O que é o Metô Fashion?
Com um surgimento há mais de 20 anos no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo, o Metô Fashion é um Projeto Integrado (P.I) que faz parte da matriz curricular do curso, que visa a prática da criação de um evento de moda.
“É um evento super tradicional que estimulamos todos os anos. Tivemos uma pausa na pandemia, obviamente, mas voltamos. O Metô Fashion já foi feito no Vera Cruz, no Golden Shopping, no ginásio da universidade e agora (em 2024) na Praça Central”, comenta a coordenadora do curso de Publicidade, Karin Müller.
O Metô Fashion é integrado ao 6º semestre do curso, onde os alunos já possuem uma base teórica fortalecida de outros períodos, e assim conseguem colocar em prática tudo aquilo que foi ensinado anteriormente. “O Metô Fashion trouxe uma experiência imersiva no universo real do processo criativo e conceitual, tornando cada etapa ainda mais significativa”, comenta Núbia dos Santos Souza, 21, agora estudante do 7° semestre de Publicidade.
Impactos na vida profissional
A proposta do Metô Fashion foi a criação de uma campanha de verão para uma marca real, onde os alunos teriam que montar um stand e desfile, que aconteceu no dia do Metodista Campus Experience (MCXP), evento que a universidade abre as portas para a comunidade.
“Buscamos tornar o curso sempre alinhado à prática e somado à teoria. O aluno ter esse momento de sentir na pele como é fazer toda uma organização e ver tudo que planejou acontecendo, faz com que a gente dê para ele uma formação realmente diferenciada. Quando chega no mercado, ele possui essa experiência no portfólio”, fala Karin.
Pensando na ideia de algo que passe uma mensagem, o integrante Gutcho do grupo que trabalhou com a Estúdio Cena, marca que trabalha com roupas sob medida e tem como público-alvo mulheres negras e transexuais, pontua sobre a importância de uma proposta conceitual dentro da instituição.
“O motivo de termos escolhido o Estúdio Cena é por acreditar que moda é cem por cento redondo sobre comunicação e como a nossa cultura se espelha através disso. Eu continuo acreditando que estamos dentro de uma universidade contribuindo na formação acadêmica do meu país. Por isso eu deveria trabalhar com uma marca mais conceitual”, comenta.
Publicidade e Propaganda é a segunda formação de Gutcho, e ter realizado esse Projeto Integrado marcou o aluno pelo grande processo criativo que participou. “Minha primeira formação é Musicoterapia, então estou acostumado com processos muito criativos, difíceis e pessoais do que na comunicação. Mas pelo olhar das pessoas do meu grupo, eu percebia como estavam tão impressionadas com um processo criativo tão completo. O que foi muito do Lucas (dono da marca), que tem um processo tão detalhado”.
A representatividade na moda pelo olhar dos alunos
Uma das exigências do evento era que os alunos de Publicidade deveriam procurar por pessoas dentro da instituição que aceitassem desfilar. Após a proposta e pensando na representatividade que combina com o conceito da marca, Gutcho optou por escolher apenas modelos negras para o desfile.
“A Estúdio Cena é uma marca que tem como público-alvo e como projeto, se inspirar em mulheres pretas e transexuais. Fala muito sobre teatro, literatura, muitas coisas. Fico muito feliz do Lucas, ex-estudante de jornalismo da Metodista, ter aceitado trabalhar com a gente. Tudo que ele proporcionou para nós foi de muito aprendizado”, pontua.
Com o objetivo de destacar a brasilidade de forma autêntica, a aluna Lannara Nascimento Silva, 22, participante do grupo que trabalhou com a Mud Concept, realizou toda a campanha pensando em expandir a marca de streetwear, mas mantendo as raízes que vieram do Graffiti.
A aluna conta que a parceria aconteceu facilmente, já que a marca era exatamente o que procuravam para o projeto. “A escolha aconteceu de forma orgânica. A Mud Concept se conecta com a visão que queríamos e por serem tão receptivos e inovadores, contribuiu para o sucesso da campanha”, fala.
O grupo chegou a receber 1 prêmio e 2 certificados no PP Awards, premiação do curso de Publicidade da Metodista em parceria com o ABC da Comunicação (ABCCOM), que para Lannara, significou muito por validar o esforço e dedicação da equipe.
“O que mais me marcou no Metô Fashion foi ver nosso trabalho ultrapassar o viés acadêmico e se concretizar como algo real. Foi incrível perceber os resultados significativos da Mud, durante e depois do evento, por meio das redes sociais e vendas online. Criar algo do zero foi desafiador e gratificante, além de ser uma preparação valiosa para futuros desafios no mercado de trabalho”, finaliza a aluna.
Última edição: 12 de fevereiro de 2025
Matéria por: Cindy Lima
Imagens: Arquivo pessoal