Setor de Produtos Artesanais realiza ação com música nos setores administrativos
“Você também pode ajudar a vida aqui a melhorar. De mãos dadas podemos fazer um mundo melhor para viver” é trecho da música “Arrumando o Mundo” de autoria da Igreja Metodista - 6° Seminário de Arte Musical - SP, cantada pelos colaboradores do Setor de Produtos Artesanais (SPA) na manhã de 14 de março último nos edifícios Ni e Ró onde se encontram os setores administrativos da Umesp, como forma de representar a presença do grupo na instituição.
“O Setor de Produtos Artesanais é formado por pessoas com deficiência intelectual e sabemos que a música é uma linguagem muito importante para eles”, declarou Cláudia Cezar, coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Metodista de São Paulo.
A ação contou também com entrega de blocos de rascunho feitos pelos próprios colaboradores, responsáveis por toda a criação. “Eles fazem as pinturas, os cortes e montagem. As folhas são materiais reutilizados da própria instituição”, aponta a arte educadora Fernanda Reis.
O objetivo do projeto é auxiliar por meio do artesanato, teatro e música o crescimento e desenvolvimento das habilidades da pessoa com deficiência para o mercado de trabalho e o próprio desenvolver autônomo. “Por conta da pandemia, o grupo ficou afastado por cerca de dois anos e isso causou um retrocesso. Com a música estimulamos a criatividade, memória e atenção, potencializando o desenvolvimento cognitivo”, comenta Fernanda.
A produção de artesanatos gerou parcerias com outros setores da instituição como Espaço Metô para vendas, o Processo Seletivo na criação de Kits para candidato e Manutenção Geral para a decoração de Natal.
Veja mais fotos e vídeos aqui.