Prof. Ibrahim incentiva exercícios físicos em qualquer idade, mas alerta que academias livres precisam de supervisão
Duas pessoas com 80 quilos não são necessariamente iguais. Uma pode ter 1,90 metro e outra apenas 1,60 metro. Uma pode ser iniciante, outra já possui força muscular. Por isso, características físicas diferentes pedem exercícios físicos com cargas e velocidade diferentes. É o chamado treinamento com o princípio da especificidade.
“O ideal é que nas academias ao ar livre haja um ou dois profissionais e mesmo estagiário de educação física para orientar os praticantes”, afirma professor Ibrahim El Hayek, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Metodista de São Paulo e professor de Biomecânica nas áreas esportiva e ortopédica. Em entrevista à TV Repórter Diário, ele falou sobre a proliferação de academias livres nas praças do Grande ABC e cuidados que se deve ter com o corpo, mas incentivou a prática de exercícios em qualquer idade.
“Desde criança é possível começar. Quanto mais atividades físicas, mais benefícios o corpo acumulará para uma 3ª idade com qualidade de vida”, afirmou o docente, dizendo que também não há teto de idade: pode-se começar aos 50, 60 e até 70 anos.
“O corpo humano foi feito para o movimento, não para sedentarismo. Quanto mais exercícios, mais os ossos e músculos se fortalecem e mais flexíveis ficam as articulações. O contrário, o sedentarismo, enferruja o corpo”, citou.
Acompanhe a entrevista realizada na tarde de 20 fevereiro último.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 23/02/2023