Semana Jurídica abre com palestras sobre escuta ativa, família e sucessão
A conexão com clientes, com suas demandas e expectativas, é a base para ancorar na humanização o trabalho dos agentes do Direito. E a escuta é o principal caminho para se chegar nessa relação. “Passamos, sim, pelas leis, mas temos que ter atuação mais humanizada. Escutar o cliente exige paciência, dedicação, conectividade com o outro. É uma parceria que exige confiança e paciência”, afirma Márcia Pio, especialista em Direito de Família e atual ouvidora da Ordem dos Advogados do Brasil-São Bernardo do Campo, que falou na abertura da Semana Jurídica da OAB ocorrida na Universidade Metodista de São Paulo na noite de 26 de agosto.
Márcia Pio abordou o tema da Escuta Ativa e alertou que tecnologias modernas como Inteligência Artificial são apenas ferramentas que facilitam o trabalho profissional, já que não são capazes de ter as sensações necessárias que devem moldar o tempo dedicado ao outro. “Quando escutamos, experimentamos as sensações que vêm dos outros e temos que ter paciência para não julgar”, reforçou.
A noite de abertura teve participação do presidente da OAB-São Bernardo, Luiz Bertanha, e de titulares das 70 comissões de trabalho que atuam na instituição. Coordenadora da Comissão de Ensino Jurídico, professora Alessandra Zambone, do curso de Direito da Umesp, conduziu a cerimônia. Também deu as boas-vindas a diretora de Graduação, prof. Patrícia Innarelli.
Outras duas palestrantes da noite foram Jussara Banzatto e Cassia Pereira, que abordaram Família e a importância do testamento público na ausência de herdeiros necessários e Organização sucessória de bens - a relevância da mediação no mundo jurídico, respectivamente.
Realizado anualmente pela OAB, o evento faz homenagem ao Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto. As palestras são direcionadas a acadêmicos e à comunidade com a finalidade de aprofundar o estudo de temas em destaque no Direito. Este ano a semana ocorre na forma de rodízio em várias escolas de São Bernardo. Confira:
- 26 de agosto, Metodista - A família e a importância do testamento público na ausência de herdeiros necessários e a organização sucessória de bens. A relevância da mediação no mundo jurídico.
- 27 de agosto, UNIP - Inovações no Direito do agronegócio e em estudos jurisprudenciais.
- 28 de agosto, Anhanguera - Relações contratuais e multidisciplinares na era digital e visão sistêmica.
- 29 de agosto, São Judas – Oportunidades no mercado de trabalho nos segmentos tributário, imobiliário, condominial e eleitoral.
- 30 de agosto, Direito São Bernardo – Prospecção de clientes na Internet.
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 30/08/2024