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Treinar e vencer o medo são fundamentais para a boa comunicação, diz especialista

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2021-03-19T10:02:37-03:00

Comunicar vai muito além de apenas falar. Envolve desde a emoção que se empresta às palavras, até a gesticulação do corpo e a empatia com o público receptor da mensagem. “Nascemos comunicadores, ao emitir o primeiro choro. Mas para convencer as pessoas do seu propósito, o primeiro a estar convencido deve ser você mesmo”, falou a atriz, narradora, locutora e comunicadora Mabel Cezar em evento de boas-vindas ao ano letivo da Universidade Metodista de São Paulo, na noite de 12 de março último.

Fundadora da Sociedade Brasileira de Dublagem (SBD), Mabel passou várias recomendações para quem precisa falar em público em reuniões, palestras e até numa entrevista de emprego. Treinar o texto e a fala é condição número 1 para essas ocasiões, pois “dificilmente acertamos na primeira”. E vencer o medo é a regra número 2, já que o temor se manifesta no rosto e na verbalização da mensagem.

“Para não ter medo, é preciso ter desejo. Desejo de arrasar numa exposição e desejo de impressionar na entrevista”, afirmou a palestrante ao falar sobre Comunicação Autêntica para Valorização Profissional, que ela chamou de comunicação para viver melhor.

Exercícios respiratórios e com a boca e língua costumam ser aliados para descontrair. Podem ser feitos em alguns segundos. Soltar as mãos e o corpo em gestos naturais, sem exageros, também causam boa impressão, recomendou Mabel. “Também é importante a frequência que você emite ao falar, a emoção que se escolhe para aquele momento”, prosseguiu.

Locutora oficial da Rede Globo desde 2013 e conhecida por dar voz a Luluzinha, Minnie (Disney) e Jessie da série Toy Story, entre outros, Mabel Cezar disse que a insegurança é adversária da boa comunicação. Não se deve começar nenhuma apresentação com frases como “vou tentar” ou “eu acho” ou pedido de desculpas. “Isso causa desconforto a quem está ouvindo e mostra que você não sabe o suficiente sobre o tema”, afirmou.

Acompanhe aqui a íntegra da palestra, uma iniciativa do Relacionamento Corporativo da Metodista, sob coordenação de Ângelo Baroni, e do reitor e professor Marcio Olivério.

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