Tributarista pede a profissionais do Direito que não abandonem contato humano, mesmo com domínio da tecnologia
As pedras no caminho são muitas: indeferimentos, decurso de prazo, ações perdidas, erros processuais, sentenças demoradas. Por isso, a carreira deve ser movida a paixão.
“O Direito é apaixonante. Devemos abraçar a evolução tecnológica, sim. Mas sem perder a humanidade. O Direito é intrínseco ao ser humano, não podemos abandonar o contato com nosso público, desde um funcionário de repartição até um magistrado”, afirma o docente e conselheiro da Associação dos Advogados de São Paulo, Cristiano Scorvo Conceição, que abriu a 19ª Semana Jurídica da Universidade Metodista de São Paulo 2022 na noite de 24 de outubro.
Ele falou sobre A Chama do Direito e o Profissional do Século XXI sempre permeando que o mundo digital trouxe muitos benefícios à profissão a partir da agilidade de procedimentos facilitados pela internet. Mas se disse preocupado com o fato novo vivido durante a pandemia de Covid-19, que afastou fisicamente as pessoas durante pelo menos dois anos, ao mesmo tempo em que o uso da tecnologia se fez cada vez mais intenso.
“São os valores humanos que dão sentido ao sistema jurídico. Claro que o Direito é um conjunto de regras para vivermos em sociedade, mas é essencial saber que carrega em si valores, sem os quais viveríamos no caos”, enfatizou
Cristiano Scorvo discorreu sobre a opção que fez pelo Direito Tributário, influenciado pelo pai que era fiscal de rendas. E aconselhou a sempre ter a mente aberta para todas as áreas, pois as especialidades se cruzam. Citou como exemplos já ter atuado em Direito Ambiental e o próprio Direito Civil que dá suporte a outras áreas jurídicas.
Hub metodista
O reitor da UMESP, professor Márcio Oliverio, destacou na abertura do evento o papel da universidade na comunidade, chamando-a de um hub (um centro de ligações) com diversos setores. Citou que a Metodista incentiva esse papel ao dialogar não apenas com alunos, mas também com outras frentes que desenvolvam o ser humano. “Esta semana tivemos muitos eventos, como a Liga Universitária, o simulado de vestibular do Colégio Singular e a participação no Fórum de Debates sobre a recuperação do Grande ABC”, citou.
A 19ª Semana Jurídica foi mediada pelo coordenador do curso, prof. Gustavo Cotomacci, e prossegue nas noites de 27 e 28 de outubro com palestras on-line sobre Reconhecimento Fotográfico e Facial como Prova nos Processos do Tribunal do Júri, além de Investigação Defensiva: o Papel do Advogado na Busca da Verdade Real. Acesse os links aqui.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 24/10/2022