Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Trilha de Aprendizagem facilita o ensino a distância na Metodista

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2022-02-14T16:42:00-03:00
Tema foi debatido na Semana Atualizo 3.0 deste primeiro semestre

A forma de estudar e ensinar tem método e na Educação Metodista a Distância (EAD) segue o conceito de Trilha de Aprendizagem. Trata-se de um conjunto de ações que busca desobstruir o relacionamento professor-aluno, tornando as aulas planejadas e fluídas.

Além disso, há recursos digitais que tornam possível aos estudantes aprender com outras ferramentas, como animações, vídeos, livros digitais, áudios e softwares, entre outros. “A Metodista tem equipe de produção que pode auxiliar no desenvolvimento desses recursos”, mostrou professor José Adriano Silva de Oliveira, que falou na Semana Atualizo 3.0 deste 1º semestre sobre Trilha de Aprendizagem, na tarde de 9 de fevereiro.

Diagnóstico e webfólio

Ao lado da também docente Maria Eliane de Souza, Adriano Oliveira expôs como a trilha ajuda o aluno a ter melhor compreensão do conteúdo escolar por meio de passo-a-passo que o professor segue denominado Elementos Obrigatórios da Trilha de Aprendizagem. Esse leque vai desde a avaliação diagnóstica de cada turma de alunos para promover eventual ajuste nas aulas, passa pela bibliografia a ser utilizada, pelo uso de recursos educacionais digitais, webfólio, além de um desafio aos alunos para sintetizar o que foi aprendido ao final de cada módulo, entre outros.

“Webfólio promove aprendizagem por meio de linguagens verbais e não-verbais, como por exemplo imagens, infográficos, podcast. A produção de um webfólio é desenvolvida por etapas, ou seja, uma única atividade é subdividida em partes”, explicou.

Acompanhe a íntegra da apresentação.

Participe da Semana Atualizo 3.0 2022-1. Veja a programação.

Capturar1.PNG  Capturar4.PNG

Reportar Erros