Métodos ágeis ajudam empresas a encarar as rápidas mudanças, mostra palestrante
Num mundo em que velocidade de decisões significa a diferença entre vencer ou sucumbir, os métodos ágeis de gestão ajudam na sobrevivência empresarial. É essa nova filosofia que se vê aplicada em empresas como Uber, Netflix, Ifood e Airbnb, que se tornaram exemplo de entregas rápidas, produtivas e informativas.
“A recente pane global no Facebook e Whatsapp, que ficaram 12 horas fora do ar no início de outubro, só foi solucionada porque eles já tinham ferramentas em mãos. Não precisaram fazer um planejamento do zero para depois executar”, exemplificou Felipe Campos Salles, consultor de gerenciamento de projetos e professor na pós-graduação em Midias Digitais e Gestão de Projetos Alinhados ao PMI na Metodista, que falou a alunos de Administração-Comércio Exterior na noite de 7 de outubro.
Soluções velozes
Métodos ágeis podem ser definidos como uma forma de organizar o trabalho para evitar perda de tempo. Como pontuou professora Natasha Pouget, mediadora do encontro, “é trocar o pneu do carro em movimento”, para definir a necessidade cada vez maior de as empresas acelerarem mudanças no ambiente em que atuam.
Segundo Felipe Salles, a abordagem ágil pode ser definida como um conjunto de técnicas que buscam construir soluções de maneira veloz, interativa e colaborativa. Há inversão do triângulo do método tradicional. Este prevê um contexto de baixa inovação e de incertezas formando um ambiente previsível. Já no método ágil o cenário é de alto grau de inovação e de incertezas, formando um ambiente dinâmico.
“Pensem na construção de uma casa. No método tradicional o cliente já chega com medidas, tipos de acabamento, número de cômodos e até o orçamento dentro do qual pode trabalhar. No método ágil, o cliente não tem nada definido do que deseja, o que exige uma dinâmica rápida e inovadora entre o planejamento e a entrega”, citou.
Antes aplicados no desenvolvimento de softwares, os métodos ágeis expandiram para áreas como marketing e finanças. “No mercado financeiro melhora o tempo operacional de atualizar números, gerar relatórios, fazer ajustes de pagamentos e provisões”, apontou o especialista, dizendo que essa filosofia pode ser usada até mesmo no planejamento de aniversários ou festa de Natal. O Scrum é o método mais utilizado.
Acompanhe a íntegra da palestra.