Módulos
Educação Física (Licenciatura) a Distância
PERIODO | DISCIPLINA | CARGA HORARIA |
1 | ABORDAGENS FILOSÓFICAS EM EDUCAÇÃO | 80 |
1 | EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO | 40 |
1 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 80 |
1 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA | 80 |
1 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
1 | SABERES DOCENTES E IDENTIDADE PROFISSIONAL | 80 |
2 | ANATOMIA HUMANA | 80 |
2 | DIDÁTICA: TEORIA E PRÁTICA | 80 |
2 | ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO | 80 |
2 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
2 | PSICOLOGIA, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | 80 |
2 | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 |
3 | ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E LIBRAS | 40 |
3 | CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA | 80 |
3 | DANÇA E ATIVIDADES RÍTMICAS | 80 |
3 | FISIOLOGIA HUMANA | 80 |
3 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
3 | TEORIA E PRÁTICA DO ATLETISMO | 80 |
3 | TEORIA E PRÁTICA: FUTEBOL E DO FUTSAL | 80 |
4 | EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL | 80 |
4 | ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 150 |
4 | METODOLOGIA DOS ESPORTES | 40 |
4 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
4 | TEORIA E PRÁTICA: BASQUETEBOL | 80 |
4 | TEORIA E PRÁTICA DAS GINÁSTICAS | 80 |
4 | TEORIA E PRÁTICA: VOLEIBOL | 80 |
5 | BNCC - EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL | 80 |
5 | ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL | 150 |
5 | GESTÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS | 80 |
5 | METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 40 |
5 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
5 | TEORIA E PRÁTICA DA NATAÇÃO E DE ATIVIDADES AQUÁTICAS | 80 |
5 | TEORIA E PRÁTICA: HANDEBOL | 80 |
6 | CRESCIMENTO HUMANO E DESENVOLVIMENTO MOTOR | 80 |
6 | EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO | 40 |
6 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR E AMBIENTES NÃO ESCOLARES | 100 |
6 | POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS | 80 |
6 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
6 | TEORIA E PRÁTICA: RECREAÇÃO E LAZER | 80 |
7 | BIOLOGIA HUMANA | 40 |
7 | EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE | 80 |
7 | EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E INCLUSIVA | 80 |
7 | PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO | 80 |
7 | PRODUÇÃO DE PRÉ-PROJETO DO TCC | 80 |
7 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
8 | CULTURA CORPORAL DAS LUTAS | 80 |
8 | EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO E DIVERSIDADE | 80 |
8 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
8 | PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO:DESAFIOS PARA O SUJEITO COLETIVO | 80 |
8 | TEORIAS E PRÁTICA DO CURRÍCULO | 80 |
8 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 40 |
Práticas Pedagógicas
As matrizes curriculares dos cursos de graduação a distância buscam valorizar:
- o conhecimento prévio dos alunos;
- o desenvolvimento de atividades, presenciais no polo e a distância, que estimulem a expressão dos alunos e o diálogo com os demais atores envolvidos no processo educativo;
- a formação integral que garanta as condições necessárias para o exercício da profissão escolhida de forma competente, ética e responsável socialmente;
- processo de avaliação continuada a distância e presencialmente nos polos;
- a estruturação do currículo de forma articulada, buscando-se fazer uso de temas transversais, distribuídos de forma modular;
- o desenvolvimento de pesquisa que busquem soluções para questões de interesse dos polos de apoio presencial.