Metodista promove encontros do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada da Matemática
A Universidade Metodista de São Paulo promove desde abril passado os encontros do PIC - Programa de Iniciação Científica da OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Participam da atividade cerca de 60 alunos de escolas públicas e privadas da região premiados na XVI OBMEP realizada em 2021.
"O PIC é um programa destinado aos premiados na OBMEP do ano anterior que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de soluções e resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados em instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do contato com problemas interessantes da Matemática", declara Débora de Jesus Bezerra, coordenadora do curso de Matemática da Metodista e da Comissão Organizadora da Olimpíada de Matemática do Grande ABC.
O programa tem duração de sete meses e os alunos de escolas públicas que participam do programa recebem bolsa do CNPq no valor de R$ 100,00 por mês durante 12 meses, totalizando R$ 1.200,00.
A Universidade Metodista de São Paulo é um dos polos presenciais do programa.