Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

IV Semana de Filosofia: “Entropias Neoliberais: do excesso ao cansaço”

por Roberta Parizotto Última modificação 2021-12-08T18:59:01-03:00
  • Quando 10/12/2021 from 14h00 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
  • Adicionar evento ao calendário iCal

No dia 10 de dezembro, o curso de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo realiza o terceiro e último dia da IV Semana de Filosofia que, em 2021, abordará o tema “Entropias Neoliberais: do excesso ao cansaço”. 

A proposta do evento é compreender criticamente o impacto do cansaço na contemporaneidade. Tal sensação, comum a qualquer pessoa, orienta e se dissemina, majoritariamente, na lógica da produção e consumo, típica do neoliberalismo.  

O objetivo é buscar entender os laços entre trabalho, produção e consumo; a tônica desta tríade se enquadra na exigência crescente de alta performance, a qual potencializa deliberadamente fadiga que espraia o corpo social e individual.  

O nexo desta estrutura está em sua maneira em planificar subjetividades e modelar objetividades. Portanto, a concepção deste congresso é problematizar as entropias neoliberais que transitam do excesso ao cansaço.  

O Evento será transmitido pela ferramenta Zoom. Clique aqui para acessar. 

Além da palestra, será organizada uma mesa para apresentação de trabalhos na Área de Ciências Humanas. Para participar é necessário realizar inscrição por meio deste link. 

 

Confira a programação e participe: 

 

10 de dezembro 

Mesas de apresentação de trabalhos -  das 14h às 17h 

 

14h - Abertura da Sala

 

14h10

Título: PERSONALIDADE, ESTRANHAMENTO E ÉTICA NA FILOSOFIA MADURA DE LUKÁCS

Autor: Pedro Henrique Pereira

 

14h25

Título: A LINGUAGEM FILMOGRÁFICA E A REPRESENTAÇÃO ESTÉTICA DE UMA LIDERANÇA POLÍTICA EM DOCUMENTÁRIOS - O LULA DE VÁRIAS REPRESENTAÇÕES

Autor: Bruno Novaes Araújo

 

14h40

Título: POSITIVIDADE E NEGATIVIDADE DO "CURTIR" EM MARCUSE E BYUN-CHUL HAN

Autor: Reinaldo Feurhuber

 

15h55 – Diálogo

16h10

Título: O TRÁGICO, A BELEZA E O SENTIDO: UMA ANÁLISE LOGOTERAPÊUTICA DO FILME “MELANCOLIA”

Autor: Marcos Antônio Dias Júnior

 

16h25

Título: TEOLOGIA DO COACHING: UMA ANÁLISE DA POSSÍVEL ATUALIZAÇÃO DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE A PARTIR DA CRÍTICA DO CAPITALISMO COMO RELIGIÃO EM WALTER BENJAMIN

Autor: George Jeovanholi Paradela

 

16h40

Título: FILOSOFIA A GOLPES DE MACHADO: DEVANEIOS LITERÁRIOS

Autor: José Pascoal Mantovani

 

16h55

Título: O CUIDADO DE SI EM MICHEL FOUCAULT: AS PRÁTICAS DE LIBERDADE COMO ALTERNATIVA NA EDUCAÇÃO

Autor: Barbara Marques Merlin

 

17h10 - Diálogo

 

Palestra com Professores Bruno Novaes e Lucas Nascimento Machado - 19h30 

Bruno Novaes: Graduação em Ciências Sociais, mestre e doutor em Ciências Humanas e Sociais. Docente do ensino básico e superior.  

Lucas Machado: Atualmente trabalha com pesquisa nos seguintes temas: Determinação e Autodeterminação no Idealismo Alemão, Filosofia e Ceticismo no Idealismo Alemão, Filosofia Intercultural e Filosofia Budista. Também é tradutor, com ênfase na tradução de livros de filosofia alemã contemporânea, tendo já traduzido os seguintes autores: Byung-Chul Han nos títulos "No Enxame", "Bom Entretenimento" e "Filosofia do Zen Budismo", Klaus Vieweg, na obra "O Pensamento da Liberdade: Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito de Hegel", Dieter Henrich em "Pensar e Ser Si Mesmo" e Markus Gabriel no livro "Eu Não Sou Meu Cérebro". 

Reportar Erros