Módulos
História a Distância
PERIODO | DISCIPLINA | CARGA HORARIA |
1 | ABORDAGENS FILOSÓFICAS EM EDUCAÇÃO | 80 |
1 | EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIREITOS HUMANOS | 40 |
1 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 80 |
1 | LINGUAGENS: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS | 80 |
1 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
1 | SABERES DOCENTES E IDENTIDADE PROFISSIONAL | 80 |
2 | ALFABETIZAÇÃO: CONCEITOS E CONCEPÇÕES | 80 |
2 | DIDÁTICA: TEORIA E PRÁTICA | 80 |
2 | ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO | 80 |
2 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
2 | PSICOLOGIA, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | 80 |
2 | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 40 |
3 | ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO E LIBRAS | 40 |
3 | HISTÓRIA ANTIGA | 80 |
3 | HISTÓRIA E PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO CLÁSSICO | 80 |
3 | HISTORIOGRAFIAS E TEORIAS DA HISTÓRIA | 80 |
3 | MULTILETRAMENTO E EDUCAÇÃO | 80 |
3 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
4 | BNCC - EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL | 80 |
4 | EDUCAÇÃO INDÍGENA, DO CAMPO E QUILOMBOLA | 40 |
4 | ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 150 |
4 | HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA | 80 |
4 | HISTÓRIA MODERNA | 80 |
4 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
4 | PROJETO DE ENSINO EM HISTÓRIA DO BRASIL | 80 |
5 | EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: TEORIA E PRÁTICA | 80 |
5 | ESTÁGIO NO ENSINO FUNDAMENTAL | 150 |
5 | HISTÓRIA DO BRASIL: COLÔNIA AO IMPÉRIO | 80 |
5 | HISTÓRIA DO BRASIL E DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANO | 80 |
5 | HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO | 80 |
5 | METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | 40 |
5 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
6 | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONCEITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS | 80 |
6 | EDUCOMUNICAÇÃO: TECNOLOGIAS, MÍDIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | 40 |
6 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR E AMBIENTES NÃO ESCOLARES | 100 |
6 | HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO | 80 |
6 | METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS | 80 |
6 | MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À EDUCAÇÃO | 80 |
6 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
7 | HISTÓRIA DAS ARTES E DAS CULTURAS | 80 |
7 | HISTÓRIA DAS IDÉIAS POLÍTICAS | 40 |
7 | HISTÓRIA E FORMAÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DO BRASIL | 80 |
7 | HISTÓRIA E PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO | 80 |
7 | PRÁTICA DE PESQUISA EM HISTÓRIA | 80 |
7 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
8 | EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO E DIVERSIDADE | 80 |
8 | ETNOGRAFIA: ABORDAGENS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS | 80 |
8 | HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA | 80 |
8 | HISTÓRIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL | 40 |
8 | PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA | 40 |
8 | PROJETOS DE ENSINO EM HISTÓRIA | 80 |
Práticas Pedagógicas
As matrizes curriculares dos cursos de graduação a distância buscam valorizar:
- o conhecimento prévio dos alunos;
- o desenvolvimento de atividades, presenciais no polo e a distância, que estimulem a expressão dos alunos e o diálogo com os demais atores envolvidos no processo educativo;
- a formação integral que garanta as condições necessárias para o exercício da profissão escolhida de forma competente, ética e responsável socialmente;
- processo de avaliação continuada a distância e presencialmente nos polos;
- a estruturação do currículo de forma articulada, buscando-se fazer uso de temas transversais, distribuídos de forma modular;
- o desenvolvimento de pesquisa que busquem soluções para questões de interesse dos polos de apoio presencial.