Programa Aquarela realiza primeiro "Tarde na Universidade" de 2020
O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Metodista de São Paulo promoveu o primeiro encontro “Tarde na Universidade” de 2020, oferecido pelo Programa Aquarela – 3ª Idade na Universidade, nesta última quarta-feira (03).
O objetivo do encontro foi celebrar as conquistas do programa, que existe há nove anos e tem caminhado para a autossustentabilidade, e apresentar as atividades que ocorrerão a partir de março.
“Ao longo dos anos, os próprios participantes foram se oferecendo como voluntários para repartirem seus conhecimentos, então este programa tomou um viés de sustentabilidade. A professora de artes, por exemplo, faz muitas coisas na linha de artesanato e ela é voluntária.", afirma Cláudia Cezar, coordenadora do NAC e do Programa Aquarela.
A música ficou por conta do grupo “Violão no Canto", integrado por alunos do Aquarela e que encantou a todos com “Hallelujah”, de Leonard Cohen, na abertura.
Novidades e expectativas
Além do grupo, foram realizadas palestras mostrando como funcionam as oficinas, que são divididas em módulos e com temas que vão de acordo com o interesse dos participantes. Nesta edição, os participantes também poderão aprimorar seus conhecimentos com aulas de idiomas, como inglês, espanhol, francês e italiano. Das quatro oficinas, três serão mediadas por professores voluntários.
“O que nós esperamos para este ano é ampliar a quantidade de alunos no Aquarela. Muitas pessoas chegam aqui e falam que não sabiam que ele existe e nosso desejo é que este projeto chegue até outros idosos, sejam da região, ou fora dela.", reforça Cláudia.
Atualmente, o Programa Aquarela tem, em média, entre 130 a 150 alunos por semestre e vem mudando a qualidade de vida de muitas pessoas da região do ABC Paulista. “Estou no projeto há 6 anos, comecei como aluna de informática e depois me tornei auxiliar. O Aquarela foi muito bom para mim porque não gosto de ficar ociosa, fez bem para o meu corpo e o espírito também.”, afirma Maria Elisa Puerta Petit, participante do programa.
"Uma Tarde na Universidade" foi encerrado pelo pastor Filemon de Assis, que conduziu uma oração de agradecimento pelo encontro.
Como participar
Para participar das oficinas é necessário ter acima de 60 anos e realizar as inscrições, que vão até 20/02/2020, mediante vagas.
Interessados deverão comparecer no Núcleo de Arte e Cultura, localizado no Edifício Sigma, campus Rudge Ramos, com:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- R$ 70,00 para taxa de inscrição do semestre.
O valor da taxa é único e dá direto ao participante fazer até três oficinas no semestre. Acesse aqui e saiba mais informações sobre módulos e oficinas.