Núcleo de Arte e Cultura e curso de Pedagogia promovem bate-papo on-line sobre "Educação e Resistência"
O Núcleo de Arte e Cultura, em parceria com a coordenação do curso de Pedagogia, promoverá na noite de 13 de maio, a partir da 19h30, bate-papo on-line com quatro doutoras negras sobre "Educação e Resistência". O objetivo é dialogar sobre o processo de construção da identidade negra e a educação como caminho de resistência a partir das histórias de vida das participantes, bem como de suas pesquisas. As convidadas são:
Andreia Fernandes
Mestra e doutora em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Fonoaudiologia e Teologia; especialista em prevenção às dificuldades na aprendizagem. É coordenadora nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista, onde atua na produção de material didático de educação cristã e formação de professores/as. Foi professora no curso de Pedagogia da Faculdade Zumbi dos Palmares. Dedica-se a estudos e pesquisas sobre educação e gênero dialogando também com temas como raça e religião.
Deise de Brito
Artista da dança e do teatro; educadora. Doutora em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP e mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Possui licenciatura em Teatro pela UFBA e formação técnica em Dança pela Escola de Dança da FUNCEB. Especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP. É fundadora e integrante do Núcleo Vênus Negra e co-fundadora e componente da Ouvindo Passos Cia. de Dança. Desenvolve pesquisas referentes a artistas negras a partir de diálogos entre corpo negro, ancestralidade, memória e arquivo.
Juliana Yade
Especialista em Educação do Itaú Social. Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Campos Salles. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC, instituição em que atuou também como pesquisadora. Foi professora de Educação Básica. Trabalhou com educação e relações étnico-raciais no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT. No mestrado pesquisou narrativas, memórias e histórias da população negra da cidade de Carapicuíba-SP, como estas influenciam no processo de formação da identidade e como as ausências dessas narratividades no que denominamos educação formal e informal atuam como um aparato de negação das identidades afro-brasileiras. No doutorado, pesquisou histórias de famílias negras que se constituíram no período pós-abolição.
Telma Cezar da Silva Martins
Doutora em Educação pela UNINOVE. Pedagoga, especialista em Educação Infantil e mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Experiência há mais de 30 anos na área da educação, como professora em seus vários segmentos e na coordenação do curso de Pedagogia na Faculdade Zumbi dos Palmares. É coordenadora editorial da Coleção Bem-te-vi, revista de educação cristã para professores(as) e crianças de 0-12 anos. Tem como tema de estudo: a inclusão das crianças negras no espaço escolar da educação infantil e o processo de branqueamento nas práticas educativas.
Quando: 13 de maio de 2020
Horário: das 19h30 às 22h
Link de acesso: https://us.bbcollab.com/guest/d61e045cc4694ddbba8cea36e30285b4