Metodista abre aos alunos indicadores da Avaliação Institucional
O 7º ciclo avaliativo do Programa de Autoavaliação da Metodista, referente aos anos de 2021-2023, foi debatido pela primeira vez com alunos dos cursos presenciais da instituição. O I Fórum de Avaliação Institucional na UMESP, realizado em 12 de setembro último, reuniu cerca de 100 estudantes representantes de todas as graduações ofertadas, além da ex-aluna Isabelle Abreu Rojas Oliveira, recém-formada em Direito pela Universidade Metodista de São Paulo.
O Fórum foi planejado pela Comissão Própria de Avaliação desde o ciclo anterior (2018-2020), quando a CPA percebeu haver demanda por maior aproximação dos alunos, que sugeriram o compartilhamento dos resultados. “Infelizmente em 2020, quando estava prevista a realização do Fórum, iniciou-se a pandemia do Covid-19, retardando nosso evento. Em 2021 a CPA-UMESP iniciou um novo ciclo, o de 2021-2023, e com ele mantivemos a ideia do Fórum”, explica a coordenadora da CPA da Metodista, Talita Bronzin Dominiquini.
A Avaliação Institucional consiste em um questionário anual enviado a alunos e funcionários para que opinem sobre os trabalhos e demandas que querem ver atendidas pela instituição. A partir daí, a CPA elabora relatórios e planejamentos. Participaram também do I Fórum as professoras Valéria Calipo, Carla Mazzitelli e Alessandra Zambone, além das representantes discentes na comissão Tuani Rodrigues (curso de Direito) e Mirian Ramos (Psicologia).
Segundo a coordenadora da CPA, Talita Dominiquini, o objetivo central do Fórum foi aproximar alunos da graduação presencial dos resultados quantitativos da Autoavaliação Institucional Geral, realizada no 2º semestre de 2022. O evento apresentou o funcionamento da Autoavaliação Institucional nas Instituições de Ensino Superior (IES), o que é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), mostrou a composição da CPA-UMESP e o site da Avaliação Institucional (AI), além das melhorias desenvolvidas ao longo dos ciclos avaliativos.
Selo CPA
A CPA realizou ainda dinâmica distribuída entre cinco grupos de alunos para que cada qual dialogasse a respeito de elementos que foram considerados nos resultados da Autoavaliação como "possíveis de melhoria". O diálogo realizado em cada grupo foi registrado em papel pelos próprios alunos e entregue à CPA, que divulgará em breve no site da AI.
Ao final, o evento apresentou o selo da CPA, produzido pela Gerência de Comunicação & Marketing da UMESP e que em breve estará disposto em espaços da Metodista que tiveram interferência dos resultados da Avaliação Institucional com alguma melhoria realizada, ou que foram implantados a partir de solicitação dos alunos durante a Avaliação. O selo traz o mote Conquistamos Juntos.
Conheça os resultados da Autoavaliação Institucional.
Veja algumas das melhorias implantadas.
- Retomada da Avaliação dos colaboradores e gestores
- Realização do Fórum de Avaliação Institucional, tornando os resultados mais próximos dos alunos
- Newsletter CPA - ação direta da CPA com a comunidade interna
- Consolidação da Política do Egresso
- Visibilidade da Assessoria de Relações Internacionais - ARI (agora no Centro de Convivência)
- Instalação de piso tátil
- Implantação de espaço social no hall de entrada dos prédios
- Aumento na quantidade de entrada elétrica no Centro de Convivência
- Aumento na quantidade de entrada elétrica na Biblioteca
- Campanha "Ajuste o som" no espaço interno da Biblioteca
- Novo layout moodle
- Aperfeiçoar o site oficial da Umesp - mudança de layout
- Criação de assinatura eletrônica para alguns documentos como declarações gerais
- Contratação da Pearson Biblioteca Virtual
- Regras para controlar o uso das salas de estudo em grupo, evitando a utilizando por um único aluno
- Troca de computadores utilizados na consulta do acervo na Biblioteca
- Melhoria na divulgação das informações sobre os Editais das Agências de Fomento - Stricto Sensu
- Melhoria na divulgação e clareza sobre os critérios de concessão de bolsas de estudos a partir da criação do Edital de Bolsas com “Perguntas Frequentes”, esclarecendo a maioria das dúvidas apontadas por alunos
- Melhorias realizadas na estrutura do Estúdio da UMESP
- Retomada do Balanço Social
- Implantação da Ouvidoria na UMESP
- Disponibilização do uso de cartão de débito e crédito na reprografia
- Adequação do horário de limpeza dos sanitários (expandido até às 22h)
- Instalação de 14 refletores em LED no último triênio, melhorando significativamente a iluminação do campus Rudge Ramos
Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 26/09/2023