Ex-aluna de Psicologia lança segundo livro sobre adoção de filhos
Formada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo em 1983, mãe adotiva e atuante em movimentos de adoção há vários anos, Maria Angélica Amarante dos Anjos acaba de lançar o segundo livro sobre o tema, reforçando sua dedicação ao direito à família e à convivência familiar para crianças e adolescentes, como preconiza a legislação. Histórias na Varanda, Conversas sobre Adoção e Vida, da PoloBooks, se soma às palestras, plataformas digitais e militância na Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção, na qual é dirigente.
“Passei a ser membro atuante do movimento nacional desde 2015. Busco esclarecer e responder às dúvidas sobre esta jornada tão especial e importante na vida das pessoas e da coletividade. Há muitos mitos e preconceitos que precisam ser esclarecidos sobre adoção, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e solidária”, afirma a psicóloga, cuja adoção de seu único filho, Jonas Henrique, em 2014, inspirou o primeiro livro, Fui Adotada aos 56 Anos: Uma História Real de Adoção Tardia.
Em 2015 Maria Angélica começou a desenvolver trabalhos de suporte aos adotantes, criando a página no Facebook “Anjos da Guarda - Serviços de Apoio à Adoção”. Hoje com 63 anos, a ex-aluna da Metodista realiza palestras em diversas cidades e também é convidada para reuniões virtuais em grupos de apoio à causa. Sempre prega o lema de que só a adoção legal é segura e para sempre. No Facebook, dá dicas sobre legislação, relacionamentos pessoais, convivência familiar e aprendizados acumulados.