Prof. Marcelo explica no Estadão o vínculo entre cenas de desastres e religião
O forte apego aos conteúdos bíblicos pode explicar a associação que algumas pessoas fazem entre acontecimentos estranhos ou cenas de desastres climáticos, como enchentes e terremotos, e uma ocorrência religiosa.
Vídeo com centenas de peixes em uma estrada foi gravado após acidente de trânsito e não em uma enchente, como compartilhou um usuário do Facebook. As imagens circulam fora do contexto das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, mas sugerem que os peixes teriam caído do céu. Imediatamente, os comentários atribuíram a cena a um fenômeno divino, tipo “é coisa de Deus”. Já houve 11 milhões de visualizações.
Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o professor Marcelo da Silva Carneiro, da Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, atribui a reação a uma interpretação literal da Bíblia. “Certas literaturas bíblicas têm realmente um escopo de desastre. Isso aparece principalmente no material apocalíptico. Estamos falando de 600 anos antes de Cristo, quando a base do pensamento não era científica. Todos os fenômenos da natureza eram lidos e compreendidos numa perspectiva mítica, da ação dos deuses”, disse o docente.
Leia a íntegra da matéria.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 10/05/2024