Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Pesquisadores do PósCom têm trabalhos aceitos no Simpósio Migrações Transnacionais

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2024-07-22T16:07:08-03:00

Seis doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo tiveram trabalhos aceitos e integrarão o time de pesquisadores que participarão do Congresso de Migrações Transnacionais: Fluxos e rastros intersubjetivos comunitários e comunicacionais interculturais, a ser realizado entre 12 e 16 de agosto próximo no campus Maracanã da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O evento integra o IX Congresso do Núcleo de Estudos das Américas e reunirá áreas de saberes e instituições distintas, em mais de 20 mesas de trabalho, para refletir e debater a América Latina e os Desafios da Mundialização. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural – Diaspotics, vinculado à Escola de Comunicação (ECO) e ao Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O simpósio reúne pesquisas e experiências especialmente de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado de diversas áreas do conhecimento sobre as migrações. O evento será gratuito e terá como produto final um caderno de resumos expandidos.

Deslocamento forçado e migrantes idosos

Sob coordenação da professora do PósCom Camila Escudero, também pesquisadora fundadora da plataforma de dados Brasileiros no Exterior e do Grupo de Pesquisas Diaspotics, os estudos mostram a interseccionalidade relacionada aos temas dos fluxos migratórios: deslocamento forçado das Pessoas com Deficiência, migrantes idosos, a comunicação pública, abordagem educacional infanto-juvenil e as ações de suporte aos brasileiros residentes no Exterior durante a pandemia da Covid-19.

“A participação dos alunos do PósCom no congresso é muito importante, tanto por incentivar o diálogo com outros pesquisadores como pela experiência acadêmica de apresentar um trabalho fora da universidade de origem”, afirma professora Camila Escudero. “É uma oportunidade enriquecedora de desenvolvimento acadêmico e pessoal.”, complementa. O time da Metodista apresentará suas pesquisas no dia 13 de agosto.

Os pesquisadores da Umesp que tiveram os trabalhos aceitos são Adriana C. A. do Amaral, Amanda Ganzarolli, Helena Schiavoni Sylvestre, Ieda Litwak, Marcelo Damasceno e Renata Eisinger, além da prof. Camila Escudero,

Mais informações em https://www.brasileirosnoexterior.org/

Confira os trabalhos inscritos.

Reportar Erros