Tecnologia salvou o dia a dia na pandemia, diz prof. Karin a alunos de ADM-Comex
Pressionada a se confinar em casa durante um ano e meio – e alguns seguem no isolamento –, a humanidade foi desafiada a não paralisar as rotinas básicas. E foi a tecnologia o braço forte da vida on-line que se impôs ao mundo. “A tecnologia nos ajudou a sobreviver, seja no trabalho, nos estudos, contatos pessoais ou nas compras”, resumiu professora Karin Muller em palestra a alunos de Administração-Comércio Exterior da Universidade Metodista de São Paulo na noite de 4 de novembro.
Segundo ela, muitos aprendizados desse período vão ficar, costurando o “novo normal”. Apesar das perdas humanas e tombos de empresas que fecharam, o saldo é positivo. “Caiu o tabu de que home-office é improdutivo e pessoas ficam ociosas. Muitas empresas enxugaram custos, fecharam escritórios e mantiveram apenas uma pequena sede, abraçando de vez a tecnologia e permitindo trabalhos remotos dos colaboradores”, citou.
Outra oportunidade trazida sobretudo aos pequenos negócios foi a abertura para o e-commerce, dinamizando negócios on-line pelos cliques de antigos e novos clientes. A inteligência artificial ganhou papel fundamental no novo cenário do e-consumidor, citou prof. Karin, na medida em que facilita o acompanhamento da experiência do usuário na internet.
Sobre a área da educação, a docente da Metodista, que coordena os cursos de Gestão de Conteúdo em Comunicação e Publicidade e Propaganda, entende que aulas presenciais ainda são importantes nos Ensinos Básico e Fundamental devido à necessária interação pessoal exigida por crianças e adolescentes. Mas vê com tranquilidade o ensino a distância ou híbrido nas universidades, que têm público mais maduro e ocupado com estágios ou já exercendo a profissão.
Acompanhe a íntegra do encontro do programa “Alunos Convidam”, cujo tema foi Avanço da Tecnologia em Tempos de Pandemia, mediado pelos alunos Giovanni Falasca e Luiza Dantas.