Mestranda e doutorando em Psicologia da Saúde vencem concurso da Secretaria Nacional da Família
Pesquisa sobre a conciliação entre carreira e maternidade desenvolvida por alunos de Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo venceu o Concurso de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia, promovido pela Secretaria Nacional da Família. Em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação, a premiação ocorreu em 28 de junho último em Brasília durante o Seminário Internacional de Políticas Públicas Familiares, no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH).
A aluna de mestrado Michelle Costa Ramos Fonseca escreveu seu artigo com coautoria de Cristiano de Jesus Andrade, doutorando também da Metodista e que desenvolve a mesma linha de pesquisa sobre vivências de mulheres profissionais e mães, mas abordando o teletrabalho. “Nossos trabalhos se complementam. Na minha dissertação estudo a maternidade na perspectiva de mulheres cientistas, onde se busca (re)pensar como se dá a conciliação entre ser mãe e o ser pesquisadora”, afirma ela.
Desafio da mulher-mãe
Já Cristiano identificou que a intensificação do teletrabalho no cenário de isolamento social da Covid-19 desafia sobretudo as mulheres-mães. Além de cumprirem com atribuições trabalhistas, também precisam dar conta de tarefas domésticas e cuidados com os filhos, “o que demanda muito mais em energia psíquica, regulação emocional e criatividade”.
Cristiano está no último semestre do doutorado em Psicologia da Saúde e Michelle, no 3º semestre do mestrado. A pesquisa foi orientada pela professora Miria Benincasa. “Escrevemos o artigo pensando em fomentar o debate sobre essa temática tão relevante, podendo assim suscitar ideias para que se desenvolvam novas políticas públicas de proteção às mulheres no exercício das funções maternas e trabalhistas”, justifica.
O evento no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos buscou refletir sobre o fortalecimento das relações parentais e o desenvolvimento econômico e social de uma nação. Foram debatidas políticas transversais direcionadas ao fortalecimento dessas relações. Além da Metodista, foram contempladas duas alunas da Unicamp.
Leia mais sobre a solenidade.