Pandemia e várias mudanças de domicílio não impediram aluna de concluir curso de Pedagogia EAD
Dois anos de pandemia de Covid-19 e outros dois anos de mudanças de domicílio para outro Estado com filho ainda pequeno não desanimaram Keli Cristina Brito de concluir em dezembro último seu curso de Pedagogia pela Educação Metodista a Distância. Ela assegura que muito dessa conquista se deveu ao apoio do polo EAD de Juiz de Fora (MG), por onde estudou.
“Iniciei o curso em 2019, quando fiz o primeiro e segundo períodos, mas logo após, em 2020, surgiu meu primeiro desafio que foi a mudança para Bela Vista-MS com meu esposo e meu filho de quatro anos na época. Morei dois anos em Bela Vista, uma cidade que não oferecia muitos recursos e com sinal de internet muito ruim, além de acabar a luz diariamente. Diante dos obstáculos impostos pela cidade, surge o Covid-19, que agravou ainda mais minhas dificuldades”, conta ela, que se manteve determinada a continuar estudando a partir dos incentivos e auxílio que recebeu do polo de Juiz de Fora, em especial da coordenadora Fabiana Assis Campos .
Aos 39 anos de idade, Keli Brito diz que pretende já emendar uma pós-graduação para aumentar as oportunidades de ingresso na carreira. Segundo entende, Pedagogia é uma área vasta, que abre grande leque de possibilidades profissionais e culturais ‘É um desafio grande, mas, assim como as demais profissões, tem seus altos e baixos”, acrescenta, listando entre esses desafios o fato de lidar com o ser humano de perto, com parentes distintos e núcleos familiares variáveis. “Isso demanda muito esforço do profissional da área”, afirma.
Aptos às mudanças
Sentir-se provocada a novas experiências não assusta a ex-aluna da Metodista. Quando estava no 7º período do curso precisou transferir-se novamente de Estado e recomeçar, desta vez em Belo Horizonte (MG), com outras adaptações de endereços, novos ambientes sociais e escola do filho. “Mas sempre contando com apoio e suporte do polo Juiz de Fora”, ressalta.
Mudanças, aliás, já foram assimilidas por Keli Brito. Ela projeta cenários para o mercado de trabalho, que hoje se altera muito rápido. “Precisamos estar sempre aptos às mudanças, pois a tecnologia influencia na acessibilidade do nosso dia a dia, tornando-o mais simples e rápido. A tecnologia facilitou e aproximou muito as pessoas, inclusive nas formações profissionais”, conta ela sobre o novo mundo digital que apoiou sua graduação superior.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 13/01/2023