Procurador do Estado de São Paulo realiza palestra para membros do Grupo de Estudos em Direito Penal
Norberto Oya é procurador do Estado de São Paulo e palestrou no último encontro do Grupo de Estudos em Direito Penal "Flávio Wilson Bortoti". O encontro - que reuniu cerca de 30 pessoas - aconteceu no dia 6 de maio último, no auditório do Edifício CAPA.
Antes da aula iniciar, a aluna do curso de Direito e participante do grupo, Maria Vanusa da Rocha, apresentou pesquisa intitulada "Violência contra a mulher na pandemia". Ela apresentou dados, estudos de caso e leis relacionadas ao tema. A ideia é que a pesquisa da aluna vire um artigo científico.
Após a apresentação da estudante de Direito da UMESP, Norberto Oya iniciou sua fala contando um pouco sobre o início da sua história no mundo do trabalho. De origem humilde, ele trabalhou em diferentes áreas até chegar ao Direito, pois precisou ajudar a família. Ele contou histórias, explicou um pouco sobre as suas atividades como Procurador do Estado e encorajou os alunos. "Deem valor para este grupo de pesquisa. Aproveitem a oportunidade que vocês estão tendo. O que a Maria Vanusa fez aqui é algo ímpar, pois é preciso que vocês saiam da zona de conforto. Acreditem no sonho de vocês, seja ele qual for", declarou Norberto Oya.
"O grupo é uma espaço democrático e de debate. O nosso objetivo é que os alunos do primeiro semestre consigam dialogar com os estudantes do último ano. Nós já trouxemos para interagir com os alunos desde médicos legistas até peritos criminais, jornalistas, entre outros profissionais. O caráter principal do grupo é trazer assuntos da sociedade para dentro da universidade. É um grande palco de debate. A presença do convidado de hoje foi muito importante, pois nosso objetivo é que nossos alunos também tenham a possibilidade de trilhar uma trajetória de sucesso", afirmou Fernando Shimidt de Paula, professor do curso de Direito e coordenador do grupo de estudos.
Ao final da programação, o convidado sorteou um exemplar do Vade Mecum entre os membros do grupo.