Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Natividade de Jesus vai além do 25 de dezembro, diz professor Ripoli ao portal Campos24Horas

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2022-12-15T07:33:52-03:00

Uma das datas mais importantes para a fé cristã, ao lado da Páscoa, o Natal tem sido celebrado para além do simbólico 25 de dezembro. "Vejo o significado do Natal, independentemente de alguém ter religião, como uma mensagem de amor e aproximação ao próximo”, afirma professor Fernando Ripoli, da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, em entrevista ao portal Campos24Horas.

Acreditar que Deus veio habitar entre os homens e se tornou um igual para difundir princípios como justiça e fraternidade tem sido o mote em torno da data. Tanto assim, que mesmo direcionado ao cristianismo, o nascimento de Jesus passou a inspirar muçulmanos, judeus e budistas, que não comemoram o Natal dentro de suas religiões, mostra a reportagem.

”É um momento de reflexão e de pensarmos no próximo segundo a mensagem de Jesus", afirma professor Ripoli, ao explicar que não existe informação clara nas escrituras sobre dia nem local do nascimento. O mais importante, porém, é a memória da passagem e ensinamentos de Crsito.

O 25 de dezembro é justificado pelo solstício de inverno celebrado na Europa. Os romanos festejavam essa data. A festa celebrando o Deus Sol foi, então, cristianizada.

Acompanhe aqui a matéria.

 

Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 15/12/2022

Reportar Erros