Sobre o Curso
O curso de Pedagogia tem como objetivo geral formar o docente da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, como profissional reflexivo que tem o domínio dos conteúdos técnico, científico e pedagógico, necessários para perceber as relações entre a educação e a sociedade na sua totalidade, sendo capaz de atuar como agente de transformação da realidade educacional, expressando seu compromisso ético e político com os interesses da maioria da população brasileira. Nessa perspectiva, os objetivos específicos vislumbram:
a) focalizar a formação do profissional da educação e o papel da pesquisa na formação do pedagogo-pesquisador, do professor reflexivo, partindo das perspectivas de análise de caráter intraescolar, centradas em variáveis internas do próprio desenvolvimento profissional e também considerando as dimensões contextuais e político-ideológicas na atuação desses profissionais, as inter-relações entre cultura escolar, a cultura da escola e o universo cultural dos diferentes atores presentes na realidade escolar;
b) formar o docente da Educação Infantil e das Séries Iniciais do Ensino Fundamental preparado para atuar com crianças e adultos em diferentes espaços educativos, escolares e não escolares;
c) formar o profissional da educação capaz de atuar nos sistemas de ensino com capacidade de análise e compreensão das relações entre a política educacional e a prática escolar;
d) propiciar a compreensão das interfaces entre a docência, a gestão escolar e a gestão da educação, por meio de análise crítica das relações entre as políticas sociais e as políticas educacionais;
e) formar o profissional da educação, o docente-pesquisador para atuar no terceiro milênio (século XXI), em uma concepção de educação permanente, de contínuo aperfeiçoamento teórico prático, de busca de especialização nos campos de atuação, considerando as perspectivas e as exigências do mundo do trabalho, em processo de transformação.
Um profissional comprometido com a tarefa de ensinar e com a necessidade constante de se renovar. A Pedagogia estimula nos futuros professores o gosto pelo conhecimento, fazendo com que reflitam sobre seu papel em sala de aula e desenvolvam suas habilidades.
O profissional
O graduado em Pedagogia pela Metodista está preparado para a:
- Compreensão dos vários domínios do conhecimento pedagógico e dos conteúdos disciplinares específicos e respectivas metodologias, numa perspectiva de formação contínua e autoaperfeiçoamento;
- Competência para a docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
- Competência para a docência na Educação Infantil;
- Competência para a Gestão Educacional;
- Competência para a liderança pedagógica nos diferentes espaços de educação formal e não formal;
- Participação na implementação de projetos educativos que contemplem a diversidade e as inter-relações das distintas esferas do social: cultural, ética, estética, científica e tecnológica;
- Mobilização e integração de conhecimentos, capacidades e tecnologias para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas;
- Articulação, mediante práticas participativas, de recursos humanos, metodológicos, técnicos e operativos;
- Investigação de situações educativas, sabendo mapear contextos e problemas, captar e analisar as contradições, argumentar e produzir conhecimentos;
- Atuação ético-profissional, implicando responsabilidade social para a construção de uma sociedade includente, justa e solidária.
Mercado de trabalho
Pedagogos podem trabalhar em instituições escolares, como professor na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na elaboração, implantação e acompanhamento de projetos educativos, além de poder atuar na gestão e em espaços não formais, como ONGs e organizações do terceiro setor. Há ainda oportunidades na gestão educacional de diversos níveis. Podem responsabilizar-se por planejamento, organização, avaliação e gestão nos sistemas de ensino, além de realizar a produção e difusão do conhecimento no campo educacional.
Perfil do egresso
Considerando que o futuro pedagogo estará habilitado para exercer a docência na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental regular e no planejamento, organização, avaliação e gestão nos sistemas de ensino, escolas e outros espaços educativos; produção e difusão do conhecimento no campo educacional; o graduando da Metodista, conforme aceito pelo Colegiado do Curso e em concordância com as diretrizes nacionais para o curso, deve possuir perfil em que apresente capacidade de:
1. Compreensão dos vários domínios do conhecimento pedagógico e dos conteúdos disciplinares específicos e respectivas metodologias, numa perspectiva de formação contínua e autoaperfeiçoamento;
2. Participação na implementação de projetos educativos que contemplem a diversidade e as inter-relações das distintas esferas do social: cultural, ética, estética, científica e tecnológica;
3. Mobilização e integração de conhecimentos, capacidades e tecnologias para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas;
4. Articulação, mediante práticas participativas, de recursos humanos, metodológicos, técnicos e operativos;
5. Investigação de situações educativas, sabendo mapear contextos e problemas, captar e analisar as contradições, argumentar e produzir conhecimentos;
6. Atuação ético-profissional, implicando responsabilidade social para a construção de uma sociedade includente, justa e solidária