Natividade de Jesus vai além do 25 de dezembro, diz professor Ripoli ao portal Campos24Horas
Uma das datas mais importantes para a fé cristã, ao lado da Páscoa, o Natal tem sido celebrado para além do simbólico 25 de dezembro. "Vejo o significado do Natal, independentemente de alguém ter religião, como uma mensagem de amor e aproximação ao próximo”, afirma professor Fernando Ripoli, da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, em entrevista ao portal Campos24Horas.
Acreditar que Deus veio habitar entre os homens e se tornou um igual para difundir princípios como justiça e fraternidade tem sido o mote em torno da data. Tanto assim, que mesmo direcionado ao cristianismo, o nascimento de Jesus passou a inspirar muçulmanos, judeus e budistas, que não comemoram o Natal dentro de suas religiões, mostra a reportagem.
”É um momento de reflexão e de pensarmos no próximo segundo a mensagem de Jesus", afirma professor Ripoli, ao explicar que não existe informação clara nas escrituras sobre dia nem local do nascimento. O mais importante, porém, é a memória da passagem e ensinamentos de Crsito.
O 25 de dezembro é justificado pelo solstício de inverno celebrado na Europa. Os romanos festejavam essa data. A festa celebrando o Deus Sol foi, então, cristianizada.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 15/12/2022