Representatividade e Inclusão foi tema de abertura do ENCOAD 2023 do CRA-SP
O maior evento anual do CRA-SP o ENCOAD, que contou com presença on-line dos cursos de Gestão e Negócios da Universidade Metodista de São Paulo, teve como abertura o tema “Diversidade e Inclusão”, ministrado pela fundadora da Blend Edu e LinkedIn Top Voice, Thalita Gelenske.
“Quando me formei em 2011, o que não é tanto tempo, eu não escutei sobre Gestão da Diversidade. Não era uma disciplina que os professores, faculdade e mercado de trabalho abordavam. Só me deparei com esse assunto quando comecei a trabalhar no RH de uma grande empresa brasileira”, comentou Thalita, na palestra inicial do ENCOAD 2023, realizado entre 13 e 14 de setembro últimos.
O tema “Representatividade e Inclusão” cresceu com o tempo no mercado de trabalho, mas não significa que essa diversidade esteja em cargos de liderança. “Apesar de mais da metade da população brasileira ser composta por mulheres, se pegarmos os cargos de alta liderança das 500 maiores empresas, apenas 13% estão na composição de colaboradores. Esse número diminui para 0,4% se forem mulheres negras”, apontou.
As empresas perceberam que a desigualdade que existente no Brasil se reproduz no ambiente de trabalho. Thalita comentou que além de terem essa percepção e saberem que possuem papel de promover essa mudança para as equipes, enxergam que quanto maior a diversidade na organização, melhores são os produtos e serviços para atender clientes diversos.
“As empresas começam a entender que ter diversidade no quadro de colaboradores proporciona melhor inovação, colaboração, maior conexão com o mercado consumidor e uma construção de marcas mais fortes”, pontua.
Outro fator que ajudou o assunto a ganhar força dentro das organizações foram grandes investidores globais dizendo que iriam priorizar empresas com maior diversidade e sustentabilidade. “A própria NASDAQ, bolsa de valores dos Estados Unidos, chegou a dizer que se a empresa não apresentar evolução nos seus índices, pode ser desalistada da bolsa. Imagina o impacto para uma empresa que comercializa suas ações na bolsa de Nova York”, perguntou, finalizando: “Com isso, as corporações perceberam que esse tema possui impacto social, resultado nos negócios e ampliação da capacidade de receber investimento”.
Estes foram os temas abordados no primeiro dia do evento, cuja íntegra pode ser vista aqui. Veja também como foram os debates do segundo dia.
13/09/2023 | QUARTA-FEIRA
9h - Abertura oficial - Presidente do CRA-SP;
09h20 - Faixa especial com Paula Esteves - Sócia e CO-CEO da Cia de Talentos;
09h55 - Painel: Desenvolvimento humano;
11h - Finanças: a preferida dos profissionais;
11h35 - Profissional que controla a cadeia produtiva;
12h10 - Painel: Uma visão global;
12h40 às 13h10 - Intervalo;
13h10 - Painel: Força feminina no mercado de trabalho;
13h45 - Faixa especial com Carol Milters - Escritora, Palestrante e Consultora de Saúde Mental;
14h20 - Momento institucional: relações acadêmicas do CRA-SP;
14h40 - Painel: Universo ESG;
15h45 - Faixa especial com Carolina Dostal - Diretora da ABRH-SP; Especialista Linkedin; Mentora de Carreira;
16h20 - Momento institucional: registro no CRA-SP;
16h40 - Faixa especial com Ana Chauvet - CEO da i9hunter e Linkedin Top Voice;
17h15 - Competências do administrador na gestão condominial;
17h50 - Painel: Inteligência, estratégia e cenário futuro.