A primeira infância é período crucial no ciclo da vida, não somente pela evolução das características cerebrais e maturacionais, mas principalmente pela construção de funções psicológicas essenciais para a aprendizagem e o desenvolvimento. A pesquisa a que o projeto se refere tem como objetivo desenvolver um programa de formação teórico-prática de professores que atuam em creches na cidade de São Bernardo do Campo/SP. Pretende-se investigar se há relações entre a capacitação do professor e o desenvolvimento psicológico dos bebês, e se elementos relacionados ao engajamento no trabalho e suporte social podem influenciar a efetividade da formação oferecida para o processo ensino-aprendizagem. O estudo terá um desenho longitudinal, sendo que tanto os professores quanto os bebês serão divididos em três grupos: dois grupos de professores que serão submetidos a modalidades diferentes de formação e controles (não submetidos). Os professores (n=90) serão avaliados por meio de entrevista semiestruturada e pelas escalas de engajamento no trabalho (EEGT), escala de percepção de suporte organizacional (EPSO), e escala de caracterização do burnout, a serem aplicadas no momento inicial, ao término do programa e após 9 meses. Os bebês (n=360) serão avaliados através das escalas Bayley, no momento inicial e após 9 meses do término do programa de formação. Será realizada análise estatística dos dados e também análise qualitativa. Todas as entrevistas serão executadas por pessoas treinadas e cegas para os objetivos do estudo. Os materiais produzidos no contexto de formação serão registrados por meio de tecnologias que permitam, posteriormente, a disseminação do conhecimento e auxiliem na criação de indicadores de boas práticas na Educação Infantil.