição da carga horária, o curso apresenta um total de 3.000 horas, distribuídas conforme demonstração abaixo: 

- 2600 horas ministradas por meio dos módulos, distribuídos nas modalidades presenciais e no formato a distância, denominados semipresenciais, do 1º ao 8º período. 

- O curso contempla 140 horas de atividades complementares, a serem efetivadas entre o 4º e 7º período. As atividades complementares são aquelas que contribuem para a formação profissional do aluno e envolve diferentes participações, desde que certificadas, tais como: participação em congressos, simpósios e eventos culturais, bem como atividades de voluntariado, entre outros, definidos em documento regulamentador. 

- 300 horas de Extensão distribuídas nas modalidades presenciais e no formato a distância, denominados semipresenciais, do 1º ao 7º período. 

 

Citando ainda alguns outros diferenciais importantes: 

  • Nossos professores são 100% com a titulação máxima de Doutores e Mestres, atuando no mercado de trabalho com vasta experiência nas práticas do dia-a-dia dos negócios internacionais, sempre atualizados e pesquisadores dos temas relacionados a esta complexa área de atuação. 

 

  • O curso oferece “simulador” de gestão de empresa 

 

  • O mescla matérias da área de Exatas com as mais específicas da área de Comércio Exterior, entre elas há disciplinas gerais, como matemática financeira, administração, economia, contabilidade e estatística, que são fundamentais à qualquer “gestor”.

 

  • O curso é voltado para a “prática”, sem deixar de lado a importância das teorias, com Programas de Extensão Universitária que desenvolvem trabalhos voltados as práticas de mercado e a sociedade.

 

  • Estes trabalhos, são realizados pelos alunos com base em empresas reais, analisando processos, propondo soluções, inovações em processos, com foco em ações sustentáveis.  

 

  • Realizamos quatro feiras de negócios: 

 

  • Feira de Sustentabilidade, com projetos em empresas reais. 
  • Feira de Plano de Marketing, com ações de marketing de empresas reais. 
  • Feira de Plano de Negócios sendo com o desenvolvimento de uma empresa do zero. 

 

  • Resultado destas práticas é o reconhecimento e a absorção dos nossos alunos por parte das principais empresas da região, como a montadoras (Volkswagen, Mercedes-Benz, General Motors, Ford, Scania), além de outras como a Mahle, Wheaton, Itaú, BomBril, Nestlé, Pirelli, Johnson, Coca-Cola, ABInbev, Novartis, Isagro Barsil, Yaskawa, Gol, Hospital São Camilo, Grupo Santa Helena, T-System, Bradesco, Redecar, Faurecia, Luma despachantes aduaneiros, Rhodia, Basf, SBK-BPO Processamento e Gestão Empresarial. Estas empresas divulgam regularmente a oportunidades de “estágio” e de “programas de Trainee”, por convênios mantidos pelo nosso departamento de estágios supervisionados. 

 

  • O curso oferece, por meio do Programa de Inclusão Pedagógica da Instituição, os seguintes cursos: Oficina de Língua Portuguesa Básica e Oficina de Matemática Básica, gratuitamente. Ainda, oferece cursos de Formação Geral, também gratuitos, sendo: Inclusão e LIBRAS, Sexualidade e relações de gênero e Arte e Cultura. 

 

  • O curso de possui a “Sala de Projetos”, na qual os alunos encontram um ambiente diferenciado para o desenvolvimento de seus projetos e Planos de Negócios.  

 

  • Ainda, utilizam laboratórios de informática para outras atividades práticas de ensino que ocorrerão durante o curso, para o uso de softwares estatísticos e simuladores de tomada de decisão (que simulam um ambiente organizacional) através de plataformas online, para aulas com os Sistemas de Importação/Exportação e gestão organizacional. 

 

  • A realização de visitas técnicas à grandes empresas, tais como Scania, Natura e Mercedes-Benz e, ainda, ao Porto de Santos, Aeroporto de Guarulhos, Bolsa de Valores e Corretoras de Câmbio, são promovidas visando conciliar conceitos que são estudados ao longo do curso, na prática organizacional. 

 

  • Nossas salas de aulas são equipadas com recursos multimídias e são amplas e arejadas.  

 

 

Além disso, a concepção do curso envolve uma matriz curricular baseada nas orientações que constam nos documentos do Conselho Federal de Administração e do Ministério da Educação (Art. 4º da resolução nº 5, de 14 de outubro de 2021 do MEC/CNE/CES), para atender os seguintes campos de formação: básico, profissional, estudos quantitativo/tecnológico, além da formação complementar. Estes campos, por sua vez, são articulados por meio de eixos temáticos que visam propiciar a integração dos conteúdos, por meio de metodologias diferenciadas, intercalando com métodos de ensino tradicionais, dessa forma a vivência acadêmica resulta numa realidade interdisciplinar, cujo propósito é integrar competências da gestão administrativa, estabelecendo uma base sólida para a formação efetiva do Administrador. 

 

Em relação à composição da carga horária, o curso apresenta um total de 3.000 horas, distribuídas em disciplinas https://metodista.br/graduacao-presencial/administracao/matrizcurricular

- 2600 horas ministradas por meio de disciplinas, distribuídos nas modalidades presenciais e no formato a distância, denominados semipresenciais, do 1º ao 8º período. 

- O curso contempla 140 horas de atividades complementares, a serem efetivadas entre o 4º e 7º período. As atividades complementares são aquelas que contribuem para a formação profissional do aluno e envolve diferentes participações, desde que certificadas, tais como: participação em congressos, simpósios e eventos culturais, bem como atividades de voluntariado, entre outros, definidos em documento regulamentador. 

- 300 horas de Extensão distribuídas nas modalidades presenciais e no formato a distância, o Programa aborda a extensão universitária e a construção da cidadania como patrimônio coletivo da sociedade civil por meio de diálogos, vivências e interações com a comunidade externa e os problemas contemporâneos. Estuda questões históricos e legais que fundamentam a extensão universitária como um dos pilares da educação superior, a partir de sua indissociabilidade com o ensino e com a pesquisa. Associa a prática da extensão à responsabilidade social e ambiental da Instituição quanto à formação acadêmico-profissional do discente na perspectiva da transformação social.  

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