Tese de egressa recebe Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses
A egressa do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, doutora Cecília Toseli, recebeu a Menção Honrosa da Capes pela sua tese "Entre o fim e a continuidade: A memória norte-israelita do exílio de Samaria, história, tradição e literatura”, com a orientação do professor José Ademar Kaefer.
Cecília fez um extenso trabalho de pesquisa bibliográfica e arqueológica para compor o ponto central da temática escolhida. A “Memória de Samaria” foi essencial para desenvolver diversas tradições que se tornaram parte da própria identidade judaica, tais como a tradição da aliança de Javé, do Êxodo-Deserto, do casamento de Javé e da morte e retorno de Efraim.
"O prêmio faz jus ao mérito de Cecília, que com a sua tese inaugura uma nova etapa de pesquisa no mundo da Bíblia. É também um mérito de todo o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião que resiste aos desafios com pesquisas de excelência”, comenta Kaefer.
O PPG em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo possui um histórico de premiações e destaques como a tese de João Batista que em 2019 recebeu Menção Honrosa, e Silas Klein em 2020 com os Prêmios Capes das áreas de Teologia e Ciências da Religião e de Humanas. Ambos seguem pesquisando e atuando como docentes.