Metodista e Federação Paulista de Handebol realizam mais um curso de formação de treinadores
Mais uma parceria entre Federação Paulista de Handebol e Universidade Metodista de São Paulo capacitou e atualizou profissionais da área, desta vez reunindo cerca de 60 participantes. O curso de Formação de Treinadores de Handebol da FPH foi realizado em 30 de novembro de 1º de dezembro últimos na Umesp e abordou temas como novos métodos de ensino e estruturas de planejamento do mini-handebol, preparação física do mini ao adulto, novas tendências ofensivas e defensivas do juvenil ao adulto, além de tendências, princípios e novas filosofias nas categorias de base: estruturando equipes, treinos e temporadas.
O curso ofereceu certificação e reforça a agenda de treinamentos que a Federação Paulista de Handebol já realizou na Metodista, entre os quais os de Arbitragem e de Mini-Handebol em 2018, o Internacional de Mini-Handebol em 2017 e o de Formação de Treinadores em 2016, conforme cita professor Diego Melo de Abreu, da graduação de Educação Física da Umesp e técnico das equipes mini e mirim do Metodista Handebol.
A capacitação deste ano teve apoio do Cadernos Jandaia e da Kempa, marca esportiva internacional de handebol.
Além do professor Diego Melo, que também é vice-presidente da Federação Paulista e coordenador nacional de mini-handebol da Confederação Brasileira de Handebol, as aulas foram conduzidas pelo professor Guilherme Borin (técnico de handebol da Seleção Brasileira Infantil Masculina e das equipes do Herkules/Guarulhos e Hebraica), professor Douglas Popp Marin (da Metodista e preparador físico das equipes de handebol adulta da Metodista de 2009 a 2016) e pelo professor Washington Nunes (coordenador das seleções masculinas de 2017 a 2019 e técnico da Seleção Brasileira de Handebol nos mundiais da França e Alemanha/Dinamarca).
Para crianças
A Metodista tem forte tradição no apoio e desenvolvimento desse esporte. Já manteve times campeões nacionais e pan-americanos nas categorias mirim, juvenil e adulto, além de ter sido base da seleção brasileira por diversos anos.
Dedica-se agora ao mini-handebol para meninos e meninas de 6 a 12 anos com aulas gratuitas, como forma de estimular o exercício físico entre crianças e incentivar seu desenvolvimento global com qualidade e diversão, por meio de atividades esportivas e educacionais diversificadas. Além das aulas, a Metodista oferece também, de forma gratuita, acompanhamento com psicólogo, academia-escola, palestras e curso de primeiros socorros para os pais.
As aulas são realizadas no Ginásio Principal do campus Rudge Ramos, que conta com quadra coberta amortecida, demarcações oficiais, iluminação profissional, placares eletrônicos, arquibancadas, vestiários masculinos e femininos e toda infraestrutura de restaurantes, lojas, bancos, etc.
Para participar do projeto, os responsáveis devem atestar que a criança está em perfeitas condições de saúde para prática de esportes, trazer RG e preencher o cadastro da equipe. Os alunos devem comparecer às aulas com roupa esportiva. Segundo professor Diego Melo, parara 2020 as turmas e ofertas de dias/horários serão ampliados gratuitamente para a comunidade.