Saco ecológico e marmita fitness inspiram alunos de Comex e ADM nos Planos de Negócios 2023
De olho na recente adesão da Bolívia ao Mercosul e em nova lei aprovada no país para redução dos resíduos plásticos, a Assessorlar elegeu o mercado boliviano para ingressar no mercado externo. Conforme Plano de Internacionalização para a marca desenvolvido por alunos de Comércio Exterior da Universidade Metodista de São Paulo, o saco ecológico Lav-Magik pode ser utilizado tanto para lavar roupas frágeis como para acondicionar alimentos, entre outros.
“A Bolívia começou a adotar forte cultura ambiental para descarte de resíduos plásticos e o Lav-Magik vem ao encontro desse objetivo porque é reaproveitável e multiuso”, afirma um dos alunos do grupo, Matheus Benvindo. Pelo plano elaborado, levando em conta classificação do produto, transporte e desembaraço, 5 unidades de tamanhos diferentes do produto tem custo de importação bastante competitivo de US$ 9, contra US$ 12 se fabricado no mercado boliviano.
Além de Planos de Internacionalização, a Feira de Negócios realizada em 2 de dezembro passado durante o Metodista Campus Experience reuniu também turmas de Administração e os TCCs de 2023. Entre as apresentações de ADM esteve a Marmitaria Saumita, idealizada pelos alunos para atuar no ramo da alimentação saudável e venda por meio de plataformas digitais, como iFood e app próprio. Segundo o grupo, trata-se de uma tendência em crescimento que combina conveniência, alimentação saudável e tecnologia.
“Queremos fazer um cardápio selecionado, básico e nutritivo, sem ser gourmet. Os preços vão de R$ 17 a R$ 35 para atender ao público corporativo no entorno da cozinha, na Vila Mariana, na Capital, e também clientes residenciais que podem pedir pelo app. A capacidade inicial é de 142 marmita por dia”, explicou o representante do grupo, Estevan José de Souza. A escolha por trabalhar com dark kitchen (aluguel de uma cozinha pré-montada) permitirá amortecer o investimento em três meses, calcularam os alunos. Veja abaixo os trabalhos apresentados:
Planos de internacionalização
- PROTMED - O plano consiste na exportação de aventais para os Estados Unidos com objetivo de aumentar as vendas, diversificar clientes e mercados de atuação, fortalecendo a marca e reduzindo custos.
- TOP-X AÇAI - O principal foco é tornar a companhia reconhecida mundialmente e aumentar a lucratividade. A China foi originalmente interessante para a marca por diferenciar e explorar novas comercializações.
- MAXXI KIT - A exportação busca obter reconhecimento global e aumentar a lucratividade da marca. O mercado mexicano foi escolhido para explorar novas oportunidades comerciais.
- ASSESSORLAR – Por meio do saco ecológico Lav-Magik, o plano reúne os principais fatores a serem considerados na venda externa para a Bolívia, que aprovou recentemente lei ambiental para consumo de plásticos.
Planos de Negócios - ADM
- Saumita – A marmitaria tem como objetivo atuar no ramo da alimentação saudável e venda por meio de plataformas digitais, uma tendência em crescimento que combina conveniência, cardápio fit e tecnologia.
- Agilis Serviços - Plataforma de cotação online especializada em órtese, prótese e material especial (OPME). Oferece recursos e funcionalidades que simplificam e otimizam a aquisição, autorização e faturamento desses produtos médico-hospitalares.
- Brash - Fintech que busca nova maneira de enxergar as finanças pessoais. O objetivo do aplicativo é ajudar a organizar as contas de forma objetiva, oferecendo visibilidade de onde estão ocorrendo gastos e focando nas metas do usuário.
- PropBack - Empresa de logística reversa, que engloba desde coleta dos materiais por meio de totens, limpeza e granulação até retorno do insumo (polipropileno) ao consumidor final. O compromisso é combater descarte inadequado de materiais plásticos, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
- Clothesfly – Aplicativo de consultoria de imagem que reúne profissionais para auxiliar o usuário a se vestir de acordo com seu perfil.
Veja aqui a íntegra das propostas.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 04/12/2023