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Como ser um líder intercultural de sucesso

por Marcello Vinicius de Freitas Ferreira Última modificação 2021-02-25T14:36:50-03:00

Fazer negócios globalmente é uma obrigação no ambiente altamente competitivo de hoje, pois abre novos mercados e grupos de talentos mais amplos. No entanto, se você está gerenciando uma equipe cultural e geograficamente dispersa, pode ser um desafio.

Teleconferências de madrugada e tarde da noite, projetos lentos, barreiras linguísticas, conflitos de opinião, atitude e abordagens para trabalhar. Quer suas equipes estejam no Pacífico, Ásia, Europa, Estados Unidos ou em outro lugar, as dificuldades são as mesmas.

A boa notícia é que, com a abordagem e o know-how corretos, é possível superá-los e fazer com que sua equipe multicultural atinja os objetivos de negócios.

O primeiro passo para uma liderança intercultural de sucesso é ter compreensão clara de como é uma equipe global vencedora.

Para traçar um quadro claro, especialistas identificaram cinco características ou “cinco Cs” de equipes multiculturais de alto desempenho: coesão, colaboração, consenso, cooperação e competências culturais. Trabalhar para garantir que sua equipe reflita isso é a chave para o sucesso.

Liderança com visão clara


O executivo sênior global Richard Jonker, via LinkedIn, diz que para gerenciar com sucesso uma equipe multicultural você precisa, primeiro, posicionar-se não apenas como gerente, mas como um líder. Alguém que assume o controle, cria valor e auxilia a sua equipe a crescer.

Além de ser assertivo, honesto e transparente, o que pode ajudar a criar confiabilidade e confiança, definir regras e expectativas claras, criar processos de trabalho altamente estruturados e implementar as ferramentas e sistemas certos. Ainda mais importante, defina claramente a visão da sua equipe.

Comunicar uma visão ou missão universalmente compreendida pode ajudar a inspirar e motivar uma equipe díspar. Quanto mais você reforça essa visão, esclarece a parte de todos em alcançá-la e incentiva a colaboração, mais coesão você criará – e mais fácil será seu trabalho.

Gerenciamento intercultural


Em equipes globais, as diferenças culturais podem causar problemas. De estilos de comunicação variados a prazos aceitáveis, linguagem corporal e como mudanças são tratadas, em todos os lugares e todos fazem as coisas de maneira um pouco diferente.

Os países ocidentais, por exemplo, valorizam a assertividade, ao passo que as culturas asiáticas, como a China e o Japão valorizam mais a autoridade, a harmonia e manter as aparências. Os franceses não gostam de enviar e-mail depois do expediente, na Índia 15 minutos de atraso é considerado pontual, e nos Emirados Árabes Unidos o horário da oração é mais importante que um telefonema.

Diferenças como essas podem criar barreiras e mal-entendidos se não forem gerenciadas. Por isso, conhecer essa mistura cultural, bem como as personalidades individuais da sua equipe, demonstrar competência intercultural e construir consciência cultural é vital.

Como líder você precisa se preparar. Organize um treinamento de orientação cultural e use ferramentas como a Hofstead’s Insights para ajudá-lo a entender melhor, prever e lidar melhor com as diferenças. Além disso, faça com que as pessoas compartilhem seus pensamentos e percepções. A partir disso, você pode começar a concordar com as normas aceitáveis e começar a avaliar o que as diferenças trazem para os negócios.

Superando as barreiras do idioma


Além das diferenças culturais, o idioma pode também causar problemas em equipes globais. Um estudo sobre o impacto das barreiras linguísticas em equipes multinacionais descobriu que essas barreiras inibiam a formação de confiança – a cola que mantém a maioria dos relacionamentos colaborativos juntos – de várias maneiras.

Aqueles do outro lado podem sentir ansiedade, interpretar mal o que é esperado deles e retrair.

Há muitas coisas que você pode fazer para superar isso e reconstruir a confiança. Peça aos membros de língua nativa da equipe para desacelerar a fala e simplificar o vocabulário. Além disso, seja um facilitador durante as reuniões para garantir que todos tenham sua vez, repetindo o que é dito para esclarecimento.

Você também deve pensar em oferecer cursos de idiomas para os membros da equipe que não são nativos para ajudar a aumentar a proficiência e a confiança deles. Além disso considere aprender outros idiomas – benéfico para lidar com clientes internacionais também – e incentiva sua equipe a fazer o mesmo.

Eliminando a distância social


De acordo com o Tsedal Neeley, Professor de Harvard e especialista em negócios globais, estrutura, processo, linguagem, identidade cultural e tecnologia (SPLIT) podem ser fontes de distância social e criar baixa conexão emocional, bloqueando a construção de relacionamentos e a confiança.

As etapas simples que ele recomenda para superar isso inclui videoconferências, encorajamento de bate-papo no início das reuniões e a criação de redes sociais da equipe. Na empresa de tecnologia norte-americana GitLab, membros da equipe desfrutam de coffee breaks virtuais – videochamadas onde podem fazer uma pausa para socializar. As refeições da equipe virtuais são um conceito similar.

De acordo com um estudo da Deloitte, a socialização virtual não estruturada ou “momentos mais frios” virtuais como esses permitem que as pessoas se conheçam e tenham um sentimento mais profundo de inclusão. Eles também incentivam o desenvolvimento de ideias inovadoras.

No final das contas, porém, nada é melhor do que o cara a cara, portanto reserve um tempo para os membros da sua equipe e faça visitas regulares a outros locais. Isso o tornará mais visível e acessível. Além disso, organize viagens fora do local de trabalho, onde sua equipe global possa se reunir para se relacionar.

Desafios práticos, diferenças culturais, barreiras linguísticas e distância social podem criar confusão e impedir coesão, construção de relacionamentos e confiança. Infelizmente, isso pode ter efeito indireto na felicidade, criatividade e produtividade da equipe.

No entanto, ao assumir uma posição de líder intercultural, entender, abraçar as diferenças culturais e incentivar pessoas a serem sociáveis, pode torná-lo um líder intercultural de sucesso com uma equipe disposta a trabalhar, realizar e vencer com você e com todo o time.


*Esse conteúdo foi produzido pela Berlitz, empresa parceira da Educação Metodista. Quer aprimorar seus conhecimentos e aprender outro idioma? Conheça nossa parceria com a Berlitz. Preços promocionais para alunos, docentes e funcionários da Educação Metodista.

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