Pós-Graduação em Educação promove minicurso sobre "Formação docente na perspectiva de Paulo Freire: diálogos entre Brasil e Portugal"
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) realiza, nos dias 1º, 8 e 29 de abril, encontros para abordar a temática "Formação docente na perspectiva de Paulo Freire: diálogos entre Brasil e Portugal". O projeto é resultado da parceria com professor Joaquim Melro, diretor do Centro de Formação Escolas António Sérgio – Lisboa, Portugal.
As aulas serão transmitidas para os dois países e contam com os seguintes assuntos e palestrantes:
1º de abril - "Paulo Freire e os desafios da docência: dialogicidade e educação problematizadora", com a professora Elisabete Ferreira Esteves Campos - PPGE
08 de abril - "Verbalismo e a palavra libertadora" , com professor Marcelo Furlin - PPGE
29 de abril - "Desafios à formação de professores em cenários de educação e sociais inclusivos sob a lente de Paulo Freire", com professor Joaquim Melro, diretor do Centro de Formação Escolas António Sérgio - Lisboa, Portugal
Horários:
Brasil - 13h30 às 15h
Portugal - 17h30 às 19h
Para participar, basta acessar o link de transmissão pela Plataforma Teams.
Sobre os palestrantes (ordem alfabética)
Professora Elisabete Ferreira Esteves Campos
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa “Políticas de Gestão Educacional e de Formação dos Profissionais da Educação” e do “Grupo de Estudos Paulo Freire”. Coordena a pesquisa “Carta da Terra no contexto de políticas e processos educacionais”. É membro da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação.
Professor Joaquim Melro
Licenciado em Filosofia, mestre e doutor em Educação. Foi bolseiro da FCT e do Ministério da Educação, desenvolvendo a sua tese de doutoramento sobre inclusão de estudantes adultos surdos em escolas do ensino regular no ensino noturno, dando continuidade à investigação para desenvolvimento em prol da valorização das comunidades surdas, dando-lhes poder e voz. Exerce o cargo de diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio, em Lisboa, tendo organizado com colaboradores diversas ações de formação, congressos, colóquios, conferências e seminários dedicados à efetivação de princípios e práticas de educação e sociedades mais inclusivas.
Professor Marcelo Furlin
Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização em Português: Língua e Literatura pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Especialização em Liturgia, Ciência e Cultura pela PUC-SP. Licenciatura em Letras pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UMESP. Docente da Faculdade de Teologia/UMESP. Líder do Grupo de Pesquisa NARRARE – Formação Docente e Narrativas. Pesquisador-colaborador na Universidade Federal do ABC (UFABC). Examinador Oficial da Universidade de Cambridge. Cooperação com a Universidad Complutense de Madrid. Vice-presidente da Rede Visões Cruzadas sobre a Contemporaneidade, sediada na Universidade de Coimbra, Portugal.