Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Prof. Ibrahim incentiva exercícios físicos em qualquer idade, mas alerta que academias livres precisam de supervisão

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2023-02-23T13:09:26-03:00

Duas pessoas com 80 quilos não são necessariamente iguais. Uma pode ter 1,90 metro e outra apenas 1,60 metro. Uma pode ser iniciante, outra já possui força muscular. Por isso, características físicas diferentes pedem exercícios físicos com cargas e velocidade diferentes. É o chamado treinamento com o princípio da especificidade.

“O ideal é que nas academias ao ar livre haja um ou dois profissionais e mesmo estagiário de educação física para orientar os praticantes”, afirma professor Ibrahim El Hayek, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Metodista de São Paulo e professor de Biomecânica nas áreas esportiva e ortopédica. Em entrevista à TV Repórter Diário, ele falou sobre a proliferação de academias livres nas praças do Grande ABC e cuidados que se deve ter com o corpo, mas incentivou a prática de exercícios em qualquer idade.

“Desde criança é possível começar. Quanto mais atividades físicas, mais benefícios o corpo acumulará para uma 3ª idade com qualidade de vida”, afirmou o docente, dizendo que também não há teto de idade: pode-se começar aos 50, 60 e até 70 anos.

“O corpo humano foi feito para o movimento, não para sedentarismo. Quanto mais exercícios, mais os ossos e músculos se fortalecem e mais flexíveis ficam as articulações. O contrário, o sedentarismo, enferruja o corpo”, citou.

Acompanhe a entrevista realizada na tarde de 20 fevereiro último.

Capturar2.JPG

Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 23/02/2023

Reportar Erros